| dc.contributor.advisor | Coelho de Sá, Ivan | |
| dc.contributor.author | Machado Moisés, Larissa | |
| dc.date.accessioned | 2025-04-03T16:32:38Z | |
| dc.date.available | 2025-04-03T16:32:38Z | |
| dc.date.issued | 2023-09-11 | |
| dc.identifier.citation | MACHADO MOISÉS, Larissa. “Das Galés às Galerias” e “Do Valongo à Favela”: encruzilhadas de narrativas negras em exposições de museus de arte. 2023. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, UNIRIO/MAST, Rio de Janeiro, 2023. Orientador: Ivan Coelho de Sá. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/14520 | |
| dc.description | S/A | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | S/A | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | “DAS GALÉS ÀS GALERIAS” E “DO VALONGO À FAVELA”: ENCRUZILHADAS DE NARRATIVAS NEGRAS EM EXPOSIÇÕES DE MUSEUS DE ARTE | pt_BR |
| dc.title.alternative | “DAS GALÉS ÀS GALERIAS” E “DO VALONGO À FAVELA”: ENCRUZILHADAS DE NARRATIVAS NEGRAS EM EXPOSIÇÕES DE MUSEUS DE ARTE | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Coelho de Sá, Ivan | |
| dc.contributor.referee | Ferreira Rangel, Marcio | |
| dc.contributor.referee | Nascimento Bernardo da Cunha, Marcelo | |
| dc.degree.department | CCHS | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | rio de janeiro | pt_BR |
| dc.degree.local | rio de janeiro | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | MUSIOLOGIA; | pt_BR |
| dc.subject.en | Art Museums; | pt_BR |
| dc.subject.en | exhibitions; | pt_BR |
| dc.subject.en | black narratives; | pt_BR |
| dc.subject.en | afro-diasporic identities; | pt_BR |
| dc.subject.en | black curating | pt_BR |
| dc.description.abstracten | MACHADO MOISÉS, Larissa. "From Galés to Galleries" and "From Valongo to Favela": encruzilhadas of black narratives in art museum exhibitions. Dissertation (Master’s) – Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, UNIRIO/MAST, Rio de Janeiro, 2023. Supervisor: Ivan Coelho de Sá. This dissertation aims to analyze black narratives from two art museums in the city of Rio de Janeiro: the National Museum of Fine Arts and the Museum of Art in Rio. With emphasis on two exhibitions: “From the galleys to the galleries” (MNBA) and “From Valongo to the favela” (MAR). As a methodological apparatus, the research is based on the theoretical models of discourse analysis by Michel Foucault; the investigation about the social representations elaborated by Stuart Hall; Sueli Carneiro's racial device concept; and terms such as negro-theme and negro-vida coined by Guerreiro Ramos. To, from this, trace the historical and museological panorama of the two institutions; and finally, present the mapping of the following questions: where are the black people in these two art museums? At what points do the exhibitions “From galleys to galleries” and “From Valongo to Favela” contribute to the construction of plural perspectives on the Afro-diasporic identities of this country? And, after all, who are the curators who built and are building black narratives in these museums? Key-words: Art Museums; exhibitions; black narratives; afro-diasporic identities; black curating | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | S/A | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | MACHADO MOISÉS, Larissa. “Das Galés às Galerias” e “Do Valongo à Favela”: encruzilhadas de narrativas negras em exposições de museus de arte. 2023. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, UNIRIO/MAST, Rio de Janeiro, 2023. Orientador: Ivan Coelho de Sá. A presente dissertação possui como objetivo a análise de narrativas negras de dois museus de arte da cidade do Rio de Janeiro: o Museu Nacional de Belas Artes e o Museu de Arte do Rio. Tendo como ênfase, duas exposições: “Das galés às galerias” (MNBA) e “Do Valongo à favela” (MAR). Como aparato metodológico, a pesquisa tem como base os modelos teóricos de análise do discurso de Michel Foucault; a investigação acerca das representações sociais elaborada por Stuart Hall; o conceito de dispositivo de racialidade de Sueli Carneiro; e termos como negro-tema e negro- vida cunhados por Guerreiro Ramos. Para, a partir disso, traçar o panorama histórico e museológico de ambas as instituições; e enfim, apresentar o mapeamento das seguintes questões: onde estão os negros nesses dois museus de arte? Em quais pontos as exposições “Das galés às galerias” e do “Do Valongo à favela” contribuem na construção de olhares plurais sobre as identidades afro-diaspóricas desse país? E, afinal, quem são os curadores que construíram e vem construindo narrativas negras nestes museus? Palavras-chave: Museus de arte; exposições; narrativas negras; identidades afro- diaspóricas; curadoria negra | pt_BR |
| dc.subject.pt | Museus de arte; | pt_BR |
| dc.subject.pt | exposições; | pt_BR |
| dc.subject.pt | narrativas negras; | pt_BR |
| dc.subject.pt | identidades afro- diaspóricas; | pt_BR |
| dc.subject.pt | curadoria negra | pt_BR |