dc.contributor.advisor |
Bernstein, Ana |
|
dc.contributor.author |
Martínez, Sandra Bonomini |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-30T21:21:13Z |
|
dc.date.available |
2025-04-30T21:21:13Z |
|
dc.date.issued |
2024-01-09 |
|
dc.identifier.citation |
Martínez, Sandra Bonomini. Performances-saberes para fabular a despatriarcalização. . 2024. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14579 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Performances-saberes para fabular a despatriarcalização |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Bernstein, Ana |
|
dc.contributor.referee |
Mencarelli, Fernando Antonio |
|
dc.contributor.referee |
Fischer, Stela Regina |
|
dc.contributor.referee |
Florentino, Adilson |
|
dc.contributor.referee |
Riscado, Caio Arnizaut |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Performance |
pt_BR |
dc.subject.en |
Feminisms |
pt_BR |
dc.subject.en |
Body |
pt_BR |
dc.subject.en |
Decolonization |
pt_BR |
dc.subject.en |
Depatriarchalization |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work deals with the articulation between the art of performance, various feminist perspectives and the thought/practice of decolonization/depatriarchalization, based on the study and intense dialogue with performance projects by artists from Latin American countries. They are: Priscila Rezende, Regina José Galindo, Ana Luisa Santos, Mirella Carbone, the Mulheres em quarentena collective and the LASTESIS collective. The latent issues addressed in each performance bring to the surface the need to understand the ways in which coloniality - of power, knowledge and being - operates in the bodies and the subjectivity of each artist, taking into account the social markers 4 also understood as political fictions 4 of gender, sexuality, race, and class. Based on questions such as what can performance do?, and What can a body-in-performance do?, I see the performative artistic practices and, specifically, the work of each of the artists and the collectives discussed here as the space-time of the (im)possible where processes of decolonization and depatriarchalization are summoned and activated. The intersectional, decolonial and counter-hegemonic feminist perspectives that inform this work present a determined place of enunciation, an embodied knowledge, and a writing that is sometimes autobiographical. From the intense dialog with each performance emerge attributes such as collectivity, care, the possibility of re-existence and fabulation, and the countercurrent as a place not only to be transited but inhabited. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho trata da articulação entre a arte da perfomance, perspectivas feministas diversas e o pensamento/prática de descolonização/despatriarcalização, a partir do estudo e do diálogo intenso com projetos de performance gestados por artistas de diferentes países da América Latina. São elas: Priscila Rezende, Regina José Galindo, Ana Luisa Santos, Mirella Carbone, o coletivo Mulheres em quarentena e o coletivo LASTESIS. As questões latentes abordadas em cada performance trazem para a superfície a necessidade de entender as formas em que a colonialidade - do poder, do saber e do ser - opera nos corpos e na subjetividade de cada artista, levando em consideração os marcadores sociais, também entendidos como ficções políticas, de gênero, sexualidade, raça e classe. A partir de perguntas como: o que pode a performance? E o que pode um corpo-em-performace, propõe-se as práticas artísticas performáticas e, especificamente, a obra de cada uma das artistas e/ou coletivos aqui presentes como o espaço-tempo do (im)possível onde processos de descolonização e despatriarcalização são convocados e ativados. Ao mesmo tempo, as perspectivas feministas interseccional, descolonial e contra-hegemônicas que guiam o processo de escrita e costura da tese, sugerem um lugar de enunciação e de saber corporificado e objetivo, não universal, que dá passagem, também, a uma escrita na primeira pessoa e, por momentos, autobiográfica. Do diálogo intenso com cada performance emergem atributos como a coletividade, o cuidado, a possibilidade de reexistência e de fabulação, e a contracorrente como lugar não só para ser transitado mas habitado. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Performance |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Feminismos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Corpo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Descolonização |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Despatriarcalização |
pt_BR |