dc.contributor.advisor |
Cesco, Susana |
|
dc.contributor.author |
Figueira, Ana Maria Silva |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-09T21:16:40Z |
|
dc.date.available |
2025-06-09T21:16:40Z |
|
dc.date.issued |
2024-08-14 |
|
dc.identifier.citation |
Figueira, Ana Maria Silva. Leitura literária e ensino de história: o círculo de leitura como prática interdisciplinar no ensino fundamental. 163f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14603 |
|
dc.description.sponsorship |
N/A |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Leitura literária e ensino de história: o círculo de leitura como prática interdisciplinar no ensino fundamental |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Literacy reading and history teaching: the reading circle as an interdisciplinary practice in middle school |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Cesco, Susana |
|
dc.contributor.referee |
Moraes, Renata |
|
dc.contributor.referee |
Borges, Vera Lúcia Bogéa |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
History Teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
Interdisciplinarity |
pt_BR |
dc.subject.en |
History |
pt_BR |
dc.subject.en |
Literature |
pt_BR |
dc.subject.en |
Reading circle |
pt_BR |
dc.subject.en |
Middle school |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present work aims at understanding the articulation between literature and history in middle school. It seeks to analyze reading circles as a strategy of shared reading making use of children’s and youth works which have history as the centerpiece of the narrative. Thus, literary and historical literacy possibilities are discussed based on the contributions of an interdisciplinary work. First, a reflection on the bonds between history, literature and teaching is conducted, bringing to the academic debate points which connect these fields, enabling knowledge building at school. Next, the creation of the reading circles based on four works targeted at young readers is presented, illustrating the theoretical discussion. Finally, it seeks to demonstrate how the dialogue between literature and history enables students to argue in an autonomous, clear and coherent way, promoting the exchange of ideas and the respect for different opinions. The pedagogical product developed as part of The Professional Master’s Degree Program in History Teaching (ProfHistória) is a guideline of activities targeted at teachers, fashioned around my experience in teaching and around the discussions and readings promoted during the program ProfHistória. Besides presenting approaches for the use of collaborative reading as a teaching strategy for following along and understanding the written text, the guideline is intended to work as a motivational tool for history learning. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/A |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho tem como objetivo compreender a articulação entre a literatura e a história no ensino fundamental. Busca-se analisar os círculos de leitura como uma estratégia de leitura compartilhada, utilizando obras infantojuvenis que tenham a história como elemento central da narrativa. Nesse sentido, são discutidas as possibilidades de letramento literário e histórico a partir das contribuições de um trabalho interdisciplinar. Em um primeiro momento realiza-se uma reflexão acerca dos laços entre a história, a literatura e o ensino, trazendo para o debate acadêmico o que aproxima essas áreas, possibilitando a construção do conhecimento na escola. Em seguida, é apresentada a criação de círculos de leitura com base em quatro obras destinadas aos jovens leitores, ilustrando a discussão teórica. Por fim, procura-se demostrar como o diálogo entre a literatura e a história capacita os estudantes a argumentarem de forma autônoma, clara e coerente, promovendo a troca de ideias e o respeito às opiniões diferentes. O produto pedagógico desenvolvido como parte do Mestrado Profissional em Ensino de História trata-se de um roteiro de atividades voltado para os (as) professores (as), elaborado a partir da minha experiência no magistério e das discussões e leituras promovidas durante o programa ProfHistória, O guia apresenta abordagens para o uso da leitura colaborativa como prática de acompanhamento e compreensão do texto escrito, além de ser uma ferramenta motivadora para o aprendizado de história. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Interdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
História |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Literatura |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Círculo de leitura |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino fundamental |
pt_BR |