| dc.contributor.advisor | Lima, Manoel Ricardo de | |
| dc.contributor.author | Fainguelernt, Mauro | |
| dc.date.accessioned | 2020-07-07T20:38:43Z | |
| dc.date.available | 2020-07-07T20:38:43Z | |
| dc.date.issued | 2020-02-18 | |
| dc.identifier.citation | FAINGUELERNT, Mauro. Frans Krajcberg, uma caderneta de campo: algumas imagens da arte entre o exílio e a memória. 2020. 289 f. Tese (Doutorado em Memória Social)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/13113 | |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Frans Krajcberg, uma caderneta de campo: algumas imagens da arte entre o exílio e a memória | pt_BR |
| dc.title.alternative | Frans Krajcberg, a field notebook: images of art between the exile and memory | pt_BR |
| dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Lima, Manoel Ricardo de | |
| dc.contributor.referee | Studart, Julia Vasconcelos | |
| dc.contributor.referee | Machado, Leonardo Ramos Munk | |
| dc.contributor.referee | Barbosa, Davi Pessoa Carneiro | |
| dc.contributor.referee | Silva, Mauro Trindade Nogueira da | |
| dc.degree.department | CCHS | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | MULTIDISCIPLINAR | pt_BR |
| dc.subject.en | Art | pt_BR |
| dc.subject.en | Memory | pt_BR |
| dc.subject.en | Exile | pt_BR |
| dc.subject.en | Witness | pt_BR |
| dc.subject.en | Sculpture | pt_BR |
| dc.subject.en | Destruction | pt_BR |
| dc.description.abstracten | The principal objective of this research is to investigate the work by the plastic artist, Frans Krajcberg, as well as his creative process, problematizing art as images that permeate the space between exile and memory. The spatio-temporal cut of Krajcberg's work is embodied in his life trajectory and in his artistic history, built from different techniques and processes. The artist used creative processes that had developed from his exile in Brazil through his experience and dialogue with nature. His displacements and his travels in the country corroborated the transformations of his work and production. His sculptural and photographic work were created and produced directly with nature, as well as the remains and remnants of destruction of forests collected in various ecosystems with which he had maintained contact. In this sense, the works by Krajcberg dialogue with layers of memory interwoven with dimensions of testimony and exile, constituted by his experience in World War II and his life in exile here in Brazil. The artist resuscitated his hope and vitality in this country through intense contact with nature and isolation. As of 1975, the artist's work is directed towards an ethical positioning, in which his testimonial character is directly related to his condition as an exile and to his view as a foreigner. Much of his production is linked to vestiges and leftovers, which resignify the very conditions of exile, memory and nature. It is intended, in this research to maintain an transdisciplinary approach to problematize the analysis of some of his art images as expressive forms of exile and memory, presented by the artist in various types of support. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | A presente pesquisa tem como objetivo principal investigar a obra do artista plástico Frans Krajcberg, assim como seu processo criativo, problematizando a arte enquanto imagens que permeiam o espaço entre o exílio e a memória. O recorte espaço-temporal da obra de Krajcberg está inserido na trajetória de sua vida e no seu percurso artístico, construído a partir de diferentes técnicas e processos. O artista utiliza processos criativos que se desenvolvem a partir de seu exílio no Brasil através de sua experiência e de seu diálogo com a natureza. Seus deslocamentos e suas viagens no país corroboraram para as transformações de sua obra e produção. Seu trabalho escultórico e fotográfico será criado e produzido em relação direta com a natureza, assim como com os vestígios e restos da destruição de florestas, coletados em diversos ecossistemas com os quais manteve contato. Nesse sentido, a obra de Krajcberg dialoga com camadas de memória imbricadas às dimensões de sobrevivência, testemunho e de exílio, constituídas por sua experiência na Segunda Guerra Mundial e de seu exílio e percurso no Brasil. Frans Krajcberg reconquista a esperança e a vitalidade em terras brasileiras através de um forte contato com a natureza e o isolamento. A partir de 1975, a obra do artista se direciona para um posicionamento ético, em que seu caráter testemunhal relaciona-se diretamente com a condição de exílio e com o olhar estrangeiro. Grande parte de sua produção ligase aos vestígios e restos que ressignificam a própria condição do exílio, da memória e da natureza. Pretende-se, nesta pesquisa, manter um enfoque transdisciplinar a fim de problematizar a análise de algumas imagens da arte enquanto formas de exílio e de memória, apresentadas pelo artista em diversos suportes. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Arte | pt_BR |
| dc.subject.pt | Memória | pt_BR |
| dc.subject.pt | Exílio | pt_BR |
| dc.subject.pt | Testemunha | pt_BR |
| dc.subject.pt | Escultura | pt_BR |
| dc.subject.pt | Destruição | pt_BR |