dc.contributor.advisor |
Simas, Fabio Luiz Borges |
|
dc.contributor.author |
Alagoa, Simone Pessanha |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-26T12:57:26Z |
|
dc.date.available |
2025-06-26T12:57:26Z |
|
dc.date.issued |
2025-02-25 |
|
dc.identifier.citation |
Alagoa, Simone Pessanha. Etnomatemática no Ensino da Geometria na EJA. 50f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14619 |
|
dc.description.sponsorship |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Etnomatemática no Ensino da Geometria na EJA |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Ethnomathematics in geometry teaching in EJA |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Simas, Fabio Luiz Borges |
|
dc.contributor.referee |
Bernardes, Aline Caetano da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Rangel, Letícia Guimarães |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Ethnomathematics |
pt_BR |
dc.subject.en |
Geometry |
pt_BR |
dc.subject.en |
Didactic Sequences |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Based on my experience as a teacher, I have observed that difficulties related to
teaching Geometry in Youth and Adult Education (EJA) classes generally stem from
the same issue: the lack of meaning, for students, in the topics covered. Grounded in
the theoretical framework of Ethnomathematics, this study consists of experience
reports from EJA classes in lower secondary education and Didactic Sequences that
emerged from these experiences. Interactions with students, often related to their
professions and daily practices, served as a starting point for reflections and activities
that connect geometric concepts to students’ realities. This work aims to encourage
teachers to recognize and value students' prior knowledge and the mathematics they
use in their activities outside school. Emphasizing the dialogical process of knowledge
construction, as advocated by Paulo Freire, this study promotes a critical and reflective
approach to teaching Geometry in EJA, giving meaning to learning while fostering
curiosity, argumentation, and critical thinking. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/A |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A partir da minha experiência como docente, percebi que as dificuldades relacionadas
ao ensino da Geometria nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), de modo
geral, partem do mesmo ponto: a falta de significado, para os estudantes, dos temas
abordados. Com base no referencial teórico da Etnomatemática, este trabalho é
composto por relatos de experiências vividas em turmas de EJA do Ensino
Fundamental 2 e por Sequências Didáticas que emergiram dessas vivências. As
interações com os estudantes, frequentemente relacionadas às suas profissões e
práticas cotidianas, serviram como ponto de partida para reflexões e atividades que
conectam conceitos geométricos à realidade dos alunos. Este trabalho busca
estimular professores a reconhecerem e valorizarem os conhecimentos prévios e as
matemáticas empregadas pelos estudantes em suas atividades fora da escola.
Valorizando o processo dialógico de construção do conhecimento, como defendido
por Paulo Freire, o trabalho promove uma abordagem crítica e reflexiva para o ensino
de Geometria na EJA, conferindo significado à aprendizagem e despertando a
curiosidade, a argumentação e a crítica. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Etnomatemática |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Geometria |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sequências Didáticas |
pt_BR |