| dc.contributor.advisor | Chuva, Márcia Regina Romeiro | |
| dc.contributor.author | Ferreira, Elizabeth Lara Cantoni | |
| dc.date.accessioned | 2022-06-02T13:56:06Z | |
| dc.date.available | 2022-06-02T13:56:06Z | |
| dc.date.issued | 2022-05-20 | |
| dc.identifier.citation | FERREIRA, Elizabeth Lara Cantoni. Bordados e coleções: um estudo sobre práticas de preservação do bordado e sua relação com o feminino. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado em História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/13408 | |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Bordados e coleções: um estudo sobre práticas de preservação do bordado e sua relação com o feminino | pt_BR |
| dc.title.alternative | Embroidery and Collections: a study on practices for the preservation of embroidery and its relationship with the feminine | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Chuva, Márcia Regina Romeiro | |
| dc.contributor.referee | Gomes, Lilian Alves | |
| dc.contributor.referee | Oliveira, Luana da Silva | |
| dc.degree.department | CCHS | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | HISTÓRIA | pt_BR |
| dc.subject.en | Embroidery | pt_BR |
| dc.subject.en | Female | pt_BR |
| dc.subject.en | Memory | pt_BR |
| dc.subject.en | Heritage | pt_BR |
| dc.description.abstracten | The act of embroidering and the products ornamented with embroidery are present in Brazilian society since the colonial period until today. The result of this handmade technique that uses a textile language may present some message, ornament and/or decorate. Within this embroidery universe, this research aimed to analyze groups and individuals who propose to keep and preserve objects related to embroidery, and who have created collections where the main focus is this practice and its preservation. For this, a study was made about the "Museu do Bordado" and, mainly, about the "Memorial do Bordado Maria Arte e Ofício", institutions located in Belo Horizonte, MG, which were taken as examples of spaces dedicated to the preservation of embroidery. During the research development process, the relationship of embroidery with the feminine was analyzed. In this context, it was possible to establish a panorama about the values and actions present in these places, and what these embroidery collections represent to the people directly involved in the "Museu do Bordado" and in the "Memorial do Bordado". As a result, it was observed that for these women, embroidery is more than a craft technique, it is part of their memory and heritage. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | O ato de bordar e os produtos ornamentados com bordados estão presentes na sociedade brasileira desde o período colonial até os dias atuais. O resultado dessa técnica artesanal que utiliza uma linguagem têxtil pode apresentar alguma mensagem, ornamentar e/ou decorar. Dentro desse universo bordado, esta pesquisa teve como objetivo analisar grupos e indivíduos que se propõem a guardar e preservar objetos que se relacionam ao bordado, e que criaram coleções onde o foco principal é esta prática e sua preservação. Para isso, foi feito um estudo sobre o Museu do Bordado e, principalmente, sobre o Memorial do Bordado Maria Arte e Ofício, instituições localizadas em Belo Horizonte, MG, que foram tomadas como exemplo de espaços dedicados à preservação do bordado. No processo de desenvolvimento da pesquisa, foi analisada a relação do bordado com o feminino. Nesse contexto, foi possível estabelecer um panorama sobre os valores e ações presentes nesses locais, e o que essas coleções sobre bordados representam para as pessoas diretamente envolvidas no Museu do Bordado e no Memorial do Bordado. Como resultado, foi observado que para essas mulheres, o bordado é mais do que uma técnica artesanal, ele é parte de sua memória e patrimônio. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Bordado | pt_BR |
| dc.subject.pt | Feminino | pt_BR |
| dc.subject.pt | Memória | pt_BR |
| dc.subject.pt | Patrimônio | pt_BR |