dc.contributor.advisor |
Antunes, Gladson Octaviano |
|
dc.contributor.author |
Carvalho, Esdras Pereira de |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-26T12:57:08Z |
|
dc.date.available |
2025-06-26T12:57:08Z |
|
dc.date.issued |
2024-10-18 |
|
dc.identifier.citation |
Carvalho, Esdras Pereira de. O uso das inteligências artificiais como ferramentas de auxílio a prática docente do professor de matemática. 55f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14618 |
|
dc.description.sponsorship |
N/A |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O uso das inteligências artificiais como ferramentas de auxílio a prática docente do professor de matemática |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of artificial intelligence as tools to aid the teaching practice of mathematics teachers |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Antunes, Gladson Octaviano |
|
dc.contributor.referee |
Paula, Michel Cambrainha de |
|
dc.contributor.referee |
Martins, Leonardo Tadeu Silvares |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Artificial intelligence |
pt_BR |
dc.subject.en |
Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mathematics teacher |
pt_BR |
dc.subject.en |
Educational technologies |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The relationships between education and digital technologies have increased in recent years, notably in post-pandemic times. Currently, Artificial Intelligence, which has a great impact on teaching forms and strategies, is present in most digital resources, modifying the use of technological means such as image, video, sound and text, creating a new digital culture.
This research aims to seek information and solutions so that new technologies, mainly Artificial Intelligence, can optimize and automate the management of teachers' work, especially in the classroom. Through bibliographical research and observation of these new technologies already applied in various products, some even educational, it is expected to bring together a compilation of small suggestions on where and how teachers can start using these tools in their teaching practice. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/A |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Nos últimos anos, as interações entre educação e tecnologias digitais têm se intensificado, especialmente no contexto pós-pandêmico. A Inteligência Artificial, com seu potencial de impacto profundo nas metodologias e estratégias pedagógicas, tornou-se uma presença predominante em diversos recursos digitais. Ela tem transformado o uso de tecnologias como imagem, vídeo, som e texto, criando uma cultura digital que pode redefinir as práticas educacionais e a maneira como o conhecimento é transmitido e assimilado. Esta pesquisa busca explorar como novas tecnologias, especialmente as que fazem uso de Inteligências Artificiais, podem otimizar e automatizar a gestão do trabalho docente, com foco na sala de aula. Através de uma análise bibliográfica e da observação de tecnologias já aplicadas em diversos produtos, inclusive educacionais, esperamos compilar sugestões práticas sobre onde e como os professores podem integrar essas ferramentas em sua prática pedagógica. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Inteligência artificial |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Professor de matemática |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Tecnologias educacionais |
pt_BR |