dc.contributor.advisor |
Simas, Fabio Luiz Borges |
|
dc.contributor.author |
Gomes, Wellington Serra |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-26T12:57:55Z |
|
dc.date.available |
2025-06-26T12:57:55Z |
|
dc.date.issued |
2025-02-25 |
|
dc.identifier.citation |
Gomes, Wellington Serra. Uma sala de aula pública no moodle para EJA orientações de estudos e pré-requisitos para o ensino médio. 28f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14620 |
|
dc.description.sponsorship |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Uma sala de aula pública no moodle para EJA orientações de estudos e pré-requisitos para o ensino médio |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A public virtual classroom on moodle for youth and adult (EJA) |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Simas, Fabio Luiz Borges |
|
dc.contributor.referee |
Busse, Ronaldo da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Almeida, Moisés Ceni de |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Youth and Adult Education (EJA) |
pt_BR |
dc.subject.en |
Educational Resource (ER) |
pt_BR |
dc.subject.en |
Moodle Platform |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mathematical Mindsets |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation presents the development of an Educational Resource (ER) designed for
Youth and Adult Education (EJA), focusing on mathematics teaching. The ER consists
of a Virtual Learning Environment (VLE) on the Moodle platform, intended for high
school students in the EJA program. The main objectives are to address learning gaps
in fundamental mathematics, foster students’ autonomy, self-esteem, and confidence, and
help them develop effective study habits.
The ER includes explanatory videos, motivational audio recordings, and exercise
lists, based on Jo Boaler’s Mathematical Mindsets theory, which emphasizes overcoming
limiting beliefs. The proposal is also inspired by Paulo Freire’s perspective, reflecting
on the role of education in students’ emancipation, promoting not only content mastery
but also the development of autonomy and confidence. In addition to these theoretical
foundations, the work engages with the book Educa¸c˜ao Matem´atica de Jovens e Adultos:
especificidades, desafios e contribui¸c˜oes by Maria da Concei¸c˜ao F. R. Fonseca, which
analyzes the particularities of mathematics education in the EJA context. Thus, the ER
aims to contribute to reducing educational inequalities by offering a more effective and
inclusive learning experience for EJA students. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/A |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta disserta¸c˜ao apresenta o desenvolvimento de um Recurso Educacional (RE) voltado
para a Educa¸c˜ao de Jovens e Adultos (EJA), com foco no ensino da matem´atica. O
RE consiste em um Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) na plataforma Moodle,
destinado a estudantes do ensino m´edio da EJA. Os objetivos principais s˜ao suprir lacunas
de aprendizagem da matem´atica do ensino fundamental, contribuir para a autonomia, a
autoestima e a confian¸ca dos alunos, al´em de ajud´a-los a aprender a estudar.
O RE ´e composto por v´ıdeos explicativos, ´audios motivacionais e listas de
exerc´ıcios, com base na teoria das Mentalidades Matem´aticas de Jo Boaler, que enfatiza a
supera¸c˜ao de cren¸cas limitantes. A proposta tamb´em se inspira na vis˜ao de Paulo Freire,
refletindo sobre o papel da educa¸c˜ao na emancipa¸c˜ao dos alunos, promovendo n˜ao apenas
o dom´ınio dos conte´udos, mas tamb´em o desenvolvimento da autonomia e da confian¸ca.
Al´em desses referenciais, o trabalho dialoga com o livro “Educa¸c˜ao Matem´atica de Jovens
e Adultos: especificidades, desafios e contribui¸c˜oes”, de Maria da Concei¸c˜ao F. R. Fonseca,
que oferece uma an´alise sobre as particularidades do ensino de matem´atica na EJA. Dessa
forma, o RE busca contribuir para a redu¸c˜ao das desigualdades educacionais, oferecendo
uma aprendizagem mais eficaz e inclusiva para os alunos da EJA. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Recurso Educacional (RE) |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Plataforma Moodle |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mentalidades Matemáticas |
pt_BR |