| dc.contributor.advisor | Simões, Bruno Francisco Teixeira | |
| dc.contributor.author | Pinto, Márcia Cristina Costa | |
| dc.date.accessioned | 2022-04-18T16:20:43Z | |
| dc.date.available | 2022-04-18T16:20:43Z | |
| dc.date.issued | 2021-10-29 | |
| dc.identifier.citation | PINTO, Márcia Cristina Costa. Letramento financeiro dos professores do ensino fundamental da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro e proposta de atividades de ensino. 2021. 138f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/13355 | |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Letramento Financeiro dos professores do ensino fundamental da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro e proposta de atividades de ensino | pt_BR |
| dc.title.alternative | . Financial literacy of elementary school teachers in the municipal network of the city of Rio de Janeiro and proposals for teaching activities | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co | Coutinho, Helisson Ricardo Rufo | |
| dc.contributor.referee | Simões, Bruno Francisco Teixeira | |
| dc.contributor.referee | Coutinho, Helisson Ricardo Rufo | |
| dc.contributor.referee | Martarelli, Luzia da Costa Tonon | |
| dc.contributor.referee | Figueiredo, Auriluci de Carvalho | |
| dc.contributor.referee | Goulart, Amari | |
| dc.degree.department | CCET | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Profissional | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | MATEMÁTICA | pt_BR |
| dc.subject.en | Financial education | pt_BR |
| dc.subject.en | Financial literacy | pt_BR |
| dc.subject.en | Teachers training | pt_BR |
| dc.description.abstracten | The high indebtedness rates of the Brazilian population, the recent inclusion of the topic Financial Education in the Common National Curriculum Base, in addition to the low performance of Brazilian students in the Programme International Student Assessment highlight the need to financially educate the population as early as possible. Thus, it is also important that teachers are able to approach Financial Education in a way that goes beyond teaching the calculation of percentages, interests and formulas. In this way, this paper seeks to analyze the Financial Literacy of Mathematics teachers who work in the sixth to ninth grades of Elementary School in the city of Rio de Janeiro. For this purpose, was used a questionnaire prepared in accordance with the guidelines proposed by the Organization for Economic Cooperation and Development. Due to the social withdrawal measures resulting from the SARS-Cov-2 pandemic, an online survey was conducted to obtain the data. The dimensions Attitude, Behavior and Financial Knowledge were evaluated with the objective of proposing activities to be used in the classrooms aiming to assist in the Financial Literacy of teachers and consequently of students. The results analysis and discussion pointed to the need to address in the activities activities subjects related mainly to financial behavior, including planning, budgeting, and financial organization. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | As altas taxas de endividamento da população brasileira, a recente inclusão do tema Educação Financeira na Base Nacional Comum Curricular, além do baixo desempenho dos estudantes brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes evidenciam a necessidade de tratar deste assunto nas escolas. Desta forma é importante também que os professores estejam aptos a abordar Educação Financeira de maneira que vá além de ensinar o cálculo de porcentagens, juros e fórmulas. Assim, este trabalho busca analisar o Letramento Financeiro dos professores de matemática que atuam do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental na cidade do Rio de Janeiro. Para isso, será utilizado um questionário elaborado de acordo com as diretrizes propostas pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Para obtenção dos dados foi realizada pesquisa online devido às medidas de afastamento social com a pandemia do SARS-Cov-2. Serão avaliadas as dimensões Atitude, Comportamento e Conhecimento Financeiro com o objetivo de propor atividades para serem utilizadas nas salas de aula visando auxiliar no Letramento Financeiro dos docentes e consequentemente dos alunos. A análise e discussão dos resultados apontaram para a necessidade de abordar nas atividades os assuntos relacionados principalmente ao comportamento financeiro, incluindo planejamento, orçamento e organização financeira. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Educação financeira | pt_BR |
| dc.subject.pt | Letramento financeiro | pt_BR |
| dc.subject.pt | Formação de professores | pt_BR |