DSpace Repository

Uma sala de aula pública no moodle para EJA orientações de estudos e pré-requisitos para o ensino médio

Show simple item record

dc.contributor.advisor Simas, Fabio Luiz Borges
dc.contributor.author Gomes, Wellington Serra
dc.date.accessioned 2025-06-26T12:57:55Z
dc.date.available 2025-06-26T12:57:55Z
dc.date.issued 2025-02-25
dc.identifier.citation Gomes, Wellington Serra. Uma sala de aula pública no moodle para EJA orientações de estudos e pré-requisitos para o ensino médio. 28f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14620
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Uma sala de aula pública no moodle para EJA orientações de estudos e pré-requisitos para o ensino médio pt_BR
dc.title.alternative A public virtual classroom on moodle for youth and adult (EJA) pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Simas, Fabio Luiz Borges
dc.contributor.referee Busse, Ronaldo da Silva
dc.contributor.referee Almeida, Moisés Ceni de
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject.en Youth and Adult Education (EJA) pt_BR
dc.subject.en Educational Resource (ER) pt_BR
dc.subject.en Moodle Platform pt_BR
dc.subject.en Mathematical Mindsets pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation presents the development of an Educational Resource (ER) designed for Youth and Adult Education (EJA), focusing on mathematics teaching. The ER consists of a Virtual Learning Environment (VLE) on the Moodle platform, intended for high school students in the EJA program. The main objectives are to address learning gaps in fundamental mathematics, foster students’ autonomy, self-esteem, and confidence, and help them develop effective study habits. The ER includes explanatory videos, motivational audio recordings, and exercise lists, based on Jo Boaler’s Mathematical Mindsets theory, which emphasizes overcoming limiting beliefs. The proposal is also inspired by Paulo Freire’s perspective, reflecting on the role of education in students’ emancipation, promoting not only content mastery but also the development of autonomy and confidence. In addition to these theoretical foundations, the work engages with the book Educa¸c˜ao Matem´atica de Jovens e Adultos: especificidades, desafios e contribui¸c˜oes by Maria da Concei¸c˜ao F. R. Fonseca, which analyzes the particularities of mathematics education in the EJA context. Thus, the ER aims to contribute to reducing educational inequalities by offering a more effective and inclusive learning experience for EJA students. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber N/A pt_BR
dc.description.abstractpt Esta disserta¸c˜ao apresenta o desenvolvimento de um Recurso Educacional (RE) voltado para a Educa¸c˜ao de Jovens e Adultos (EJA), com foco no ensino da matem´atica. O RE consiste em um Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) na plataforma Moodle, destinado a estudantes do ensino m´edio da EJA. Os objetivos principais s˜ao suprir lacunas de aprendizagem da matem´atica do ensino fundamental, contribuir para a autonomia, a autoestima e a confian¸ca dos alunos, al´em de ajud´a-los a aprender a estudar. O RE ´e composto por v´ıdeos explicativos, ´audios motivacionais e listas de exerc´ıcios, com base na teoria das Mentalidades Matem´aticas de Jo Boaler, que enfatiza a supera¸c˜ao de cren¸cas limitantes. A proposta tamb´em se inspira na vis˜ao de Paulo Freire, refletindo sobre o papel da educa¸c˜ao na emancipa¸c˜ao dos alunos, promovendo n˜ao apenas o dom´ınio dos conte´udos, mas tamb´em o desenvolvimento da autonomia e da confian¸ca. Al´em desses referenciais, o trabalho dialoga com o livro “Educa¸c˜ao Matem´atica de Jovens e Adultos: especificidades, desafios e contribui¸c˜oes”, de Maria da Concei¸c˜ao F. R. Fonseca, que oferece uma an´alise sobre as particularidades do ensino de matem´atica na EJA. Dessa forma, o RE busca contribuir para a redu¸c˜ao das desigualdades educacionais, oferecendo uma aprendizagem mais eficaz e inclusiva para os alunos da EJA. pt_BR
dc.subject.pt Educação de Jovens e Adultos (EJA) pt_BR
dc.subject.pt Recurso Educacional (RE) pt_BR
dc.subject.pt Plataforma Moodle pt_BR
dc.subject.pt Mentalidades Matemáticas pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|