DSpace Repository

NO RASTRO DE OUTROS PASSOS: estudo e experimentação das relações entre arte e vestígio

Show simple item record

dc.contributor.advisor Carvalho, Angelo Materno
dc.contributor.author AMORIM, Daidrê Thomas de
dc.date.accessioned 2022-11-25T21:47:53Z
dc.date.available 2022-11-25T21:47:53Z
dc.date.issued 2022-08-16
dc.identifier.citation AMORIM, Daidrê Thomas de. NO RASTRO DE OUTROS PASSOS: estudo e experimentação das relações entre arte e vestígio. 2022. 109 p. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13529
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title NO RASTRO DE OUTROS PASSOS: estudo e experimentação das relações entre arte e vestígio pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Carvalho, Angelo Materno
dc.contributor.referee Elias, Larissa Feres
dc.contributor.referee Werneck, Maria Helena
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Vestiges pt_BR
dc.subject.en photography pt_BR
dc.subject.en montage pt_BR
dc.subject.en Rosângela Rennó pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation investigates the relationships between art and vestiges from three perspectives of approach: the study of some theoretical-critical reflections, from different authors, on the subject, the analysis of some photographic installations by the visual intermedia artist Rosângela Rennó and an artistic experimentation exercise. In order to discuss the relationships between artistic operations and residual elements, examples of non-photographic works that operate with fragments, destructions, disappearances are also described and considered here. The experimentation that integrates this dissertation is a sound-visual montage, a video entitled Vinte e sete, created from materials – photographs, notes, objects – of my personal collection, relating to the figure of my father, who died before my birth. The process of making this vídeo is reported and commented on in the dissertation. This video is an attempt to cope with traces, with vestigial and dispersed materials, and to understand how they can engender a work of artistic creation. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação investiga as relações entre arte e vestígios a partir de três perspectivas de abordagem: o estudo de algumas reflexões teórico-críticas, de autores diversos, sobre o tema, a análise de algumas instalações fotográficas da artista visual intermídia Rosângela Rennó e, ainda, um exercício de experimentação artística. Para discutir as relações entre operações artísticas e elementos residuais são também aqui descritos e pensados exemplos de trabalhos não-fotográficos que operam com fragmentos, destruições, desaparecimentos. A experimentação que integra esta dissertação é uma montagem sonoro-visual, um vídeo intitulado Vinte e sete, construído a partir de materiais – fotografias, bilhetes, objetos – de meu acervo pessoal, relativos à figura de meu pai, falecido antes do meu nascimento. O processo de elaboração deste vídeo é relatado e comentado na dissertação. Este vídeo é uma tentativa de lidar com rastros, com materiais vestigiais e dispersos, e de compreender de que modo eles podem engendrar um trabalho de criação artística. pt_BR
dc.subject.pt Vestígios pt_BR
dc.subject.pt fotografia pt_BR
dc.subject.pt montagem pt_BR
dc.subject.pt Rosângela Rennó pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|