| dc.contributor.advisor | Simões, Bruno Francisco Teixeira | |
| dc.contributor.author | Souza, Vanessa Nunes de | |
| dc.date.accessioned | 2022-02-10T01:47:35Z | |
| dc.date.available | 2022-02-10T01:47:35Z | |
| dc.date.issued | 2021-10-29 | |
| dc.identifier.citation | SOUZA, Vanessa Nunes de. Letramento financeiro dos professores do ensino fundamental da rede municipal da cidade de Niterói e proposta de atividades de ensino. 2021. 147f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Matemática ) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/13341 | |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Letramento financeiro dos professores do ensino fundamental da rede municipal de niterói e proposta de atividades de ensino | pt_BR |
| dc.title.alternative | Financial literacy of elementary school teachers in the municipal network of the city of Niterói and proposals for teaching activities | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co | Coutinho, Helisson Ricardo Rufo | |
| dc.contributor.referee | Simões, Bruno Francisco Teixeira | |
| dc.contributor.referee | Coutinho, Helisson Ricardo Rufo | |
| dc.contributor.referee | Martarelli, Luzia da Costa Tonon | |
| dc.contributor.referee | Figueiredo, Auriluci de Carvalho | |
| dc.contributor.referee | Goulart, Amari | |
| dc.degree.department | CCET | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Profissional | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | MATEMÁTICA | pt_BR |
| dc.subject.en | Financial literacy | pt_BR |
| dc.subject.en | Financial education | pt_BR |
| dc.subject.en | Teacher training | pt_BR |
| dc.description.abstracten | With the high indebtedness rates of the Brazilian population, the recent inclusion of the Financial Education theme in the Common National Curriculum Base, in addition to the low performance of Brazilian students in the International Student Assessment Program, highlight the need to address this issue in schools. Thus, it is also important that teachers are able to approach Financial Education in a way that goes beyond teaching the calculation of percentages, simple and compound interests and fórmulas. Thus, this work seeks to analyze the Financial Literacy of Mathematics teachers who work from the sixth to the ninth year of Elementary School in the city of Niterói. For this, a questionnaire prepared in accordance with the proposals guidelines by the Organization for Economic Cooperation and Development was used. To obtain data, an online survey was conducted due to measures of social distancing with a SARS-Cov-2 pandemic. The dimensions Attitude, Behavior and Financial Knowledge were evaluated in order to propose activities to be used in classrooms to help with the Financial Literacy of teachers and, consequently, of students. The analysis and discussion of the results pointed to the need to address issues related mainly to financial behavior in the activities, including planning, budgeting and financial organization. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | As altas taxas de endividamento da população brasileira, a recente inclusão do tema Educação Financeira na Base Nacional Comum Curricular, além do baixo desempenho dos estudantes brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes evidenciam a necessidade de educar financeiramente a população o mais cedo possível. Desta forma é importante também que os professores estejam aptos a abordar Educação Financeira de maneira que vá além de ensinar o cálculo de porcentagens, juros e fórmulas. Assim, este trabalho busca analisar o Letramento Financeiro dos professores de matemática que atuam do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental na cidade do Rio de Janeiro/Niterói. Para isso, foi utilizado um questionário elaborado de acordo com as diretrizes propostas pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Para obtenção dos dados foi realizada uma pesquisa online devido às medidas de afastamento social resultante da pandemia do SARS-Cov-2. Foram avaliadas as dimensões Atitude, Comportamento e Conhecimento Financeiro com o objetivo de propor atividades para serem utilizadas nas salas de aula visando auxiliar no Letramento Financeiro dos docentes e consequentemente dos alunos. A análise e discussão dos resultados apontaram para a necessidade de abordar nas atividades os assuntos relacionados principalmente ao comportamento financeiro, incluindo planejamento, orçamento e organização financeira. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Educação financeira | pt_BR |
| dc.subject.pt | Letramento financeiro | pt_BR |
| dc.subject.pt | Formação de professores | pt_BR |