| dc.contributor.advisor | Carvalho, Ana Maria de Bulhões | |
| dc.contributor.author | CHAGAS, Pedro Florim | |
| dc.date.accessioned | 2022-11-25T21:48:18Z | |
| dc.date.available | 2022-11-25T21:48:18Z | |
| dc.date.issued | 2022-07-14 | |
| dc.identifier.citation | CHAGAS, Pedro Florim. Entre ovo e forma oval: a cena como desacontecimento. 2022. 238 f. Tese (Doutorado cotutelado em Artes Cênicas) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro; Institut für Romanistik, Universidade de Leipzig, Leipzig, 2022 | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/13532 | |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR | 
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR | 
| dc.rights | embargoedAccess | pt_BR | 
| dc.title | Entre ovo e forma oval: a cena como desacontecimento | pt_BR | 
| dc.type | doctoralThesis | pt_BR | 
| dc.contributor.referee | Carvalho, Ana Maria de Bulhões | |
| dc.contributor.referee | Oliveira, Vanessa Teixeira de | |
| dc.contributor.referee | Freitas, Danrlei de | |
| dc.degree.department | CLA | pt_BR | 
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR | 
| dc.degree.local | Rio de Janeiro | pt_BR | 
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR | 
| dc.subject.cnpq | Linguística, letras e artes | pt_BR | 
| dc.subject.en | Event | pt_BR | 
| dc.subject.en | Unevent | pt_BR | 
| dc.subject.en | Performative Theater | pt_BR | 
| dc.subject.en | Contemporary Theater | pt_BR | 
| dc.description.abstracten | The concept of event emerges in the performing arts field after the Second World War, at the moment in which the modern, normative concept of theater – the “drama” configuration, if we want – is radically criticized. The first Happenings of the 1950`s and their development in the performing arts – for example, in Tadeusz Kantor`s “HappeningTheater” – contested the idea of artwork as a finished, previously given form, as well as the modernist, essentialist division of the art fields. Art becomes “conceptual art”, art that operates on the readymade perception of things. But a significant part of the contemporary theatrical theory, which employs the concept of event and defends the nolongerdramatic performing artists against conservative critiques, mobilizes itself, however, a conservative, contradictory conception of event to understand of the new theater. In this thesis, I make a theoreticalanalytical critique of this conservative approach through the counterconcept of unevent (desacontecimento) and the analysis of four contemporary works: Bloody Mess and Speak Bitterness, by Forced Entertainment; Circus of kidneys and livers, by the Dry Opera Company from Gerald Thomas, and Travel to New York, by Teatro Número Três. | pt_BR | 
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR | 
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR | 
| dc.description.abstractpt | O conceito de acontecimento emerge nas artes cênicas após a Segunda Guerra Mundial, no momento em que o conceito moderno, normativo de teatro – a configuração “drama“, se quisermos – é radicalmente criticado. Os primeiros Happenings dos anos 1950 e o seu desenvolvimento nas artes cênicas – por exemplo, no “TeatroHappening“ de Tadeusz Kantor – contestam a ideia de obra de arte como forma acabada, previamente dada, assim como a divisão essencialista, modernista das artes. A arte se torna “arte conceitual“, arte que opera na percepção readymade das coisas. Mas uma parte significativa da teoria teatral contemporânea, que emprega o conceito de acontecimento e que defende os artistas cênicos nãomaisdramáticos contra críticas conservadoras, mobiliza, porém, ela mesma uma concepção conservadora e contraditória de acontecimento para entender o novo teatro. Nesta tese, faço numa crítica teóricoanalítica dessa abordagem conservadora através do contraconceito de desacontecimento e da análise de quatro trabalhos contemporâneos: Bloody mess e Speak bitterness, do grupo Forced Entertainment; Um circo de rins e fígados, da cia. Ópera Seca de Gerald Thomas; e Viagem a Nova York, da cia. Teatro Número Três. | pt_BR | 
| dc.subject.pt | Acontecimento | pt_BR | 
| dc.subject.pt | Desacontecimento | pt_BR | 
| dc.subject.pt | Teatro Performativo | pt_BR | 
| dc.subject.pt | Teatro Contemporâneo | pt_BR |