dc.contributor.advisor |
Carmo, Annibal José Roris Rodriguez Scavarda do |
|
dc.contributor.author |
Soares, Tânia Catarina Sobral |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-25T18:59:48Z |
|
dc.date.available |
2025-04-25T18:59:48Z |
|
dc.date.issued |
2023-03-30 |
|
dc.identifier.citation |
SOARES, Tania Catarina Sobral. Gestão da educação com sustentabilidade e indústria 4.0 no ensino em enfermagem: revisão de escopo. 2023. 66 f. Tese (Doutorado em Enfermagem e Biociências) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14571 |
|
dc.description |
Foram embargados pelo autor(a) Sumário e capítulos 1,2,3,4 e 5 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
embargoedAccess |
pt_BR |
dc.title |
Gestão da educação com sustentabilidade e indústria 4.0 no ensino em enfermagem: revisão de escopo |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educational management with sustainability and industry 4.0 in nursing education: scoping review. |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Daú, Gláucya Lima |
|
dc.contributor.referee |
Carmo, Annibal José Roris Rodriguez Scavarda do |
|
dc.contributor.referee |
Daú, Gláucya Lima |
|
dc.contributor.referee |
Reis, Augusto da Cunha |
|
dc.contributor.referee |
Montibeler, Everlam Elias |
|
dc.contributor.referee |
Vieira, Jaqueline Maria Ribeiro |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Maria Virginia Godoy da |
|
dc.contributor.referee |
Souza, Izabel Cristina Augusto de |
|
dc.contributor.referee |
Pohlmann, Christopher R. |
|
dc.contributor.referee |
Freitas, Vera Lúcia |
|
dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject.en |
Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Industry 4.0 |
pt_BR |
dc.subject.en |
Sustainability |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The Management of Higher Education is assured by the Law of Directives of Bases (LDB), for being exercised with autonomy with a triad: planning, management, and evaluation of education. Undergraduate teaching has advanced with Information and Communication Technologies (ICT), especially Virtual Learning Environments (VLE). Virtualized, distance and face-to-face courses have the same potential for knowledge diffusion. The problem of this research emerges from teaching practice and aimed to map the hospital materials or supplies that are replaced by Industry 4.0 in the nursing teaching laboratory. Following the Scoping Review method, this study had its protocol registered https://osf.io/jdegb/ and can be identified by the identifier 10.17605/OSF. IO/JDEGB: DOI. In the results, a total of 5873 studies were identified in ten databases (n= 3263). Of this total, 2610 were duplicate. Titles and abstracts were read and a choice was made by the title that matched the Concept of this research, totaling 18 publications and studies. Finally, 16 studies were selected. In the Discussion it was not possible to identify that the literature showed 3D printed hospital material or supplies, product of Industry 4.0, but it showed the diversity of 3D printing for teaching, either in the form of a prototype or in the form of virtual reality. Thus, it was concluded that the mapping, as proposed by the scope review, identified the evolution of the theme in a chronology and followed the "predictions" made by the authors pointed out in the Discussion. As a suggestion for future research, the universities can think about being sustainable, where all or almost all material used in the nursing laboratory could be verified concerning the possibility of reuse for the university or laboratory itself, and thus attract students with materials that lead to the correct disposal, strengthening a waste management. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A Gestão da Educação de nível superior foi assegurada pela Lei de Diretrizes de Bases (LDB), por ser exercido com autonomia por meio de uma tríade: planejamento, gestão e avaliação da educação. O ensino da graduação avançou com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em especial nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). As disciplinas virtuais, a distância e presenciais possuíam omesmo potencial de difusão do conhecimento. O problema da pesquisa emerge daprática docente, que teve como objetivo mapear materiais ou insumos hospitalares que eram substituídos pela Indústria 4.0 no laboratório de ensino de enfermagem. Seguindo o método da Revisão de Escopo, o estudo teve seu protocolo registrado (https://osf.io/jdegb/), podendo ser lido e identificado por meio do 10.17605/OSF.
IO/JDEGB: DOI. Nos resultados, foram identificados um total de 5873 estudos em dez bases de dados (n=3263). Desse total, 2610 estavam em duplicidade. Foram lidos títulos e resumos, com a escolha sendo feita pelo qual correspondesse mais ao conceito da pesquisa, totalizando 18 publicações e estudos. Finalmente, 16 estudos foram selecionados. No espaço reservado à Discussão foi identificado que a literatura não mostrou material ou insumo hospitalar em impressão 3D, porém mostrou a diversidade do produto da Indústria 4.0 para o ensino, fosse em forma de protótipo ou de realidade
virtual. De tal maneira, conclui-se que o mapeamento, proposto pela Revisão de Escopo, identificou a evolução da temática em uma cronologia e acompanhou as “previsões” feitas pelos autores apontados na Discussão. Como sugestão de pesquisas futuras, foi sugerido que as universidades pensassem em como se tornar sustentáveis, onde todo (ou quase todo) material utilizado no laboratório de enfermagem pudesse ser verificado quanto à possibilidade de reutilização para o próprio âmbito de estudo, e assim, pudessem atrair alunos com materiais que levem ao descarte correto, fortalecendo uma gestão de resíduo. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Gamification |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Indústria 4.0 |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sustentabilidade |
pt_BR |