dc.contributor.advisor |
Paula, Michel Cambrainha de |
|
dc.contributor.author |
Santos, Jorge Luiz Gomes dos |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-26T12:29:19Z |
|
dc.date.available |
2025-06-26T12:29:19Z |
|
dc.date.issued |
2024-09-19 |
|
dc.identifier.citation |
Santos, Jorge Luiz Gomes dos. Desmos, Geogebra e GXWeb: uma comparação entre três sistemas de geometria dinâmica. 64f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14616 |
|
dc.description.sponsorship |
N/A |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Desmos, Geogebra e GXWeb: uma comparação entre três sistemas de geometria dinâmica |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Desmos, GeoGebra and GXWeb: a comparison between three dynamic geometry systems |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Paula, Michel Cambrainha de |
|
dc.contributor.referee |
Penna, Fábio Xavier |
|
dc.contributor.referee |
Mathias, Carmen |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Geometry teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
Dynamic geometry |
pt_BR |
dc.subject.en |
Constraint geometry |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work analyzes the advantages and disadvantages of three dynamic geometry systems for use in teaching mathematics: Desmos, GeoGebra and GXWeb. With the increasing use of digital technologies in classrooms, it is essential to understand how different tools can influence the learning process. The comparative analysis considers criteria such as usability, available features, accessibility, compatibility with different devices and pedagogical potential. Desmos is highlighted by its intuitive interface and easy online access, making it an ideal tool for beginners and elementary school students. GeoGebra, known for its versatility and wide range of functionalities, is suitable for deeper application at different levels of education, including higher education. GXWeb is distinguished by its advanced programming capabilities, quick connection with algebra and algebraic calculations and the dynamics of restrictions applied to objects, being suitable for both classroom explorations and research and for moments when exploring mathematical concepts , in more detail, is the main objective. The study concludes that choosing the most appropriate software depends on the specific needs of the educational context, pedagogical objectives and the profile of the students. What's more, it can be concluded that there is space and moments to use each of the three softwares. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/A |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho analisa as vantagens e desvantagens de três sistemas de geometria dinâmica, para a utilização no ensino de matemática: Desmos, GeoGebra e GXWeb. Com o crescente uso de tecnologias digitais em salas de aula, é essencial entender como diferentes ferramentas podem influenciar o processo de aprendizagem. A análise comparativa considera critérios como usabilidade, funcionalidades disponíveis, acessibilidade, compatibilidade com diversos dispositivos e potencial pedagógico. O Desmos é destacado por sua interface intuitiva e fácil acesso online, tornando-se uma ferramenta ideal para iniciantes e para o ensino fundamental. O GeoGebra, conhecido por sua versatilidade e pela vasta gama de funcionalidades, é indicado para uma aplicação mais profunda em diversos níveis de ensino, incluindo o superior. Já o GXWeb se distingue por suas capacidades avançadas de programação, rápida conexão com a álgebra e com cálculos algébricos e pela dinâmica de restrições aplicadas aos objetos, sendo adequado tanto para explorações em sala de aula quanto para pesquisas e para momentos em que explorar conceitos matemáticos, de forma mais detalhada, é o objetivo maior. O estudo conclui que a escolha do software mais adequado depende das necessidades específicas do contexto educacional, dos objetivos pedagógicos e do perfil dos estudantes. E mais ainda, conclui-se que há espaço e momentos para a utilização de cada um dos três softwares. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de geometria |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Geometria dinâmica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Geometria de restrição |
pt_BR |