DSpace Repository

Criação dramatúrgica colaborativa no ensino médio em Rio das Pedras: Procedimentos para o não ator sem vontade de dizer algo através do teatro

Show simple item record

dc.contributor.advisor Penoni, Isabel
dc.contributor.author Fernandes, Ivan
dc.date.accessioned 2025-01-15T20:47:47Z
dc.date.available 2025-01-15T20:47:47Z
dc.date.issued 2022-12-21
dc.identifier.citation FERNANDES, Ivan. Criação dramatúrgica colaborativa no ensino médio em Rio das Pedras: Procedimentos para o não ator sem vontade de dizer algo através do teatro. 2022. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes Cênicas). Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Rio de Janeiro, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14369
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Criação dramatúrgica colaborativa no ensino médio em Rio das Pedras: Procedimentos para o não ator sem vontade de dizer algo através do teatro pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Penoni, Isabel
dc.contributor.referee Trotta, Rosyane
dc.contributor.referee Riscado, Caio
dc.contributor.referee Coutinho, Marina Henriques
dc.contributor.referee Alcure, Adriana Schneider
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq ARTES pt_BR
dc.subject.cnpq TEATRO pt_BR
dc.subject.en collaborative processes pt_BR
dc.subject.en dramaturgical creation pt_BR
dc.subject.en high school theater pt_BR
dc.subject.en theater for teenagers pt_BR
dc.subject.en pedagogical-artistic project pt_BR
dc.description.abstracten The text presents the didactic path taken by the author in the consolidation of a pedagogical process with a collaborative bias, focused on dramaturgical creation and applied to his students from the high school on CAIC Euclides da Cunha, placed on Rio das Pedras, in Rio de Janeiro. In the first chapter, the author indentifies the economic and sociocultural reality of the region where he teaches; in the second, the author describes the working conditions he faced when leaving the idealized environment of the teaching university, as well as the path taken to find his own collaborative didatics, suited to the specific challenges he was able to identify. The chapter 3 describes in detail a collaborative dramaturgical process conducted in a virtual way, in the midst of the Coronavirus pandemic, having as a starting point the theme "Territory". The dissertation ends with the final considerations, placing the different meanings and uses of the term "collaborative process" in theatrical medium and its possible relationships with pedagocical processes. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O texto apresenta o caminho didático percorrido pelo autor na consolidação de um processo pedagógico com viés colaborativo, voltado para a criação dramatúrgica e aplicado aos seus estudantes do Ensino Médio no CAIC Euclides da Cunha, situado em Rio das Pedras, Zona Oeste do Rio de Janeiro. No primeiro capítulo, o autor identifica a realidade econômica e sociocultural da região onde leciona; no segundo, o autor descreve as condições de trabalho com que se deparou ao sair do ambiente idealizado da faculdade de licenciatura, bem como o caminho percorrido para encontrar uma didática colaborativa própria, adequada aos desafios específicos que foi capaz de identificar e enfrentar. O terceiro capítulo descreve em detalhes um processo colaborativo dramatúrgico conduzido de forma virtual, em meio à pandemia de Covid-19, tendo como ponto de partida o tema "Território". A dissertação se encerra com as considerações finais, situando os diversos significados e usos do termo processo colaborativo no teatro, bem como suas relações possíveis com processos pedagógicos. pt_BR
dc.subject.pt processos colaborativos pt_BR
dc.subject.pt criação dramatúrgica pt_BR
dc.subject.pt teatro no ensino médio pt_BR
dc.subject.pt teatro para adolescentes pt_BR
dc.subject.pt projeto artístico-pedagógico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|