dc.contributor.advisor |
Silva, Renata Flavia Abreu da |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Larysa Soares de |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-03T12:45:24Z |
|
dc.date.available |
2022-08-03T12:45:24Z |
|
dc.date.issued |
2021-05-29 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Larysa Soares de. Competências em comunicação em saúde autorreferidas por estudantes de enfermagem: implicações para a segurança do paciente. 2021. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Rio de Janeiro, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13462 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
restrictedAccess |
pt_BR |
dc.title |
Competências em comunicação em saúde autorreferidas por estudantes de enfermagem: implicações para a segurança do paciente |
pt_BR |
dc.type |
bachelorThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Reis, Jéssica Bernardes Almeida Borges da Silva dos |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Renata Flavia Abreu da |
|
dc.contributor.referee |
Reis, Jéssica Bernardes Almeida Borges da Silva dos |
|
dc.contributor.referee |
Corrêa, Vanessa de Almeida Ferreira |
|
dc.contributor.referee |
Nunciaroni, Andressa Teoli |
|
dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
ENFERMAGEM |
pt_BR |
dc.subject.en |
Health communication |
pt_BR |
dc.subject.en |
Patient safety |
pt_BR |
dc.subject.en |
Students |
pt_BR |
dc.subject.en |
Barrier communication |
pt_BR |
dc.subject.en |
Nursing |
pt_BR |
dc.subject.es |
Barreras de comunicación |
pt_BR |
dc.subject.es |
Comunicación |
pt_BR |
dc.subject.es |
Comunicación en salud |
pt_BR |
dc.subject.es |
Seguridad del paciente |
pt_BR |
dc.subject.es |
Estudiantes de enfermería |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Objetivo: Analisar comparativamente as competências relacionadas à comunicação efetiva adquiridas em sala de aula e nas situações práticas durante a formação em saúde. Métodos: Estudo descritivo, transversal, tipo survey, realizado com 69 discentes de graduação e pós graduação de enfermagem de uma universidade federal no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Resultados: Observa-se que os discentes de graduação e pós-graduação apresentam maiores médias em relação ao ambiente em sala de aula e menos confiança em situações práticas. Conclusões: A pesquisa realizada comprova a necessidade do desenvolvimento da temática da segurança do paciente e comunicação efetiva na formação acadêmica dos discentes contribuindo assim na assistência de qualidade e cuidado integral ao paciente, tendo em vista diferentes tipos de formações apresentadas pelos discentes da pesquisa. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Barreiras de comunicação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Comunicação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Comunicação em saúde |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Segurança do paciente |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Estudantes de enfermagem |
pt_BR |
dc.degree.course |
Bacharelado em Enfermagem |
pt_BR |
dc.degree.college |
Escola de Enfermagem Alfredo Pinto |
pt_BR |