| dc.contributor.advisor | Penoni, Isabel | |
| dc.contributor.author | Fernandes, Ivan | |
| dc.date.accessioned | 2025-01-15T20:47:47Z | |
| dc.date.available | 2025-01-15T20:47:47Z | |
| dc.date.issued | 2022-12-21 | |
| dc.identifier.citation | FERNANDES, Ivan. Criação dramatúrgica colaborativa no ensino médio em Rio das Pedras: Procedimentos para o não ator sem vontade de dizer algo através do teatro. 2022. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes Cênicas). Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/14369 | |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Criação dramatúrgica colaborativa no ensino médio em Rio das Pedras: Procedimentos para o não ator sem vontade de dizer algo através do teatro | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Penoni, Isabel | |
| dc.contributor.referee | Trotta, Rosyane | |
| dc.contributor.referee | Riscado, Caio | |
| dc.contributor.referee | Coutinho, Marina Henriques | |
| dc.contributor.referee | Alcure, Adriana Schneider | |
| dc.degree.department | CLA | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Profissional | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | ARTES | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | TEATRO | pt_BR |
| dc.subject.en | collaborative processes | pt_BR |
| dc.subject.en | dramaturgical creation | pt_BR |
| dc.subject.en | high school theater | pt_BR |
| dc.subject.en | theater for teenagers | pt_BR |
| dc.subject.en | pedagogical-artistic project | pt_BR |
| dc.description.abstracten | The text presents the didactic path taken by the author in the consolidation of a pedagogical process with a collaborative bias, focused on dramaturgical creation and applied to his students from the high school on CAIC Euclides da Cunha, placed on Rio das Pedras, in Rio de Janeiro. In the first chapter, the author indentifies the economic and sociocultural reality of the region where he teaches; in the second, the author describes the working conditions he faced when leaving the idealized environment of the teaching university, as well as the path taken to find his own collaborative didatics, suited to the specific challenges he was able to identify. The chapter 3 describes in detail a collaborative dramaturgical process conducted in a virtual way, in the midst of the Coronavirus pandemic, having as a starting point the theme "Territory". The dissertation ends with the final considerations, placing the different meanings and uses of the term "collaborative process" in theatrical medium and its possible relationships with pedagocical processes. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | O texto apresenta o caminho didático percorrido pelo autor na consolidação de um processo pedagógico com viés colaborativo, voltado para a criação dramatúrgica e aplicado aos seus estudantes do Ensino Médio no CAIC Euclides da Cunha, situado em Rio das Pedras, Zona Oeste do Rio de Janeiro. No primeiro capítulo, o autor identifica a realidade econômica e sociocultural da região onde leciona; no segundo, o autor descreve as condições de trabalho com que se deparou ao sair do ambiente idealizado da faculdade de licenciatura, bem como o caminho percorrido para encontrar uma didática colaborativa própria, adequada aos desafios específicos que foi capaz de identificar e enfrentar. O terceiro capítulo descreve em detalhes um processo colaborativo dramatúrgico conduzido de forma virtual, em meio à pandemia de Covid-19, tendo como ponto de partida o tema "Território". A dissertação se encerra com as considerações finais, situando os diversos significados e usos do termo processo colaborativo no teatro, bem como suas relações possíveis com processos pedagógicos. | pt_BR |
| dc.subject.pt | processos colaborativos | pt_BR |
| dc.subject.pt | criação dramatúrgica | pt_BR |
| dc.subject.pt | teatro no ensino médio | pt_BR |
| dc.subject.pt | teatro para adolescentes | pt_BR |
| dc.subject.pt | projeto artístico-pedagógico | pt_BR |