DSpace Repository

Logaritmos : um estudo com ênfase no processo de sua criação com proposição de tarefas

Show simple item record

dc.contributor.advisor Bernardes, Aline
dc.contributor.author Araujo, Leires Isabel Oliveira de
dc.date.accessioned 2025-06-26T12:58:14Z
dc.date.available 2025-06-26T12:58:14Z
dc.date.issued 2025-02-24
dc.identifier.citation Araujo, Leires Isabel Oliveira de. Logaritmos : um estudo com ênfase no processo de sua criação com proposição de tarefas. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14621
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Logaritmos : um estudo com ênfase no processo de sua criação com proposição de tarefas pt_BR
dc.title.alternative Logarithms : a study emphasizing their development process and the of tasks pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Correa, Bruna Moustapha
dc.contributor.referee Bernardes, Aline
dc.contributor.referee Correa, Bruna Moustapha
dc.contributor.referee Paula, Michel Cambrainha de
dc.contributor.referee Santos, Cleber Haubrichs dos
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject.en Logarithms pt_BR
dc.subject.en Teaching materials pt_BR
dc.subject.en History of mathematics pt_BR
dc.subject.en Mathematics education pt_BR
dc.subject.en Mathtask pt_BR
dc.description.abstracten The teaching of logarithms in high school often presents challenges and resistance from students, who complain that the content is abstract and disconnected from reality. Given this scenario, this research aims to investigate how the history of mathematics can contribute to making the teaching of logarithms more meaningful and accessible. The main goal is to develop an educational resource for teachers, encouraging the exploration of the historical context behind the creation of logarithms and proposing tasks inspired by this process. The adopted methodology involved the analysis of teaching materials, a literature review on logarithm instruction and the history of mathematics, and the adaptation of the MathTASK model, which aims to encourage teachers’ reflection on pedagogical practices. As a result, a set of tasks was developed to bring students closer to the challenges and motivations that led to the creation of logarithms, exploring their practical applications and historical evolution. As a result, this study has developed a didactic book containing these tasks and a proposed teaching sequence to guide educators in using this material. Future steps include the implementation of these activities with students and pre-service teachers, as well as to work towards the publication of the book, making it accessible to educators seeking to innovate in the teaching of logarithms. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber N/A pt_BR
dc.description.abstractpt O ensino de logaritmos no Ensino Médio frequentemente gera dificuldades e resistência por parte dos alunos, que veem o conteúdo como abstrato e desconectado da realidade. Diante desse cenário, esta pesquisa busca investigar como a história da matemática pode contribuir para tornar o ensino de logaritmos mais significativo e acessível. O objetivo geral do estudo é elaborar um produto educacional voltado para professores, incentivando a exploração do contexto histórico da criação dos logaritmos e propondo tarefas inspiradas nesse processo. A metodologia adotada envolveu a análise de materiais didáticos, a revisão bibliográfica sobre o ensino de logaritmos e história da matemática, e a adaptação do modelo MathTASK, que visa estimular a reflexão docente sobre práticas pedagógicas. Como resultado, foi desenvolvido um conjunto de tarefas que aproximam os estudantes das dificuldades e motivações que levaram à criação dos logaritmos, explorando sua aplicação prática e sua evolução ao longo do tempo. Os produtos finais incluem a elaboração de um livro didático contendo essas tarefas e uma proposta de sequência didática que orienta professores no uso desse material. Como próximos passos, pretende-se aplicar essas atividades com estudantes e professores em formação, além de trabalhar para a publicação do livro, tornando-o acessível a educadores que desejam inovar no ensino de logaritmos. pt_BR
dc.subject.pt Logaritmos pt_BR
dc.subject.pt Material didático pt_BR
dc.subject.pt História da matemática pt_BR
dc.subject.pt Ensino da matemática pt_BR
dc.subject.pt Mathtask pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|