DSpace Repository

Jornada mascarada: a formação de alunos leitores através da Literatura Distópica

Show simple item record

dc.contributor.advisor Santos, Marcelo dos
dc.contributor.author Araújo, Thaís Abreu de
dc.date.accessioned 2025-06-16T21:02:54Z
dc.date.available 2025-06-16T21:02:54Z
dc.date.issued 2022-02
dc.identifier.citation Araújo, Thaís Abreu de. Jornada mascarada: a formação de alunos leitores através da Literatura Distópica. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14611
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Jornada mascarada: a formação de alunos leitores através da Literatura Distópica pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR
dc.contributor.referee Santos, Marcelo dos
dc.contributor.referee Lima, Manoel Ricardo de
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Utopia pt_BR
dc.subject.en Dystopia pt_BR
dc.subject.en Formation Of Readers pt_BR
dc.subject.en Identity pt_BR
dc.subject.en Memory pt_BR
dc.subject.en Book pt_BR
dc.description.abstracten Starting from the concept of utopian teaching, this work presents some important points between the dystopias Nós (Evgéni Zamyatin, 1924), Brave New World (Aldous Huxley, 1932) and 1984 (George Orwell, 1948), creating a bridge for the representation of teaching and reading narratives, as a way of reflecting on this genre for the formation of students. In other words, highlighting the book as a utopian object of acceptance and criticism, beyond these dystopian environments. To analyze this presence of the book “prohibited object” and, therefore, “liberating”, the memory giver and Fahrenheit 451. will be seen as considerations about “mass literature” within this context. Such are thought for the understanding of Dystopian Literature training critical students. pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Partindo do conceito de utopia, esse trabalho apresenta alguns pontos importantes entre as distopias Nós (Evgéni Zamyatin, 1924), Admirável mundo novo (Aldous Huxley, 1932) e 1984 (George Orwell, 1948), criando uma ponte para uma apresentação da escola moderna e da leitura nessas narrativas, como forma de refletir a relevância desse gênero para a formação de alunos leitores. Ou seja, destacando o livro como um objeto utópico de acolhida e criticidade, para além desses ambientes distópicos. Para analisar essa presença do livro como “objeto proibido” e, por isso, “libertador”, serão vistos os livros O doador de memórias e Fahrenheit 451. Relações entre controle cultural, perda de identidade e experiências cada vez mais automatizadas serão abordadas, assim como considerações acerca da “literatura de massa” dentro desse contexto. Tais reflexões são necessárias para a compreensão da Literatura Distópica na formação de alunos leitores críticos. pt_BR
dc.subject.pt Utopia pt_BR
dc.subject.pt Distopia pt_BR
dc.subject.pt Formação De Leitores pt_BR
dc.subject.pt Identidade pt_BR
dc.subject.pt Memória pt_BR
dc.subject.pt Livro pt_BR
dc.degree.course Bacharelado em Letras pt_BR
dc.degree.college Escola de Letras pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|