dc.contributor.advisor |
Fenerich, Alexandre Sperandéo |
|
dc.contributor.author |
Gonzaga, Gabriel Dargains |
|
dc.date.accessioned |
2025-03-20T17:01:10Z |
|
dc.date.available |
2025-03-20T17:01:10Z |
|
dc.date.issued |
2025-02-10 |
|
dc.identifier.citation |
DARGAINS, Gabriel. Andanças Virtuais: Uma exploração entre a caminhada sonora e o videogame de mundo aberto. 2024. 118 f. Dissertação de Mestrado (Processos Criativos) - Instituto Villa-Lobos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14477 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
ANDANÇAS VIRTUAIS: Uma exploração entre a caminhada sonora e o videogame de mundo aberto |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Fenerich, Alexandre Sperandéo |
|
dc.contributor.referee |
Lima, Marcelo Carneiro de |
|
dc.contributor.referee |
Ferreira, Emmanoel Martins |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
sound walk |
pt_BR |
dc.subject.en |
game-album |
pt_BR |
dc.subject.en |
musical composition |
pt_BR |
dc.subject.en |
videogame |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Videogames present singular ways to deal with sound and music, as well as its suggested way of listening. There has been a growing interest in games that uses their structure to convey musical ideas and sonic experiences in na interactive manner, which allows development on the musical use of videogame phenomena. This work aims to bridge a gap between music and game fields through using sound walk as a device to experience virtual spaces. We searched for differences and similarities in both musical and game media in order to find relations between form, performance, creation and perception, so we can take up video games as a method for creating aesthetic spaces and sound walks in virtual spaces. Using, then, the possibilities offered by game design to showcase unconventional ways of listening. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Os jogos eletrônicos (videogames) apresentam formas singulares de lidar com som e música, assim como em suas escutas. Há um crescimento no interesse de jogos que utilizam sua estrutura para transmitir ideias musicais e experiências sonoras de forma interativa, permitindo um aprofundamento sobre o fenômeno do uso musical de jogos. O trabalho visa aproximar os campos da música e dos jogos através da caminhada sonora como um dispositivo de recepção dos espaços virtuais. Buscando semelhanças e diferenças na mídia musical e na mídia do videogame, apontamos para relações que passam por questões de forma, performance, criação e percepção. Podemos então enxergar o video game como um método de criar espaços estéticos e caminhadas sonoras em meio virtual, utilizando as possibilidades da criação de jogos para veicular apresentações não-convencionais de escuta. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
caminhada sonora |
pt_BR |
dc.subject.pt |
álbum-jogo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
composição musical |
pt_BR |
dc.subject.pt |
videogame |
pt_BR |