| dc.contributor.advisor | Moraes, José Damiro | |
| dc.contributor.author | Martins, Bruno Pecegueiro do Amaral | |
| dc.date.accessioned | 2024-07-10T21:28:47Z | |
| dc.date.available | 2024-07-10T21:28:47Z | |
| dc.date.issued | 2023-03-16 | |
| dc.identifier.citation | MARTINS, Bruno Pecegueiro do Amaral. As contribuições Anarquistas à educação e sua presença na pedagogia contemporânea. 2023. Dissertação. (Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/14056 | |
| dc.description.sponsorship | Não se aplica | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | AS CONTRIBUIÇÕES ANARQUISTAS À EDUCAÇÃO E SUA PRESENÇA NA PEDAGOGIA CONTEMPORÂNEA | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Moraes, José Damiro | |
| dc.degree.department | CCHS | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Área: MULTIDISCIPLINAR. Subárea: INTERDISCIPLINAR. Sub Subárea: SOCIAIS E HUMANIDADES | pt_BR |
| dc.subject.en | Brazilian Educational Though | pt_BR |
| dc.subject.en | Libertarian Pedagogy | pt_BR |
| dc.subject.en | Anarchism | pt_BR |
| dc.subject.en | Anarchist Education | pt_BR |
| dc.description.abstracten | The research seeks to measure the anarchist contributions to education in themes that are present in the educational field until today, with emphasis on the practices that libertarian pedagogy elaborated and experienced especially in the passage from the 19th to the 20th century. This theme is relevant because there are few works that seek to relate libertarian proposals with other educational perspectives, trying to indicate possible approaches. In this way, we seek to bring an analysis of the absence of libertarian pedagogy themes in the educational field and also map how anarchist proposals in education appear in current educational theories, pointing out as a possible contribution that is not always attributed. With this, it presents a survey of how these contributions appear in manuals of the history of pedagogical ideas, in addition to debates on their relevance. In the course of this research, we realized that there are many appropriations of anarchist thought/method and educational practices/experiences that are emptied of their concepts aimed at the radical transformation of society. It also discusses how the libertarian field has addressed these relationships with other pedagogical currents, raising hypotheses about possible dialogues. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | Não se aplica | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | A pesquisa busca dimensionar as contribuições anarquistas à educação em temáticas que estão presentes no campo educacional até os dias de hoje, com ênfase nas práticas que a pedagogia libertária elaborou e experimentou sobretudo na passagem do século XIX para o século XX. Esse tema mostra-se relevante pois são poucos os trabalhos que buscam relacionar as propostas libertárias com outras perspectivas educacionais procurando indicar possíveis aproximações. Desta forma, procuramos trazer uma análise da ausência dos temas da pedagogia libertária no campo educacional e também mapear como as propostas anarquistas em educação aparecem nas teorias educacionais atuais, apontando como uma possível contribuição que nem sempre é atribuída. Com isso, apresenta um levantamento de como estas contribuições aparecem nos manuais de história das ideias pedagógicas, além de debates sobre sua atualidade. Na trajetória dessa pesquisa, percebemos que existem muitas apropriações do pensamento/método e de práticas/experiências educacionais anarquistas que são esvaziadas de seus conceitos voltados à transformação radical da sociedade. Discute também como o campo libertário tem abordado estas relações com outras correntes pedagógicas, levantando hipóteses sobre diálogos possíveis. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Pensamento Educacional Brasileiro | pt_BR |
| dc.subject.pt | Pedagogia Libertária | pt_BR |
| dc.subject.pt | Anarquismo | pt_BR |
| dc.subject.pt | Educação Anarquista | pt_BR |