dc.contributor.advisor |
Zenicola, Denise Mancebo |
|
dc.contributor.author |
Santana, Daniele Santos |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-30T19:58:32Z |
|
dc.date.available |
2025-04-30T19:58:32Z |
|
dc.date.issued |
2024-04-26 |
|
dc.identifier.citation |
SANTANA, Daniele Santos. AFRINs EnCena: mitologias africana, afro e indígena brasileira no contexto escolar. 2024. 194f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) 3 Centro de Letras e Arte, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14576 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
AFRINS EnCENA: mitologias africana, afro e indígena brasileira no contexto escolar |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Zenicola, Denise Mancebo |
|
dc.contributor.referee |
Freitas, Régia Mabel da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Alissan Maria da |
|
dc.contributor.referee |
Mundim, Liliane Ferreira |
|
dc.contributor.referee |
Manhães, Juliana Bittencourt |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Theater |
pt_BR |
dc.subject.en |
Afroreferenced Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
School curriculum |
pt_BR |
dc.subject.en |
Afro-Brazilian culture |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mythology |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The AFRINs EnCena9s project emerged in the classroom, from questions about how the negative discriminatory reflexes of the school curriculum consolidate a pedagogy that intensifies racism in basic education. The starting point was studies about mythology, which highlighted the eurocentric selection of the curriculum and evidenced the way for the debate on why certain myths are taught throughout a lifetime, while others undergo a process of historical erasure, initiated at school. Based on this assumption, the first edition of the AFRINs Project aimed to stage the myths of african, brazilian afro and indigenous cultures with students from the first year of high school, in a public school in the Distrito Federal. In this process, the students researched myths belonging to these ethnic groups, adapted the stories for the dramatic textual genre, staged the texts produced and debated with the other colleagues about the artistic and teaching-learning processes. As a perpetuation of this experience, the present work complemented the theoretical framework of the AFRINS project, deepening the conceptualization of categories of analysis such as mythology, dramaturgy, representation and recognition. Likewise, it chose to highlight, at this first moment, the African and Afro-Brazilian cultures, emphasizing some educational perspectives - Afrocentricidade, Quilombismo and Pedagogia das Encruzilhadas - in order to systematize the epistemological approaches that enhance these cultures. In addition, as a subsequent activity, performed the scenic production Cosmogonias AFRINs, based on indigenous and afro-brazilian mythologies, with actors and actresses / teachers, and with resources from the Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, (FAC/DF), which had a substantial proposal to the debate on curriculum, racism and afrobrazilian culture in the school community. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O projeto AFRINs EnCENA surgiu em sala de aula, a partir de questionamentos sobre como os reflexos discriminatórios negativos do currículo escolar consolidam uma pedagogia intensificadora do racismo na educação básica. O ponto de partida foram os estudos sobre mitologia, os quais evidenciaram a seleção eurocentrada do currículo e abriram caminho para o debate sobre o porquê de determinados mitos serem ensinados durante toda uma vida, enquanto outros sofrem um processo de apagamento histórico, iniciado na escola. Partindo deste pressuposto, a primeira edição do projeto AFRINs teve como objetivo encenar os mitos das culturas afro e indígena brasileiras com estudantes do primeiro ano do ensino médio, em uma escola pública do Distrito Federal. Neste processo, os e as estudantes pesquisaram mitos pertencentes a estes grupos étnicos, adaptaram as histórias para o gênero textual dramático, encenaram os textos produzidos e debateram com os e as demais colegas sobre os processos artísticos e de ensino-aprendizagem. Como perpetuação desta experiência, o presente trabalho complementou o arcabouço teórico do projeto AFRINS, aprofundando a conceituação de categorias de análise como mitologia, dramaturgia, representação e reconhecimento. De igual maneira, optou por salientar, neste primeiro momento, a cultura afro-brasileira, enfatizando algumas afroperspectivas educacionais - Afrocentricidade, Quilombismo e Pedagogia das Encruzilhadas - a fim de sistematizar as abordagens epistemológicas que enaltecem essas culturas. Além disso, como atividade subsequente, realizou a produção cênica Cosmogonias AFRINs, baseada nas mitologias afro e indígena brasileiras, com atores e atrizes/docentes, e com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal do Distrito Federal (FAC/DF), a qual teve como proposta substancial promover o debate sobre currículo, racismo e cultura afro-brasileira na comunidade escolar. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Afrorreferenciada |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Currículo Escolar |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cultura Afrobrasileira |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mitologia |
pt_BR |