| dc.contributor.advisor | Lima, Manoel Ricardo de | |
| dc.contributor.author | D’Ávila, Caroline Maria Gurgel | |
| dc.date.accessioned | 2021-07-15T18:20:59Z | |
| dc.date.available | 2021-07-15T18:20:59Z | |
| dc.date.issued | 2021-05-31 | |
| dc.identifier.citation | D'ÁVILA, Caroline Maria Gurgel. Outros começos entre memória e história: uma leitura dos Livros de Horas de Maria Gabriela Llansol. 2021. 330 f. Tese (Doutorado em Memória Social)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/13224 | |
| dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Outros começos entre memória e história: uma leitura dos Livros de Horas de Maria Gabriela Llansol | pt_BR |
| dc.title.alternative | Other beginnings between memory and history: a reading of the Books of Hours of Maria Gabriela Llansol | pt_BR |
| dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Lima, Manoel Ricardo de | |
| dc.contributor.referee | Rezende, Carolina Anglada de | |
| dc.contributor.referee | Neves, Golgona Luminita Anghel das | |
| dc.contributor.referee | Lopes, Júlia de Carvalho Melo | |
| dc.contributor.referee | Studart, Júlia Vasconcelos | |
| dc.degree.department | CCHS | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | MULTIDISCIPLINAR | pt_BR |
| dc.subject.en | Beginning | pt_BR |
| dc.subject.en | Fringe | pt_BR |
| dc.subject.en | History | pt_BR |
| dc.subject.en | Memory | pt_BR |
| dc.subject.en | Intertextualities | pt_BR |
| dc.subject.en | Book of Hours | pt_BR |
| dc.description.abstracten | This thesis proposes to investigate the Portuguese writer Maria Gabriela Llansol’s text and the writing procedures from which it comes, seeking to highlight the place and the task that her Books of Hours engender in the critical reading of her all work, it is possible to think of this work as complete body or totality. Therefore, the engine of this work becomes to undo the idea that a writer's diary notes, as well as his thoughts, files or objects, somehow explain or closed her literature. On the contrary, by stating that the text is an exercise in continuous writing and uninterrupted reflection, this matter that orbits around books is a place of infinite births or multiple beginnings for books, literature and literature. To show that writing can be a place, not on the fringe, but made up of fringes. This text, at first, tries to be attentive to what Llansol writes about her writing, betting that such descriptions can teach a lot about her plot, procedures and ways of knowing. In a second moment, after drawing some borders, explode the line of this authorship, causing Llansol's Books of Hours to extend in intertextual relations with other Books of Hours that punctuate the history of the book, literature and culture, mainly, the Medieval Books of Hours and the Rainer Maria Rilke’s Book of Hours. Thus, a strange plot traced by the idea of light appears as an attempt to demonstrate that, together, the three books open paths to a kind of historical revisionism of Christianity, especially when, based on them, we think of an idea of inheritance, looking for other beginnings less related in it. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Esta tese se propõe a investigar o texto da escritora portuguesa Maria Gabriela Llansol e os procedimentos de escrita da qual ele provém, procurando evidenciar o lugar e a tarefa que seus Livros de Horas engendram na leitura crítica do conjunto de sua obra, se é que é possível pensar essa obra como conjunto, corpo completo ou totalidade. Dito isso, o motor desse trabalho passa a ser desfazer a ideia de que as anotações diarísticos de um escritor, assim como seus pensamentos, arquivos ou objetos, de algum modo, explicam ou encerram sua literatura. Ao contrário, ao afirmar que o texto é um exercício de escrita contínua e de reflexão ininterrupta, essa matéria que orbita em tornos dos livros passa a ser um lugar de nascimentos infinitos ou de múltiplos começos para o livro, o literário e a literatura. Dar a ver que a escrita pode ser um lugar, não à margem, mas feito de margens. Num primeiro momento, este texto procura estar atento ao que Llansol escreve sobre o seu escrever, apostando que tais descrições podem ensinar muito sobre sua trama, seus procedimentos e seus modos de conhecer. Num segundo momento, depois de traçar algumas margens, o desejo é explodir a linha dessa autoria, fazendo com que os Livros de Horas de Maria Gabriela Llansol se estendam em relações intertextuais com outros Livros de Horas que pontuam a história do livro, da literatura e da cultura, principalmente, os Livros de Horas medievais e O Livro de Horas do poeta Rainer Maria Rilke. Assim, uma estranha trama traçada pela ideia de luz aparece como tentativa de demonstrar que, juntos, os três livros abrem caminhos a uma espécie de revisionismo histórico do cristianismo, principalmente quando, a partir deles, pensamos uma ideia de herança, procurando nela outros começos menos aparentados. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Começo | pt_BR |
| dc.subject.pt | Margem | pt_BR |
| dc.subject.pt | História | pt_BR |
| dc.subject.pt | Memória | pt_BR |
| dc.subject.pt | Intertextualidade | pt_BR |
| dc.subject.pt | Livro de Horas | pt_BR |