| dc.contributor.advisor | Campos, Carlos Alberto Vieira | |
| dc.contributor.author | Soares, Elton Figueiredo de Souza | |
| dc.date.accessioned | 2023-07-20T20:00:58Z | |
| dc.date.available | 2023-07-20T20:00:58Z | |
| dc.date.issued | 2019-02-14 | |
| dc.identifier.citation | SOARES, Elton Figueiredo de Souza. Real-Time travel mode detection and trip purpose prediction with smartphone sensing and machine learning. 2019, 123f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/13763 | |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language.iso | English | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Real-Time travel mode detection and trip purpose prediction with smartphone sensing and machine learning. | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co | Lucena, Sidney Cunha de | |
| dc.contributor.referee | Campos, Carlos Alberto Vieira | |
| dc.contributor.referee | Lucena, Sidney Cunha de | |
| dc.contributor.referee | Mello, Carlos Eduardo Ribeiro de | |
| dc.contributor.referee | Valaee, Shahrokh | |
| dc.degree.department | CCET | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO | pt_BR |
| dc.subject.en | Travel Mode Detection | pt_BR |
| dc.subject.en | Mobile Sensing | pt_BR |
| dc.subject.en | Smart Mobility | pt_BR |
| dc.subject.en | Intelligent Transportation Systems | pt_BR |
| dc.subject.en | Machine Learning | pt_BR |
| dc.subject.en | Artificial Intelligence | pt_BR |
| dc.description.abstracten | The detection of the travel modes used and, the prediction of trip purposes, through smartphone sensors data have emerged as two research challenges in recent years. Both of these problems have been deeply investigated in isolation, while the problem of inferring mode and purpose at the same time and, more specifically, using the same preprocessing algorithm has been less explored. Also, few studies presented solutions that can execute the detection of user travel modes in real-time, and even fewer have presented the evaluation of these solutions in a realistic manner. Meanwhile, some of the previous studies claim that off-the-shelf activity recognition solutions, do not perform well in the travel mode detection task, although many of them do not present a quantitative evidence of their bad performance. Thus, in this work, we propose three techniques for real-time travel mode detection, using different combinations of smartphone sensors, and one technique for join travel mode detection and trip purpose prediction using a single preprocessing algorithm, in real-time. We empirically evaluated the proposed techniques and an off-the-shelf activity recognition solution using field tests and cross-validation experiments with private and public mobility datasets. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | A detecção dos modos dos transporte utilizados e a predição dos objetivos de viagem, através de dados de sensores de smartphones, surgiram como dois desafios de pesquisa nos últimos anos. Ambos os problemas foram profundamente investigados isoladamente, enquanto o problema de inferir modo e propósito ao mesmo tempo e, mais especificamente, usando o mesmo algoritmo de pré-processamento foi menos explorado. Além disso, poucos estudos apresentaram soluções capazes executar a detecção de modos de transporte do usuário em tempo real, e um conjunto ainda menor apresentou uma avaliação dessas soluções de maneira realista. Enquanto isso, alguns dos estudos anteriores afirmam as que as soluções de reconhecimento de atividades "de prateleira", não apresentam bom desempenho na tarefa de detecção do modo de transporte, embora muitos deles não apresentem uma evidência quantitativa de seu mau desempenho. Assim, neste trabalho, foram propostas três técnicas de detecção de modo de transporte em tempo real, utilizando diferentes combinações de sensores de smartphone, e uma técnica para detecção conjunta de modo de transporte e predição de propósito da viagem usando um único algoritmo de pré-processamento, em tempo real. Nós avaliamos as técnicas propostas e uma solução de reconhecimento de atividades empiricamente, através de testes de campo e experimentos de validação cruzada com conjuntos de dados de mobilidade privados e públicos. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Detecção de Modo de Transporte | pt_BR |
| dc.subject.pt | Sensoriamento Móvel | pt_BR |
| dc.subject.pt | Mobilidade Inteligente | pt_BR |
| dc.subject.pt | Sistemas de Transporte Inteligentes | pt_BR |
| dc.subject.pt | Aprendizado de Máquina | pt_BR |
| dc.subject.pt | Inteligência Artificial | pt_BR |