| dc.contributor.advisor | Israel, Mônica Simões | |
| dc.contributor.author | Costa, Michelle Soraia Espinola | |
| dc.date.accessioned | 2023-08-08T15:43:06Z | |
| dc.date.available | 2023-08-08T15:43:06Z | |
| dc.date.issued | 2022-06-14 | |
| dc.identifier.citation | ESPINOLA, Michelle Soraia. Conhecimentos e atitudes de alunos de Odontologia sobre pessoas vivendo com HIV/aids. 2022. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Infecção HIV/Aids e Hepatites virais na Área de DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/13829 | |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR | 
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR | 
| dc.rights | openAccess | pt_BR | 
| dc.title | Conhecimentos e atitudes de alunos de Odontologia sobre pessoas vivendo com HIV/aids | pt_BR | 
| dc.title.alternative | Knowledge and attitudes of dentistry students about people living with HIV/AIDS | pt_BR | 
| dc.type | masterThesis | pt_BR | 
| dc.contributor.referee | Israel, Mônica Simões | |
| dc.contributor.referee | Senna, Gilmar Weber | |
| dc.contributor.referee | Ribeiro, Luiz Cláudio Pereira | |
| dc.contributor.referee | Nogueira, Carlos José | |
| dc.contributor.referee | Dantas, Estélio Henrique Marin | |
| dc.degree.department | CCBS | pt_BR | 
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR | 
| dc.degree.level | Mestrado Profissional | pt_BR | 
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR | 
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Infecção HIV/AIDS e Hepatites Virais | pt_BR | 
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS DA SAÚDE | pt_BR | 
| dc.subject.cnpq | MEDICINA | pt_BR | 
| dc.subject.cnpq | DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS | pt_BR | 
| dc.subject.en | HIV Infections | pt_BR | 
| dc.subject.en | Education, Dental, Continuing | pt_BR | 
| dc.subject.en | Health Knowledge, Attitudes, Practice | pt_BR | 
| dc.description.abstracten | The aim of the study was to evaluate and compare the knowledge and attitudes of students from the last periods of Dentistry College in Rio de Janeiro, about the dental care of people living with HIV/AIDS before and after a theoretical classroom on the subject. For this, 24 participants were selected (26.12 ± 5.14 years). All the students answered one questionary, a title destined to a reference of the following variables: (a) to evaluate the students' knowledge; and (b) identify the attitudes and practices of these students regarding the care that should be provided to people living with HIV/AIDS. The data were observed according to their general assessment and the answers to each question before and after the presentation of the theoretical video classroom. According to the data, the general assessment of dental students was statistically different (p < 0.0000) when observed Pre- and Post-intervention. It should be considered a need to add a specific module on HIV/AIDS infection to the Dentistry College, specific interventions with the aim of training the same student to teach great practice on HIV/AIDS. | pt_BR | 
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR | 
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR | 
| dc.description.abstractpt | O objetivo do presente estudo foi avaliar e comparar os conhecimentos de alunos dos últimos períodos de Odontologia de duas Faculdades de Odontologia do Rio de Janeiro, acerca do atendimento Odontológico de pessoas vivendo com HIV/aids antes e após uma aula teórica sobre o assunto. Para isso, 24 participantes foram selecionados (26,12 ± 5,14 anos). Todos os estudantes de Odontologia responderam um questionário destinado a obter informações acerca das seguintes variáveis: (a) avaliar os conhecimentos dos estudantes; e (b) identificar as atitudes e práticas destes estudantes acerca do atendimento que deve ser prestado às pessoas que vivem com HIV/aids. Os dados foram observados segundo a sua pontuação geral e respostas a cada pergunta antes e depois da participação de uma vídeo aula teórica. Segundo os dados da pontuação geral dos estudantes de Odontologia, foi identificado diferença significativa (p < 0,000) quando observados pré e pós-intervenção. Sugere-se considerar a necessidade de acrescentar ao currículo universitário um módulo didático específico de infecção HIV/Aids, ou mesmo, pontuais intervenções com a finalidade de formar o estudante de odontologia sobre esse tema de grande relevância prática | pt_BR | 
| dc.subject.pt | Infecções por HIV | pt_BR | 
| dc.subject.pt | Educação Continuada em Odontologia | pt_BR | 
| dc.subject.pt | Conhecimentos, atitudes e prática em saúde | pt_BR |