DSpace Repository

O bairro da Penha: um diálogo entre História Local e Ensino Básico

Show simple item record

dc.contributor.advisor Silva, Jane Santos da
dc.contributor.author Melo, Hendy Helena Maciqueira de
dc.date.accessioned 2023-02-14T17:36:26Z
dc.date.available 2023-02-14T17:36:26Z
dc.date.issued 2022-09-14
dc.identifier.citation MELO, Hendy Helena Maciqueira de. O bairro da Penha: um diálogo entre História Local e Ensino Básico. 2022. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13593
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O bairro da Penha: um diálogo entre História Local e Ensino Básico pt_BR
dc.title.alternative Penha neighborhood: a dialogue between Local History and Basic Education pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Silva, Jane Santos da
dc.contributor.referee Almeida, Anita Correia de Lima
dc.contributor.referee Thiago, Cristiane Muniz
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Ensino de História pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq HISTÓRIA pt_BR
dc.subject.en Teaching History pt_BR
dc.subject.en Memory pt_BR
dc.subject.en Identity pt_BR
dc.subject.en Patrimony pt_BR
dc.subject.en Museums pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation, produced as part of the requirements of the Professional Master's Degree in Teaching History, contemplates Local History as a pedagogical possibility through the production of a virtual museum in the neighborhood of Penha, located in the North Zone of Rio de Janeiro. It focuses on the material and immaterial patrimonies of a peripheral region of the city and aims to do a counterpoint to Eurocentrism from the construction of a narrative that contemplates part of a place in the suburbs of Rio, the favelas around it, and that values the knowledge and experiences of the social groups to which the students belong, based on stories in which their ancestry, their resistance and effort for survival and their conquests that span generations appear. Thus, it is a proposal that adapts to decolonial perspectives, as different actors and voices can be incorporated and contemplated in construction patrimony significance, with a greater and more dialogic participation of society. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A presente dissertação, produzida no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de História, traz a História Local como possibilidade pedagógica, através da produção de um museu virtual do bairro da Penha, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro. Tem como foco os patrimônios materiais e imateriais de uma região periférica da cidade, e busca fazer um contraponto ao eurocentrismo, a partir da construção de uma narrativa que contempla parte de um lugar no subúrbio carioca, das favelas de seu entorno e que valoriza os saberes e experiências dos grupos sociais aos quais os discentes estão inseridos, a partir de histórias em que apareçam sua ancestralidade, sua resistência e esforço pela sobrevivência e suas conquistas que atravessam gerações. Assim, é uma proposta que se adequa às perspectivas decoloniais, pois diversos atores e vozes poderão ser incorporados e contemplados na construção da significância do patrimônio, com uma participação maior e mais dialógica da sociedade. pt_BR
dc.subject.pt Ensino de História pt_BR
dc.subject.pt Memória pt_BR
dc.subject.pt Identidade pt_BR
dc.subject.pt Patrimônio pt_BR
dc.subject.pt Museus pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|