DSpace Repository

Os itinerários formativos de matemática financeira do novo ensino médio no Rio de Janeiro

Show simple item record

dc.contributor.advisor Busse, Ronaldo da Silva
dc.contributor.author Rabello, Thaís Santos
dc.date.accessioned 2025-06-26T12:28:35Z
dc.date.available 2025-06-26T12:28:35Z
dc.date.issued 2024-12-02
dc.identifier.citation Rabello, Thaís Santos. Os itinerários formativos de matemática financeira do novo ensino médio no Rio de Janeiro. 46f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14615
dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Os itinerários formativos de matemática financeira do novo ensino médio no Rio de Janeiro pt_BR
dc.title.alternative The financial mathematics training itineraries pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Busse, Ronaldo da Silva
dc.contributor.referee Pena, Fábio Xavier
dc.contributor.referee Machado, Vania Cristina
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject.en Financial mathematics pt_BR
dc.subject.en Financial education pt_BR
dc.subject.en New high school pt_BR
dc.description.abstracten In addition to financial mathematics within the scope of mathematics, this study highlights the importance of working on financial education in a conscious, transversal and attractive way. Bringing the current change in High School, the so-called New High School, has learning paths focused on finance. Through a didactic sequence in an electronic spreadsheet, the contents of simple interest and compound interest are covered for a broader and more practical understanding. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber N/A pt_BR
dc.description.abstractpt Para além da matemática financeira no âmbito da matemática, este estudo destaca a importância de se trabalhar a educação financeira de maneira consciente, transversal e atrativa. Trazendo a atual mudança do Ensino Médio, o chamado Novo Ensino Médio, possui as trilhas de aprendizagem com foco em finanças. Através de uma sequência didática em uma planilha eletrônica são abordados os conteúdos de juros simples e juros compostos para uma compreensão mais ampla e prática. pt_BR
dc.subject.pt Matemática financeira pt_BR
dc.subject.pt Educação financeira pt_BR
dc.subject.pt Novo ensino médio pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|