dc.contributor.advisor |
Marques, Juliana Bastos |
|
dc.contributor.author |
Nascimento, Ian Moura Gomes do |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-18T20:26:31Z |
|
dc.date.available |
2025-06-18T20:26:31Z |
|
dc.date.issued |
2025-04-16 |
|
dc.identifier.citation |
Nascimento, Ian Moura Gomes do. Entre o antigo e o reacionário: um estudo sobre as produções da “Brasil Paralelo” e a retórica sofística clássica. 2025. 124 f. Dissertação (Mestrado em História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14612 |
|
dc.description.sponsorship |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Entre o antigo e o reacionário: um estudo sobre as produções da “Brasil Paralelo” e a retórica sofística clássica |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Between the ancient and the reactionary: a study of the productions of “Brasil Paralelo” and classical sophistic rhetoric |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Marques, Juliana Bastos |
|
dc.contributor.referee |
Cornelli, Gabriele |
|
dc.contributor.referee |
Nicolazzi, Fernando Felizardo |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Brasil Paralelo |
pt_BR |
dc.subject.en |
Sophists |
pt_BR |
dc.subject.en |
Classical Studies |
pt_BR |
dc.subject.en |
Ancient History |
pt_BR |
dc.subject.en |
Uses of the Past |
pt_BR |
dc.subject.en |
Classical Reception |
pt_BR |
dc.subject.en |
Brazilian Conservatism |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The objective of this dissertation is to analyze Brasil Paralelo’s use of the classics and the Classical Tradition, based on the case study of the understanding of the Sophists as the first perpetrators of truth and reason — a view disseminated by the production company. According to this view, a “Moral Relativism” would have originated in ancient Greece through the philosophy of Protagoras, who stated that “man is the measure of all things” and resurfaced in contemporary times with the “Relativization of Truth”. By analyzing the conservative elements related to civilization, imperialism and the authority of the Classical Tradition present in the documentaries and texts of Brasil Paralelo, we examined the way in which these discourses from Antiquity continue to be appropriated. In particular, we investigated its use to legitimize violent narratives by Far-Right groups against socially marginalized segments. This work uses Foucault’s theories of Genealogy and Archaeology, the Reception of the Classics and the Uses of the Past through (Post-)Classical Studies, as well as the views of Brazilian researchers on the ideas of “Cultural Reform” and “Moral Decadence” associated with the Brazilian New Right. Through this analysis, it is pointed out that in the uses that Brasil Paralelo makes of Classical Antiquity, the notion of truth is directed towards a central concept: the consolidation of a “Western Culture” as a space of power, legitimacy and authority, capable of defining the right paths towards truth, tradition, religiosity, civilization and progress. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/A |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O objetivo desta dissertação é analisar os usos dos clássicos e da tradição clássica pela Brasil Paralelo, a partir do estudo de caso da compreensão dos sofistas como primeiros perpetradores da verdade e razão — visão difundida pela produtora. Segundo essa visão um “relativismo moral” teria se originado na Grécia antiga através da filosofia de Protágoras, ao afirmar que “o homem é a medida de todas as coisas” e ressurgido no contemporâneo com a “relativização da verdade”. Por meio da análise dos elementos conservadores relacionados à civilização, ao imperialismo e à autoridade da tradição clássica presentes nos documentários e textos da Brasil Paralelo, foi examinada a maneira com que esses discursos da antiguidade continuam sendo apropriados. Em particular, investigamos sua utilização para legitimar narrativas violentas de grupos de extrema-direita contra segmentos socialmente marginalizados. Este trabalho utiliza as teorias de genealogia e arqueologia foucaultianas, de recepção dos clássicos e usos do passado por meio dos estudos (pós-)clássicos, assim como as visões de pesquisadores brasileiros sobre as ideias de “reforma cultural” e “decadência moral” associadas à nova-direita brasileira. Através dessa análise, aponta-se que nos usos que a Brasil Paralelo faz da antiguidade clássica, a noção de verdade é direcionada a um conceito central: a consolidação de uma “Cultura Ocidental” como espaço de poder, legitimidade e autoridade, capaz de definir os caminhos certos para a verdade, tradição, religiosidade, civilização e progresso. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Brasil Paralelo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sofistas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Estudos Clássicos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
História Antiga |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Usos do Passado |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Recepção dos Clássicos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Conservadorismo brasileiro |
pt_BR |