DSpace Repository

Leitura literária e ensino de história: o círculo de leitura como prática interdisciplinar no ensino fundamental

Show simple item record

dc.contributor.advisor Cesco, Susana
dc.contributor.author Figueira, Ana Maria Silva
dc.date.accessioned 2025-06-09T21:16:40Z
dc.date.available 2025-06-09T21:16:40Z
dc.date.issued 2024-08-14
dc.identifier.citation Figueira, Ana Maria Silva. Leitura literária e ensino de história: o círculo de leitura como prática interdisciplinar no ensino fundamental. 163f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14603
dc.description.sponsorship N/A pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Leitura literária e ensino de história: o círculo de leitura como prática interdisciplinar no ensino fundamental pt_BR
dc.title.alternative Literacy reading and history teaching: the reading circle as an interdisciplinary practice in middle school pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Cesco, Susana
dc.contributor.referee Moraes, Renata
dc.contributor.referee Borges, Vera Lúcia Bogéa
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Ensino de História pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq HISTÓRIA pt_BR
dc.subject.en History Teaching pt_BR
dc.subject.en Interdisciplinarity pt_BR
dc.subject.en History pt_BR
dc.subject.en Literature pt_BR
dc.subject.en Reading circle pt_BR
dc.subject.en Middle school pt_BR
dc.description.abstracten The present work aims at understanding the articulation between literature and history in middle school. It seeks to analyze reading circles as a strategy of shared reading making use of children’s and youth works which have history as the centerpiece of the narrative. Thus, literary and historical literacy possibilities are discussed based on the contributions of an interdisciplinary work. First, a reflection on the bonds between history, literature and teaching is conducted, bringing to the academic debate points which connect these fields, enabling knowledge building at school. Next, the creation of the reading circles based on four works targeted at young readers is presented, illustrating the theoretical discussion. Finally, it seeks to demonstrate how the dialogue between literature and history enables students to argue in an autonomous, clear and coherent way, promoting the exchange of ideas and the respect for different opinions. The pedagogical product developed as part of The Professional Master’s Degree Program in History Teaching (ProfHistória) is a guideline of activities targeted at teachers, fashioned around my experience in teaching and around the discussions and readings promoted during the program ProfHistória. Besides presenting approaches for the use of collaborative reading as a teaching strategy for following along and understanding the written text, the guideline is intended to work as a motivational tool for history learning. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber N/A pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho tem como objetivo compreender a articulação entre a literatura e a história no ensino fundamental. Busca-se analisar os círculos de leitura como uma estratégia de leitura compartilhada, utilizando obras infantojuvenis que tenham a história como elemento central da narrativa. Nesse sentido, são discutidas as possibilidades de letramento literário e histórico a partir das contribuições de um trabalho interdisciplinar. Em um primeiro momento realiza-se uma reflexão acerca dos laços entre a história, a literatura e o ensino, trazendo para o debate acadêmico o que aproxima essas áreas, possibilitando a construção do conhecimento na escola. Em seguida, é apresentada a criação de círculos de leitura com base em quatro obras destinadas aos jovens leitores, ilustrando a discussão teórica. Por fim, procura-se demostrar como o diálogo entre a literatura e a história capacita os estudantes a argumentarem de forma autônoma, clara e coerente, promovendo a troca de ideias e o respeito às opiniões diferentes. O produto pedagógico desenvolvido como parte do Mestrado Profissional em Ensino de História trata-se de um roteiro de atividades voltado para os (as) professores (as), elaborado a partir da minha experiência no magistério e das discussões e leituras promovidas durante o programa ProfHistória, O guia apresenta abordagens para o uso da leitura colaborativa como prática de acompanhamento e compreensão do texto escrito, além de ser uma ferramenta motivadora para o aprendizado de história. pt_BR
dc.subject.pt Ensino de História pt_BR
dc.subject.pt Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject.pt História pt_BR
dc.subject.pt Literatura pt_BR
dc.subject.pt Círculo de leitura pt_BR
dc.subject.pt Ensino fundamental pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|