| dc.contributor.advisor | Antunes, Gladson Octaviano | |
| dc.contributor.author | Rocha, Anderson Medeiros da | |
| dc.date.accessioned | 2025-06-26T12:56:25Z | |
| dc.date.available | 2025-06-26T12:56:25Z | |
| dc.date.issued | 2024-09-25 | |
| dc.identifier.citation | Rocha, Anderson Medeiros da. Metodologias Ativas no Ensino da Matemática: Análise e Perspectivas nos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GET) do Rio de Janeiro. 67f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/14617 | |
| dc.description.sponsorship | N/A | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Metodologias Ativas no Ensino da Matemática: Análise e Perspectivas nos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GET) do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Antunes, Gladson Octaviano | |
| dc.contributor.referee | Busse, Ronaldo da Silva | |
| dc.contributor.referee | Barbosa, Augusto Cesar de Castro | |
| dc.degree.department | CCET | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Profissional | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | MATEMÁTICA | pt_BR |
| dc.subject.en | Mathematics | pt_BR |
| dc.subject.en | Teaching | pt_BR |
| dc.subject.en | Methodologies | pt_BR |
| dc.subject.en | Technology | pt_BR |
| dc.description.abstracten | Over time, society changes and there are technological advances that generate changes in customs and habits in different segments. In education, this can be seen with the emergence of active methodologies, educational strategies that encourage autonomy, with activities focused on real situations, encouraging communication, providing students with expanded thinking and enabling the development of a leading position, increasing engagement. of everyone involved. The availability of spaces that provide the opportunity for the development of such activities and material that can help and support teachers and students is necessary. The Rio de Janeiro Department of Education uses these strategies, specific spaces and technologies, through the implementation of Technological Educational Gymnasiums (GET) in several schools, increasingly expanding this teaching program. The objective of this work is, through the qualitative bibliographic research method, to investigate the characteristics and results of the application of active methodologies, with a focus on mathematics, analyze practices and tools that have been used; how technology is being used, what resources are being used and what others may be, such as applications and programs, with a focus on what can be used in GET teaching spaces. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | N/A | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Com o passar do tempo, a sociedade passa por transformações significativas, impulsionadas por avanços tecnológicos que alteram costumes e hábitos em diversos setores, incluindo a educação. Esse cenário é marcado pelo surgimento das metodologias ativas, que são estratégias educacionais voltadas para estimular a autonomia dos alunos por meio de atividades baseadas em situações reais, promovendo a comunicação, ampliando o pensamento crítico e posicionando o estudante como protagonista no processo de aprendizagem, o que aumenta o engajamento de todos os envolvidos. Diante disso, a disponibilidade de espaços adequados para o desenvolvimento dessas atividades e de materiais que apoiem docentes e discentes torna-se essencial. A Secretaria de Educação do Rio de Janeiro tem adotado essas estratégias com a implementação dos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GET) em várias escolas, promovendo a expansão desse programa inovador de ensino. O presente trabalho tem como objetivo, por meio de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e a aplicação de um questionário, investigar as características e os resultados da aplicação das metodologias ativas, com foco no ensino da matemática. Além disso, busca analisar as práticas e ferramentas utilizadas, a forma como a tecnologia tem sido empregada, os recursos disponíveis, e explorar novas possibilidades, como aplicativos e programas, que podem ser aplicados nos espaços GET de ensino. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Matemática | pt_BR |
| dc.subject.pt | Ensino | pt_BR |
| dc.subject.pt | Metodologias | pt_BR |
| dc.subject.pt | Tecnologia | pt_BR |