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Universidades federais brasileiras e a divulgação nas redes sociais: um estudo sobre as estratégias de divulgação científica através das redes sociais

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dc.contributor.advisor Orrico, Evelyn Goyannes Dill
dc.contributor.author Oliveira, Ana Luiza Carneiro de
dc.date.accessioned 2022-05-24T14:35:57Z
dc.date.available 2022-05-24T14:35:57Z
dc.date.issued 2021-07-19
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Ana Luiza Carneiro de. Universidades federais brasileiras e a divulgação nas redes sociais: um estudo sobre as estratégias de divulgação científica através das redes sociais. 2021. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13385
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Universidades federais brasileiras e a divulgação nas redes sociais: um estudo sobre as estratégias de divulgação científica através das redes sociais pt_BR
dc.title.alternative Brazilian federal universities and dissemination on the networks social: a study on scientific dissemination strategies through social networks pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Orrico, Evelyn Goyannes Dill
dc.contributor.referee Alencar, Maria Simone de Menezes
dc.contributor.referee Pinheiro, Lena Vânia Ribeiro
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO pt_BR
dc.subject.cnpq BIBLIOTECONOMIA pt_BR
dc.subject.en Scientific dissemination pt_BR
dc.subject.en Social networks pt_BR
dc.subject.en Federal universities pt_BR
dc.description.abstracten It seeks to understand why citizens are not aware of what is researched in federal universities in the country. This study limits the dissemination of science through the social networks of Brazilian federal universities. It aims to define the main social networks used by federal universities and to measure the dissemination actions of selected universities through an evaluation model. First, through careful observation of the websites of Brazilian federal universities, it counts and points out the main social networks provided by federal universities. To analyze the dissemination actions, it uses the research methodology based on the content analysis established by Bardin (2011). It proposes the elaboration of categories based on the writings of O’Brien (2004) on the production of messages and Vieira (2004) regarding scientific dissemination. Structures a model for evaluating social networks based on these categories. Apply the model or product of the research in the analysis of the Facebook and Twitter networks of five federal universities, one from each region of Brazil. As a result, they obtain the profile of the publications in these networks and produce inferences and reflections regarding the potential of the social networks studied as a communication channel and evaluate their current use. Finally, it concludes that it is necessary to invest more in spreading a greater amount of content aimed at the dissemination of science through social networks and that the current use of networks for this purpose is little explored, which contributes to the misinformation of the followers of these channels. communication regarding the scientific productions of universities followed on the networks. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Busca compreender o porquê do desconhecimento dos cidadãos a respeito do que é pesquisado nas universidades federais do país. Delimita este estudo à divulgação da ciência pelas redes sociais das universidades federais brasileiras. Objetiva definir as principais redes sociais utilizadas pelas universidades federais e aferir as ações de divulgação das universidades selecionadas por intermédio de um modelo de avaliação. Primeiramente pela observação criteriosa dos web sites das universidades federais brasileiras, contabiliza e aponta as principais redes sociais disponibilizadas pelas universidades federais. Para analisar as ações de divulgação propriamente utiliza a metodologia de pesquisa baseada na análise de conteúdo estabelecida por Bardin (2011). Propõe a elaboração de categorias a partir dos escritos de O’Brien (2004) sobre a produção de mensagens e de Vieira (2004) a respeito da divulgação científica. Estrutura um modelo de avaliação das redes sociais a partir dessas categorias. Aplica o modelo ou produto da pesquisa na análise das redes Facebook e Twitter de cinco universidades federais, uma de cada região do Brasil. Obtém como resultado o perfil das publicações nessas redes e produz inferências e reflexões a respeito da potencialidade das redes sociais estudadas como canal de comunicação e avalia o seu uso atual. Por fim, conclui ser necessário um maior investimento em propagar uma quantidade maior de conteúdos voltados para a divulgação da ciência pelas redes sociais e que o uso atual das redes para esse fim é pouco explorado, o que contribui para a desinformação dos seguidores desses canais de comunicação no tange às produções científicas das universidades seguidas nas redes. pt_BR
dc.subject.pt Divulgação científica pt_BR
dc.subject.pt Redes sociais pt_BR
dc.subject.pt Universidades federais pt_BR


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