DSpace Repository

O uso das inteligências artificiais como ferramentas de auxílio a prática docente do professor de matemática

Show simple item record

dc.contributor.advisor Antunes, Gladson Octaviano
dc.contributor.author Carvalho, Esdras Pereira de
dc.date.accessioned 2025-06-26T12:57:08Z
dc.date.available 2025-06-26T12:57:08Z
dc.date.issued 2024-10-18
dc.identifier.citation Carvalho, Esdras Pereira de. O uso das inteligências artificiais como ferramentas de auxílio a prática docente do professor de matemática. 55f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14618
dc.description.sponsorship N/A pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O uso das inteligências artificiais como ferramentas de auxílio a prática docente do professor de matemática pt_BR
dc.title.alternative The use of artificial intelligence as tools to aid the teaching practice of mathematics teachers pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Antunes, Gladson Octaviano
dc.contributor.referee Paula, Michel Cambrainha de
dc.contributor.referee Martins, Leonardo Tadeu Silvares
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject.en Artificial intelligence pt_BR
dc.subject.en Education pt_BR
dc.subject.en Teaching practice pt_BR
dc.subject.en Mathematics teacher pt_BR
dc.subject.en Educational technologies pt_BR
dc.description.abstracten The relationships between education and digital technologies have increased in recent years, notably in post-pandemic times. Currently, Artificial Intelligence, which has a great impact on teaching forms and strategies, is present in most digital resources, modifying the use of technological means such as image, video, sound and text, creating a new digital culture. This research aims to seek information and solutions so that new technologies, mainly Artificial Intelligence, can optimize and automate the management of teachers' work, especially in the classroom. Through bibliographical research and observation of these new technologies already applied in various products, some even educational, it is expected to bring together a compilation of small suggestions on where and how teachers can start using these tools in their teaching practice. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber N/A pt_BR
dc.description.abstractpt Nos últimos anos, as interações entre educação e tecnologias digitais têm se intensificado, especialmente no contexto pós-pandêmico. A Inteligência Artificial, com seu potencial de impacto profundo nas metodologias e estratégias pedagógicas, tornou-se uma presença predominante em diversos recursos digitais. Ela tem transformado o uso de tecnologias como imagem, vídeo, som e texto, criando uma cultura digital que pode redefinir as práticas educacionais e a maneira como o conhecimento é transmitido e assimilado. Esta pesquisa busca explorar como novas tecnologias, especialmente as que fazem uso de Inteligências Artificiais, podem otimizar e automatizar a gestão do trabalho docente, com foco na sala de aula. Através de uma análise bibliográfica e da observação de tecnologias já aplicadas em diversos produtos, inclusive educacionais, esperamos compilar sugestões práticas sobre onde e como os professores podem integrar essas ferramentas em sua prática pedagógica. pt_BR
dc.subject.pt Inteligência artificial pt_BR
dc.subject.pt Educação pt_BR
dc.subject.pt Prática docente pt_BR
dc.subject.pt Professor de matemática pt_BR
dc.subject.pt Tecnologias educacionais pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|