| dc.contributor.advisor | Pinheiro, Diógenes | |
| dc.contributor.author | Monteiro, Gabriel Gonzaga | |
| dc.date.accessioned | 2024-07-10T22:34:06Z | |
| dc.date.available | 2024-07-10T22:34:06Z | |
| dc.date.issued | 2022-06-10 | |
| dc.identifier.citation | Monteiro, Gabriel Gonzaga. Percursos De Construção De Jovens Como Sujeitos De Direitos: Um Olhar Sobre As Conferências Nacionais De Políticas Públicas De Juventude, 2008, 2011 E 2015. 2021. 80f. Dissertação. (Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro,2021. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/14057 | |
| dc.description.sponsorship | Não se aplica | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Percursos De Construção De Jovens Como Sujeitos De Direitos: Um Olhar Sobre As Conferências Nacionais De Políticas Públicas De Juventude, 2008, 2011 E 2015 | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Pinheiro, Diógenes | |
| dc.degree.department | CCHS | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Área: MULTIDISCIPLINAR. Subárea: INTERDISCIPLINAR. Sub Subárea: SOCIAIS E HUMANIDADES | pt_BR |
| dc.description.abstracten | This paper aims to identify and analyze the existing milestones in the cycle of public policies aimed at young Brazilians in the period 2005-2015, a period in which a transformation in the understanding and social position of youth was built, concomitant with the achievement of rights observed in the implemented public policies that establish statutes, secretariats and councils aimed specifically at youth. It is intended, first, to make a contextualization of the theme, to understand the path and position of young people in the various public policies that led to the conquest of rights for this social group. As a result, understand and analyze the groups present in spaces where guidelines were deliberated and how clashes take place in these decision-making arenas, thus understanding the limits of active participation of young people, understanding participation as the main point, when it comes to spaces aimed at debating rights , public policy or the issue related to youth. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | Não se aplica | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | O presente trabalho pretende identificar e analisar os marcos existentes no ciclo de políticas públicas voltadas para jovens brasileiros no período de 2005-2015, período em que se construiu uma transformação no entendimento e na posição social que se encontra a juventude, concomitante a conquista de direitos observada nas políticas públicas implementadas que instauram estatutos, secretarias e conselhos voltados especificamente para juventude. Pretende-se, primeiramente, fazer uma contextualização do tema, entender o caminho e a posição dos jovens nas diversas políticas públicas que alçaram a conquista de direitos deste grupo social. Em sequência entender e analisar os grupos presentes nos espaços onde diretrizes eram deliberadas e como acontecem os embates nestas arenas decisórias, desta forma compreendendo os limites da participação ativa de jovens, entendendo a participação como principal ponto, quando se trata de espaços voltados para debater direitos, políticas públicas ou o assunto relativo a juventude | pt_BR |
| dc.subject.pt | Não tem | pt_BR |