DSpace Repository

ANDANÇAS VIRTUAIS: Uma exploração entre a caminhada sonora e o videogame de mundo aberto

Show simple item record

dc.contributor.advisor Fenerich, Alexandre Sperandéo
dc.contributor.author Gonzaga, Gabriel Dargains
dc.date.accessioned 2025-03-20T17:01:10Z
dc.date.available 2025-03-20T17:01:10Z
dc.date.issued 2025-02-10
dc.identifier.citation DARGAINS, Gabriel. Andanças Virtuais: Uma exploração entre a caminhada sonora e o videogame de mundo aberto. 2024. 118 f. Dissertação de Mestrado (Processos Criativos) - Instituto Villa-Lobos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14477
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title ANDANÇAS VIRTUAIS: Uma exploração entre a caminhada sonora e o videogame de mundo aberto pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Fenerich, Alexandre Sperandéo
dc.contributor.referee Lima, Marcelo Carneiro de
dc.contributor.referee Ferreira, Emmanoel Martins
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en sound walk pt_BR
dc.subject.en game-album pt_BR
dc.subject.en musical composition pt_BR
dc.subject.en videogame pt_BR
dc.description.abstracten Videogames present singular ways to deal with sound and music, as well as its suggested way of listening. There has been a growing interest in games that uses their structure to convey musical ideas and sonic experiences in na interactive manner, which allows development on the musical use of videogame phenomena. This work aims to bridge a gap between music and game fields through using sound walk as a device to experience virtual spaces. We searched for differences and similarities in both musical and game media in order to find relations between form, performance, creation and perception, so we can take up video games as a method for creating aesthetic spaces and sound walks in virtual spaces. Using, then, the possibilities offered by game design to showcase unconventional ways of listening. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Os jogos eletrônicos (videogames) apresentam formas singulares de lidar com som e música, assim como em suas escutas. Há um crescimento no interesse de jogos que utilizam sua estrutura para transmitir ideias musicais e experiências sonoras de forma interativa, permitindo um aprofundamento sobre o fenômeno do uso musical de jogos. O trabalho visa aproximar os campos da música e dos jogos através da caminhada sonora como um dispositivo de recepção dos espaços virtuais. Buscando semelhanças e diferenças na mídia musical e na mídia do videogame, apontamos para relações que passam por questões de forma, performance, criação e percepção. Podemos então enxergar o video game como um método de criar espaços estéticos e caminhadas sonoras em meio virtual, utilizando as possibilidades da criação de jogos para veicular apresentações não-convencionais de escuta. pt_BR
dc.subject.pt caminhada sonora pt_BR
dc.subject.pt álbum-jogo pt_BR
dc.subject.pt composição musical pt_BR
dc.subject.pt videogame pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|