| dc.contributor.advisor | Oliveira, Ana Cristina Prado de | |
| dc.contributor.author | Constantino, Emília Jorge | |
| dc.date.accessioned | 2024-08-05T19:26:12Z | |
| dc.date.available | 2024-08-05T19:26:12Z | |
| dc.date.issued | 2021-07-05 | |
| dc.identifier.citation | Constantino, Emília Jorge. O Uso Pedagógico Das Mídias de Imagens Visuais para Alunos com Transtorno do Espectro Autista. Dissertação (Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/14090 | |
| dc.description.sponsorship | Não se aplica | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | O Uso Pedagógico Das Mídias de Imagens Visuais para Alunos com Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Oliveira, Ana Cristina Prado | |
| dc.contributor.referee | Mendonça, Leda Glicério | |
| dc.contributor.referee | Pedrosa, Stela Maria Peixoto de Azevedo | |
| dc.degree.department | CCHS | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Área: MULTIDISCIPLINAR. Subárea: INTERDISCIPLINAR. Sub Subárea: SOCIAIS E HUMANIDADES | pt_BR |
| dc.subject.en | Inclusive Education, | pt_BR |
| dc.subject.en | Inclusive Education | pt_BR |
| dc.subject.en | Autism | pt_BR |
| dc.subject.en | Images | pt_BR |
| dc.subject.en | Media-Education | pt_BR |
| dc.description.abstracten | With the increasing number of enrollments of students with disabilities in the regular education network, this work, with a descriptive qualitative approach developed in the format of a case study, discussed the potential of using visual media as a pedagogical strategy for the inclusion of students with the Autistic Spectrum Disorder – ASD. As a methodology for data collection, we used a semi- structured interview that was conducted online due to the worsening of the COVID-19 global pandemic (2020-2021) and social isolation, with six teachers from the Specialized Educational Service - AEE in the city of Mesquita, in Rio de Janeiro. The choice of teachers from the AEE and not teachers from regular education classes occurred because we understand that these professionals have continued training in Special Education or Inclusion, according to the Law, and also because they work closer with their students’ realities. The interviews were examined and considered through the content analysis methodology, which technique developed for this observation was the analysis of relationships (MINAYO, 2000). Thus, the research revealed that visual image media are important to assist the teaching-learning of students with ASD in the AEE classes and, according to the teachers' reports, has a potential not only for pedagogical development, but also for psychosocial development. It was equally observed that all the teachers in the research reported that the technological resource for pedagogical development with the media is very scarce and that they often use their own materials to carry out activities with their students. Thus, we consider that the research allowed greater visibility for the use of differentiated strategies that can help the teaching-learning of students with ASD starting from the playful and from a reality closer to the individuality of each one of them. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | Não se aplica | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Com o aumento crescente do número de matrículas de alunos com deficiência na rede regular de ensino, este trabalho de abordagem qualitativa descritiva, desenvolvida no formato de um estudo de caso, discutiu o potencial do uso das mídias de imagens visuais como estratégia pedagógica para inclusão de alunos com o Transtorno do Espectro Autista – TEA. Utilizamos como metodologia para a coleta de dados a entrevista semiestruturada, que foi realizada de forma online, devido ao agravamento da pandemia mundial da COVID-19 (2020-2021) e do isolamento social, com seis professores do Atendimento Educacional Especializado – AEE do município de Mesquita no Rio de Janeiro. A escolha por professores do AEE e não de professores de turmas do ensino regular ocorreu por entendermos que esses profissionais tenham formação continuada sobre Educação Especial ou Inclusão, de acordo com a Lei, e por conviverem mais próximo com esse aluno e sua singularidade. As entrevistas foram examinadas e consideradas por meio de análise de conteúdo, cuja técnica desenvolvida para essa observação foi a análise de relações (MINAYO, 2000). Sendo assim, a pesquisa nos revelou que as mídias de imagens visuais são importantes para auxiliar o ensino-aprendizagem de alunos com TEA nas turmas do AEE e possui, conforme relato das professoras, um potencial não apenas para o desenvolvimento pedagógico, mas para o desenvolvimento psicossocial. Também foi observado que as professoras da pesquisa relataram ser muito escasso o recurso tecnológico para o desenvolvimento pedagógico com as mídias e que muitas vezes elas se utilizam do material de uso pessoal para as atividades com seus alunos. Assim, consideramos que a pesquisa permitiu uma maior visibilidade para o uso de estratégias diferenciadas que possam auxiliar o ensino-aprendizagem dos alunos com TEA partindo do lúdico e de uma realidade mais próxima da individualidade de cada um. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Educação Inclusiva | pt_BR |
| dc.subject.pt | Autismo | pt_BR |
| dc.subject.pt | Imagens | pt_BR |
| dc.subject.pt | Mídia-Educação | pt_BR |