dc.contributor.advisor |
Bernardes, Aline |
|
dc.contributor.author |
Araujo, Leires Isabel Oliveira de |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-26T12:58:14Z |
|
dc.date.available |
2025-06-26T12:58:14Z |
|
dc.date.issued |
2025-02-24 |
|
dc.identifier.citation |
Araujo, Leires Isabel Oliveira de. Logaritmos : um estudo com ênfase no processo de sua criação com proposição de tarefas. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14621 |
|
dc.description.sponsorship |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Logaritmos : um estudo com ênfase no processo de sua criação com proposição de tarefas |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Logarithms : a study emphasizing their development process and the of tasks |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Correa, Bruna Moustapha |
|
dc.contributor.referee |
Bernardes, Aline |
|
dc.contributor.referee |
Correa, Bruna Moustapha |
|
dc.contributor.referee |
Paula, Michel Cambrainha de |
|
dc.contributor.referee |
Santos, Cleber Haubrichs dos |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Logarithms |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teaching materials |
pt_BR |
dc.subject.en |
History of mathematics |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mathematics education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mathtask |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The teaching of logarithms in high school often presents challenges and resistance from students,
who complain that the content is abstract and disconnected from reality. Given this scenario, this
research aims to investigate how the history of mathematics can contribute to making the teaching
of logarithms more meaningful and accessible. The main goal is to develop an educational resource
for teachers, encouraging the exploration of the historical context behind the creation of logarithms
and proposing tasks inspired by this process. The adopted methodology involved the analysis of
teaching materials, a literature review on logarithm instruction and the history of mathematics, and
the adaptation of the MathTASK model, which aims to encourage teachers’ reflection on
pedagogical practices. As a result, a set of tasks was developed to bring students closer to the
challenges and motivations that led to the creation of logarithms, exploring their practical
applications and historical evolution. As a result, this study has developed a didactic book
containing these tasks and a proposed teaching sequence to guide educators in using this material.
Future steps include the implementation of these activities with students and pre-service teachers,
as well as to work towards the publication of the book, making it accessible to educators seeking
to innovate in the teaching of logarithms. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/A |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O ensino de logaritmos no Ensino Médio frequentemente gera dificuldades e resistência por parte
dos alunos, que veem o conteúdo como abstrato e desconectado da realidade. Diante desse cenário,
esta pesquisa busca investigar como a história da matemática pode contribuir para tornar o ensino
de logaritmos mais significativo e acessível. O objetivo geral do estudo é elaborar um produto
educacional voltado para professores, incentivando a exploração do contexto histórico da criação
dos logaritmos e propondo tarefas inspiradas nesse processo. A metodologia adotada envolveu a
análise de materiais didáticos, a revisão bibliográfica sobre o ensino de logaritmos e história da
matemática, e a adaptação do modelo MathTASK, que visa estimular a reflexão docente sobre
práticas pedagógicas. Como resultado, foi desenvolvido um conjunto de tarefas que aproximam os
estudantes das dificuldades e motivações que levaram à criação dos logaritmos, explorando sua
aplicação prática e sua evolução ao longo do tempo. Os produtos finais incluem a elaboração de
um livro didático contendo essas tarefas e uma proposta de sequência didática que orienta
professores no uso desse material. Como próximos passos, pretende-se aplicar essas atividades com
estudantes e professores em formação, além de trabalhar para a publicação do livro, tornando-o
acessível a educadores que desejam inovar no ensino de logaritmos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Logaritmos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Material didático |
pt_BR |
dc.subject.pt |
História da matemática |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino da matemática |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mathtask |
pt_BR |