dc.contributor.advisor |
Santos, Marcelo dos |
|
dc.contributor.author |
Araújo, Thaís Abreu de |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-16T21:02:54Z |
|
dc.date.available |
2025-06-16T21:02:54Z |
|
dc.date.issued |
2022-02 |
|
dc.identifier.citation |
Araújo, Thaís Abreu de. Jornada mascarada: a formação de alunos leitores através da Literatura Distópica. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14611 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Jornada mascarada: a formação de alunos leitores através da Literatura Distópica |
pt_BR |
dc.type |
bachelorThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Santos, Marcelo dos |
|
dc.contributor.referee |
Lima, Manoel Ricardo de |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Utopia |
pt_BR |
dc.subject.en |
Dystopia |
pt_BR |
dc.subject.en |
Formation Of Readers |
pt_BR |
dc.subject.en |
Identity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Book |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Starting from the concept of utopian teaching, this work presents some important points between the dystopias Nós (Evgéni Zamyatin, 1924), Brave New World (Aldous Huxley, 1932) and 1984 (George Orwell, 1948), creating a bridge for the representation of teaching and reading narratives, as a way of reflecting on this genre for the formation of students. In other words, highlighting the book as a utopian object of acceptance and criticism, beyond these dystopian environments. To analyze this presence of the book “prohibited object” and, therefore, “liberating”, the memory giver and Fahrenheit 451. will be seen as considerations about “mass literature” within this context. Such are thought for the understanding of Dystopian Literature training critical students. |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Partindo do conceito de utopia, esse trabalho apresenta alguns pontos importantes entre as distopias Nós (Evgéni Zamyatin, 1924), Admirável mundo novo (Aldous Huxley, 1932) e 1984 (George Orwell, 1948), criando uma ponte para uma apresentação da escola moderna e da leitura nessas narrativas, como forma de refletir a relevância desse gênero para a formação de alunos leitores. Ou seja, destacando o livro como um objeto utópico de acolhida e criticidade, para além desses ambientes distópicos. Para analisar essa presença do livro como “objeto proibido” e, por isso, “libertador”, serão vistos os livros O doador de memórias e Fahrenheit 451. Relações entre controle cultural, perda de identidade e experiências cada vez mais automatizadas serão abordadas, assim como considerações acerca da “literatura de massa” dentro desse contexto. Tais reflexões são necessárias para a compreensão da Literatura Distópica na formação de alunos leitores críticos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Utopia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Distopia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Formação De Leitores |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Identidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Livro |
pt_BR |
dc.degree.course |
Bacharelado em Letras |
pt_BR |
dc.degree.college |
Escola de Letras |
pt_BR |