DSpace Repository

Escovando a História a Contrapelo: Metaficção Historiográfica e Passado Prático em A Literatura Nazista na América de Roberto Bolaño

Show simple item record

dc.contributor.advisor Klein, Kelvin Falcão
dc.contributor.author Ribeiro, João Pedro Coppelli
dc.date.accessioned 2025-06-09T21:24:32Z
dc.date.available 2025-06-09T21:24:32Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation Ribeiro, João Pedro Coppelli. Escovando a História a Contrapelo: Metaficção Historiográfica e Passado Prático em A Literatura Nazista na América de Roberto Bolaño. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14605
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Escovando a História a Contrapelo: Metaficção Historiográfica e Passado Prático em A Literatura Nazista na América de Roberto Bolaño pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR
dc.contributor.referee Klein, Kelvin Falcão
dc.contributor.referee Franco, Gustavo Naves
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Literatura Nazi pt_BR
dc.subject.en Roberto Bolaño pt_BR
dc.description.abstracten The present work proposes a critical reflection regarding the modes of writing about the past, specifically the relations between literature and historiography, based on a reading of La Literatura Nazi en América by Roberto Bolaño. Firstly, through the comparison with Historia Universal de la Infamia by Jorge Luis Borges, it remarks on the relevance of infamy as a theme to the study of the past, given its capacity of working within the gaps of historical discourse, denouncing and confronting traditional narratives of power. Afterward, through Linda Hutcheon’s concept of “historiographic metafiction” and Hayden White’s notion of “practical past”, it conducts an in-depth reading of Bolaño’s work, emphasizing the inherent problems with traditional (and supposedly objective) historiography, as well as the author’s approach of the American continent’s troubled past in an attempt to process its historical traumas. The point of the proposed interlacement between literature and history is the construction of a plural knowledge about the past. pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho propõe uma reflexão crítica acerca dos modos de escrita sobre o passado, em especial as relações entre literatura e historiografia, a partir de uma leitura de A Literatura Nazista na América, de Roberto Bolaño. A princípio, através da comparação com o livro História Universal da Infâmia, de Jorge Luis Borges, observa-se a relevância da temática da infâmia para o estudo do passado, por sua capacidade de trabalhar nas lacunas do discurso histórico, denunciando e confrontando a narrativa hegemônica do poder. Em seguida, com o apoio teórico dos conceitos de “metaficção historiográfica”, de Linda Hutcheon, e “passado prático”, de Hayden White, é conduzida uma leitura aprofundada do livro de Bolaño, com ênfase na problematização da historiografia tradicional e seus pressupostos de objetividade, assim como na articulação que o autor faz do passado conturbado do continente americano, numa tentativa de processar seus traumas históricos. O foco do cruzamento proposto entre literatura e história é a construção de um conhecimento plural sobre o passado. pt_BR
dc.subject.pt A Literatura Nazista pt_BR
dc.subject.pt Roberto Bolaño pt_BR
dc.degree.course Bacharelado em Letras pt_BR
dc.degree.college Escola de Letras pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|