DSpace Repository

Etnomatemática no Ensino da Geometria na EJA

Show simple item record

dc.contributor.advisor Simas, Fabio Luiz Borges
dc.contributor.author Alagoa, Simone Pessanha
dc.date.accessioned 2025-06-26T12:57:26Z
dc.date.available 2025-06-26T12:57:26Z
dc.date.issued 2025-02-25
dc.identifier.citation Alagoa, Simone Pessanha. Etnomatemática no Ensino da Geometria na EJA. 50f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14619
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Etnomatemática no Ensino da Geometria na EJA pt_BR
dc.title.alternative Ethnomathematics in geometry teaching in EJA pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Simas, Fabio Luiz Borges
dc.contributor.referee Bernardes, Aline Caetano da Silva
dc.contributor.referee Rangel, Letícia Guimarães
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject.en Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject.en Ethnomathematics pt_BR
dc.subject.en Geometry pt_BR
dc.subject.en Didactic Sequences pt_BR
dc.description.abstracten Based on my experience as a teacher, I have observed that difficulties related to teaching Geometry in Youth and Adult Education (EJA) classes generally stem from the same issue: the lack of meaning, for students, in the topics covered. Grounded in the theoretical framework of Ethnomathematics, this study consists of experience reports from EJA classes in lower secondary education and Didactic Sequences that emerged from these experiences. Interactions with students, often related to their professions and daily practices, served as a starting point for reflections and activities that connect geometric concepts to students’ realities. This work aims to encourage teachers to recognize and value students' prior knowledge and the mathematics they use in their activities outside school. Emphasizing the dialogical process of knowledge construction, as advocated by Paulo Freire, this study promotes a critical and reflective approach to teaching Geometry in EJA, giving meaning to learning while fostering curiosity, argumentation, and critical thinking. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber N/A pt_BR
dc.description.abstractpt A partir da minha experiência como docente, percebi que as dificuldades relacionadas ao ensino da Geometria nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), de modo geral, partem do mesmo ponto: a falta de significado, para os estudantes, dos temas abordados. Com base no referencial teórico da Etnomatemática, este trabalho é composto por relatos de experiências vividas em turmas de EJA do Ensino Fundamental 2 e por Sequências Didáticas que emergiram dessas vivências. As interações com os estudantes, frequentemente relacionadas às suas profissões e práticas cotidianas, serviram como ponto de partida para reflexões e atividades que conectam conceitos geométricos à realidade dos alunos. Este trabalho busca estimular professores a reconhecerem e valorizarem os conhecimentos prévios e as matemáticas empregadas pelos estudantes em suas atividades fora da escola. Valorizando o processo dialógico de construção do conhecimento, como defendido por Paulo Freire, o trabalho promove uma abordagem crítica e reflexiva para o ensino de Geometria na EJA, conferindo significado à aprendizagem e despertando a curiosidade, a argumentação e a crítica. pt_BR
dc.subject.pt Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject.pt Etnomatemática pt_BR
dc.subject.pt Geometria pt_BR
dc.subject.pt Sequências Didáticas pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|