DSpace Repository

Pensando a Comunicação em Museus na Cibercultura: reflexões, discussões e questionamentos à luz do Instagram da Pinacoteca de São Paulo.

Show simple item record

dc.contributor.advisor Moraes, Julia Nolasco Leitão de
dc.contributor.author SANT’ANNA-SANTOS, Luiza
dc.date.accessioned 2025-04-24T20:56:28Z
dc.date.available 2025-04-24T20:56:28Z
dc.date.issued 2023-03-15
dc.identifier.citation SANT’ANNA-SANTOS, Luiza. Pensando a Comunicação em Museus na Cibercultura: reflexões, discussões e questionamentos à luz do Instagram da Pinacoteca de São Paulo. Orientador: Julia Nolasco Leitão de Moraes. UNIRIO/MAST. 2023. Dissertação. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14561
dc.description.sponsorship N/A pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Pensando a Comunicação em Museus na Cibercultura: reflexões, discussões e questionamentos à luz do Instagram da Pinacoteca de São Paulo. pt_BR
dc.title.alternative Thinking about communication in museums in cyberculture: reflections, discussions and questions in the light of Pinacoteca de São Paulo. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Moraes, Julia Nolasco Leitão de
dc.contributor.referee Magaldi, Monique Batista
dc.contributor.referee Marti, Frieda Maria
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais Aplicadas pt_BR
dc.subject.en Museum pt_BR
dc.subject.en Communication pt_BR
dc.subject.en Publics pt_BR
dc.subject.en Cyberculture pt_BR
dc.subject.en Online social networks pt_BR
dc.description.abstracten This research seeks to problematize the use of social networks as a communication interface between museums and publics, with the general objective of recognizing and understanding the challenges and potentialities of museum communication in cyberculture, taking Instagram of the Pinacoteca de São Paulo as an object of study. Mobilized by the reflection on how communicational practices are forged in/with cyberculture, the specific objectives of the research are: to discuss the museum from the communicational perspective, understanding it as a means and space of mediations in the light of cyberculture; investigate the communicational resonances of cyberculture in museums; and to analyze whether Pinacoteca de São Paulo uses Instagram as a device that contributes to the fulfillment of the mission, vision and values presented in its museological plan, in the publications shared from January to March/2020 and from October/2020 to April/ 2021. For the development of the proposed objectives and reflections, the exploratory research method will be used, through the survey of theoretical references and qualitative and quantitative analysis. As a result, we point out that the articulations of the Pinacoteca de São Paulo in the analyzed online platform still develop under the logic of unidirectional and massive distribution, with few nuances of the potential that the cybercultural language can promote. There is no doubt the need to monitor the complexities of cyberculture, promote discussions that foster its understanding and develop practices that lead to the benefit of its characteristics. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber N/A pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa busca problematizar o uso das redes sociais como interface comunicacional entre museus e públicos, tendo como objetivo geral reconhecer e compreender os desafios e potencialidades da comunicação museal na cibercultura, tomando como objeto de estudo o Instagram da Pinacoteca de São Paulo. Mobilizada pela reflexão sobre como são forjadas as práticas comunicacionais na/com a cibercultura, os objetivos específicos da pesquisa são: discutir o museu pela perspectiva comunicacional, entendendo-o como meio e espaço de mediações à luz da cibercultura; investigar as ressonâncias comunicacionais da cibercultura nos museus; e analisar se a Pinacoteca de São Paulo faz uso do Instagram como um dispositivo que concorre ao cumprimento da missão, visão e valores apresentados em seu plano museológico, nas publicações compartilhadas no período de janeiro a março/2020 e de outubro/2020 a abril/2021. Para o desenvolvimento dos objetivos e reflexões propostas, será utilizado o método de pesquisa exploratória, por meio do levantamento de referenciais teóricos e da análise quali-quantitativa. Como resultado, apontamos que as articulações da Pinacoteca de São Paulo na plataforma online analisada ainda desenvolvem-se sob a lógica de distribuição unidirecional e massiva, com poucas nuances do potencial que a linguagem cibercultural pode promover. É indubitável a necessidade em acompanhar as complexidades da cibercultura, promover discussões que fomentem a sua compreensão e desenvolver práticas que conduzam ao proveito de suas características. pt_BR
dc.subject.pt Museu pt_BR
dc.subject.pt Comunicação pt_BR
dc.subject.pt Públicos pt_BR
dc.subject.pt Cibercultura pt_BR
dc.subject.pt Redes sociais online pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|