| dc.contributor.advisor | Vieira, Andrea Lopes da Costa | |
| dc.contributor.author | CAVALCANTI, Hannah da Cunha Tenório | |
| dc.date.accessioned | 2023-12-12T21:31:50Z | |
| dc.date.available | 2023-12-12T21:31:50Z | |
| dc.date.issued | 2023-07-03 | |
| dc.identifier.citation | SOTOMAYOR, Maria Thereza. Patrimônio digital, movimentos sociais e os marginalizados: tecendo redes entre memória e arquivo. 2023. 166f. Tese (Doutorado em Memória Social) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/13937 | |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Memória Cultural, Música Afro-brasileira e gênero: as mulheres no samba carioca | pt_BR |
| dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Vieira, Andrea Lopes da Costa | |
| dc.contributor.referee | Moraes, Camila Maria dos Santos | |
| dc.contributor.referee | Gomes, Edlaine de Campos Gomes | |
| dc.contributor.referee | Souza, Mônica Lima e | |
| dc.contributor.referee | Nogueira, Nilcemar | |
| dc.degree.department | CCHS | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | MULTIDISCIPLINAR | pt_BR |
| dc.subject.en | Cultural memory | pt_BR |
| dc.subject.en | Gender | pt_BR |
| dc.subject.en | Ethnic-racial relations | pt_BR |
| dc.subject.en | Identity | pt_BR |
| dc.subject.en | Samba | pt_BR |
| dc.subject.en | Popular Brazilian Music | pt_BR |
| dc.subject.en | Carnival | pt_BR |
| dc.description.abstracten | This research brings discussions about cultural memory, ethnic-racial relations and women in Brazilian afropopular music, more specifically in Rio de Janeiro samba. Through diverse sources such as theoretical texts, websites, newspapers, testimonials and interviews of women who dedicated their lives to samba, we problematize the constant erasure of these contributions in the production of knowledge and in the Brazilian public sphere, and we show throught their trajectories how they sought to overcome an entire social context throught culture. We start from Assman´s concept of cultural memory to affirm women as the mais responsible for the development and maintenance of the cultural complex of samba. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Esta pesquisa traz discussões sobre memória cultural, relações étnico-raciais e mulheres na música popular afro-brasileira, mais especificamente no samba carioca. Através de fontes diversas como textos teóricos, sites, jornais, além de depoimentos e entrevistas de mulheres que dedicaram sua vida ao samba presentes no Museu da Imagem e do Som e no Museu do Samba (RJ), problematizamos o apagamento dessas contribuições na produção de conhecimento e na esfera pública brasileira, e evidenciamos através de suas trajetórias como buscaram superar todo um contexto social através da cultura. Partimos do conceito de Memória Cultural de Assman (2008) para afirmar as mulheres como as maiores responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção do complexo cultural do samba. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Memória cultural | pt_BR |
| dc.subject.pt | Gênero | pt_BR |
| dc.subject.pt | Relações étnico-raciais | pt_BR |
| dc.subject.pt | Identidade | pt_BR |
| dc.subject.pt | Samba | pt_BR |
| dc.subject.pt | Música Popular Brasileira | pt_BR |
| dc.subject.pt | Carnaval | pt_BR |