| dc.contributor.advisor | Feix, Tania Alice | |
| dc.contributor.author | Silva, Bárbara Conceição Santos da | |
| dc.date.accessioned | 2023-05-19T20:26:16Z | |
| dc.date.available | 2023-05-19T20:26:16Z | |
| dc.date.issued | 2023-04-11 | |
| dc.identifier.citation | Silva, Bárbara Conceição Santos da. Criação em dança a partir de práticas de cuidado: a experiência da performance Cozinha Compartida. 2023. 197 f. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/13661 | |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR | 
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR | 
| dc.rights | openAccess | pt_BR | 
| dc.title | Criação em dança a partir de práticas de cuidado: a experiência da performance Cozinha Compartida | pt_BR | 
| dc.type | doctoralThesis | pt_BR | 
| dc.contributor.referee | Feix, Tania Alice | |
| dc.contributor.referee | Bonfim, Carolina Felice | |
| dc.contributor.referee | Fernandes, Ciane | |
| dc.contributor.referee | Sielder, Elke | |
| dc.contributor.referee | Ramos, Enamar | |
| dc.contributor.referee | Keiserman, Nara | |
| dc.degree.department | CLA | pt_BR | 
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR | 
| dc.degree.local | Rio de Janeiro | pt_BR | 
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR | 
| dc.subject.cnpq | Linguística, Letras e Artes | pt_BR | 
| dc.subject.en | cooking | pt_BR | 
| dc.subject.en | creative process in dance | pt_BR | 
| dc.subject.en | Pilates method | pt_BR | 
| dc.subject.en | Authentic Movement | pt_BR | 
| dc.subject.en | Practice as Research | pt_BR | 
| dc.description.abstracten | Esta tese tem por objetivo discutir a criação em dança a partir de duas abordagens somáticas – o Método Pilates e o Movimento Autêntico – tomando a cozinha como possibilidade metodológica. A problemática consiste em investigar como ocorre a colaboração entre essas práticas para a criação, e como a cozinha e a comida podem instaurar estados de dança. Minha hipótese, evidenciada ao longo da pesquisa, é de que essas abordagens podem ser vivenciadas como práticas de cuidado. Para tanto, elegem-se três campos de pesquisa: a preparação corporal Cavalgarse; a participação no processo criativo de videodança Assentação; e a realização da performance Cozinha comPartida e das vivências que ela inspirou. Desde a experiência com esta performance adaptada ao contexto pandêmico, a cozinha é compreendida como campo prático, afetivo e criativo. Em se tratando de uma investigação de caráter experimental adotase como metodologia a Prática como Pesquisa e, como modalidade desta, a Pesquisa SomáticoPerformativa. Dialoga-se com autores da Filosofia, Antropologia, História, Performance, Somática e Dança. Apresentam-se os trabalhos de outros artistas que estabelecem relação entre a comida e a criação, a fim de estabelecer aproximações e destacar singularidades entre suas obras e a Cozinha comPartida. Foi possível constatar que através das dimensões desta performance e das ações que ela animou há uma sugestiva trama afetiva entre os participantes e a comida como potência criativa. A “dança-eco” que emerge da integração entre corpo e comida está associada a estados emocionais que são ativados desde as memórias afetivas e gustativas atualizadas. Improvisar a partir de elementos constitutivos do Movimento Autêntico possibilita encorpar qualidades que dão consistência expressiva, sensória e imagética à dança. | pt_BR | 
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR | 
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR | 
| dc.description.abstractpt | Esta tese tem por objetivo discutir a criação em dança a partir de duas abordagens somáticas – o Método Pilates e o Movimento Autêntico – tomando a cozinha como possibilidade metodológica. A problemática consiste em investigar como ocorre a colaboração entre essas práticas para a criação, e como a cozinha e a comida podem instaurar estados de dança. Minha hipótese, evidenciada ao longo da pesquisa, é de que essas abordagens podem ser vivenciadas como práticas de cuidado. Para tanto, elegem-se três campos de pesquisa: a preparação corporal Cavalgarse; a participação no processo criativo de videodança Assentação; e a realização da performance Cozinha comPartida e das vivências que ela inspirou. Desde a experiência com esta performance adaptada ao contexto pandêmico, a cozinha é compreendida como campo prático, afetivo e criativo. Em se tratando de uma investigação de caráter experimental adotase como metodologia a Prática como Pesquisa e, como modalidade desta, a Pesquisa SomáticoPerformativa. Dialoga-se com autores da Filosofia, Antropologia, História, Performance, Somática e Dança. Apresentam-se os trabalhos de outros artistas que estabelecem relação entre a comida e a criação, a fim de estabelecer aproximações e destacar singularidades entre suas obras e a Cozinha comPartida. Foi possível constatar que através das dimensões desta performance e das ações que ela animou há uma sugestiva trama afetiva entre os participantes e a comida como potência criativa. A “dança-eco” que emerge da integração entre corpo e comida está associada a estados emocionais que são ativados desde as memórias afetivas e gustativas atualizadas. Improvisar a partir de elementos constitutivos do Movimento Autêntico possibilita encorpar qualidades que dão consistência expressiva, sensória e imagética à dança. | pt_BR | 
| dc.subject.pt | cozinha | pt_BR | 
| dc.subject.pt | criação em dança | pt_BR | 
| dc.subject.pt | Método Pilates | pt_BR | 
| dc.subject.pt | Movimento Autêntico | pt_BR | 
| dc.subject.pt | Prática como Pesquisa | pt_BR |