DSpace Repository

Encontros e Encruzilhada: uma análise sobre turmas do Mestrado Profissional de História no estado do Rio de Janeiro

Show simple item record

dc.contributor.advisor Miranda, Claudia
dc.contributor.author Santos, Pedro Vítor Coutinho dos
dc.date.accessioned 2023-12-05T20:17:36Z
dc.date.available 2023-12-05T20:17:36Z
dc.date.issued 2022-03-04
dc.identifier.citation SANTOS, Pedro Vitor Coutinho dos. Encontros e Encruzilhada: uma análise sobre turmas do Mestrado Profissional de História no estado do Rio de Janeiro. 2022. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13926
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Encontros e Encruzilhada: uma análise sobre turmas do Mestrado Profissional de História no estado do Rio de Janeiro pt_BR
dc.title.alternative Encounters and Crossroads: an analysis of classes of the Professional Master's Degree in History in the state of Rio de Janeiro pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Miranda, Claudia
dc.contributor.referee Sampaio, Carmen Diolinda da Silva Sanches
dc.contributor.referee Araújo, Cinthia Monteiro de
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq Área: MULTIDISCIPLINAR. Subárea: INTERDISCIPLINAR. Sub Subárea: SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho tem o objetivo de analisar as potencialidades de produção de narrativas históricas por formandas das três primeiras turmas do ProfHistória1 no estado do Rio de Janeiro sobre as temáticas das diferenças. A pesquisa teve, como principais fontes, conversas com as professoras formadas no Programa, conseguidas através do uso da metodologia da pesquisa narrativa. O ponto de partida para a pesquisa foi a construção de uma crítica decolonial à história do Ensino de História. Com base nessa linha de pensamento, desenvolvida por mim, no primeiro capítulo, selecionei com quais professoras iria conversar, analisando os resumos e palavras-chaves de suas dissertações. Ao todo foram gravadas oito conversas com as professoras de História, gerando quase 20 horas de material de análise no total. Por fim, analisei todo esse material tendo como base alguns conceitos da epistemologia das macumbas defendidas por Luiz Antônio Simas e Luiz Rufino, o conceito de culturas de lutas, desenvolvido a partir do conceito de cultura de luta antirracista de Thayara de Lima, as escavações epistemológicas de Cláudia Miranda e das zonas de contactos idealizadas por Boaventura de Sousa Santos. pt_BR
dc.subject.pt Ensino de História pt_BR
dc.subject.pt Epistemologia das Macumbas pt_BR
dc.subject.pt ProfHistória pt_BR
dc.subject.pt Culturas de Lutas pt_BR
dc.subject.pt decolonialidade pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|