dc.contributor.advisor |
Trotta, Rosyanne |
|
dc.contributor.author |
Souza, Jefferson Almeida de |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-30T21:49:22Z |
|
dc.date.available |
2025-04-30T21:49:22Z |
|
dc.date.issued |
2024-02-07 |
|
dc.identifier.citation |
Souza, Jefferson Almeida de. O PERCURSO DO GESTO da construção da Definitiva Cia. de Teatro. 2024. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14580 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O PERCURSO DO GESTO da construção da Definitiva Cia. de Teatro |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Trotta, Rosyanne |
|
dc.contributor.referee |
Pessoa, Patrick |
|
dc.contributor.referee |
Penoni, Isabel |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Definitiva Companhia de Teatro |
pt_BR |
dc.subject.en |
language research |
pt_BR |
dc.subject.en |
poetics |
pt_BR |
dc.subject.en |
Theatricality |
pt_BR |
dc.subject.en |
Group Theater |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The object of investigation of this work is Definitiva Cia. de Teatro; that the Rio company, founded in 2008, constituted as an identity in its scenic communication, a developed poetics and its construction paths, and, above all, the very constitution of the group as a poeticgesture (poetic-project) through a succession of movements of creation and production that make up what, here, we call the gesture path. To this end, the research observes and seeks to focus meanings on the process of this construction, which occurs through the articulation of two fields that constitute the practice of group theater: the daily life of the company and the scenic constructions (including their processes). To this end, it focuses on the company's first nine years of activity, understanding that they contain the pillars of its aesthetic project and the consolidation of the group's ethos. Here, we investigate the creative and production processes of the following shows: Calabar, o elogio da traição (2008), musical by Chico Buarque and Ruy Guerra, Deus e o diabo na terra do sol (2011), from the film of the same name by Glauber Rocha and, albeit tangentially, A hora da estrela (2017), based on the novel by Clarice Lispector. The research, of a reflective nature, is based on the analysis of archives that keep the group's memory such as process notebooks, play programs, articles, journalistic materials, interviews, videos of shows, as well as using elements of historical methodology oral, such as interviews that added to the memory of the author, who has carried out this research as an actor, director and producer of Definitiva since your foundation. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho tem como objeto de investigação a Definitiva Cia. de Teatro; aquilo que a companhia carioca, fundada em 2008, constituiu como identidade na sua comunicação cênica, a poética desenvolvida e seus percursos de construção, e, sobretudo, a própria constituição do grupo como gesto-poético (projeto-poético) através de uma sucessão de movimentos de criação e produção que compõem o que, aqui, chamamos de percurso do gesto. Para tanto, a pesquisa observa e busca atribuir significados ao processo desta construção que se dá pela articulação dos dois campos constituintes da prática do teatro de grupo: o cotidiano da companhia e as construções cênicas (incluindo seus processos). Com esta finalidade, se debruça sobre os primeiros nove anos de atividade da companhia, entendendo que neles estão contidos os pilares de seu projeto estético e a consolidação do ethos do grupo. Aqui, investiga-se, então, os processos criativos e de produção dos seguintes espetáculos: Calabar, o elogio da traição (2008), musical de Chico Buarque e Ruy Guerra, Deus e o diabo na terra do sol (2011), a partir do filme homônimo de Glauber Rocha e, ainda que de maneira tangencial, A hora da estrela (2017), a partir do romance de Clarice Lispector. A pesquisa, de caráter reflexivo, fundamenta-se na análise dos arquivos que guardam a memória do grupo como cadernos de processo, programas das peças, artigos, matérias jornalísticas, entrevistas, vídeos dos espetáculos, como também se utiliza de elementos de metodologia da história oral, como entrevistas que se somaram à memória do autor, que realiza esta pesquisa enquanto ator, diretor e produtor da Definitiva desde a sua fundação. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Definitiva Cia. de Teatro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
pesquisa de linguagem |
pt_BR |
dc.subject.pt |
poética |
pt_BR |
dc.subject.pt |
teatro de grupo |
pt_BR |