DSpace Repository

O Conjunto dos Números Irracionais em uma abordagem investigativa e colaborativa para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II

Show simple item record

dc.contributor.advisor Antunes, Gladson Octaviano
dc.contributor.author Pitanga, Gláucio Assad
dc.date.accessioned 2025-06-26T12:58:33Z
dc.date.available 2025-06-26T12:58:33Z
dc.date.issued 2025-04-09
dc.identifier.citation Pitanga, Gláucio Assad. O Conjunto dos Números Irracionais em uma abordagem investigativa e colaborativa para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14622
dc.description.sponsorship N/A pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O Conjunto dos Números Irracionais em uma abordagem investigativa e colaborativa para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II pt_BR
dc.title.alternative The Set of Irrational Numbers in an Investigative and Collaborative Approach for Upper Elementary School Students pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Antunes, Gladson Octaviano
dc.contributor.referee Busse, Ronaldo da Silva
dc.contributor.referee Barbosa, Augusto César de Castro
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject.en Irrational Numbers pt_BR
dc.subject.en Investigative Methodology pt_BR
dc.subject.en Collaborative Learning pt_BR
dc.subject.en Middle School pt_BR
dc.subject.en BNCC pt_BR
dc.subject.en Mathematics Education pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation focuses on teaching the set of irrational numbers in final-year classes of lower secondary education, using an investigative and collaborative approach. The study proposes a methodology that encourages active student participation and fosters collective knowledge construction, overcoming the limitations of the traditional expository approach. Additionally, it discusses the guidelines of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and how irrational numbers are presented in national textbooks. To assess the effectiveness of these methodologies, practical classroom experiments were conducted, and the results showed increased student engagement and a deeper understanding of mathematical concepts. As a development of this study, an Educational Product was created, titled "Ruler Game: An Investigative and Collaborative Approach to Introducing Irrational Numbers."This material provides practical resources for implementing the proposed methodology, including instructional activities and a report on the experience of its application in the classroom. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber N/A pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação tem como foco o ensino do conjunto dos números irracionais em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental II, utilizando uma abordagem investigativa e colaborativa. O estudo propõe uma metodologia que estimula a participação ativa dos alunos e favorece a construção coletiva do conhecimento, superando as limitações da abordagem expositiva tradicional. Além disso, são discutidas as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a forma como os números irracionais são apresentados em livros didáticos nacionais. Para avaliar a efetividade dessas metodologias, foram conduzidos experimentos práticos em sala de aula, cujos resultados demonstraram um aumento no engajamento dos alunos e uma assimilação mais profunda dos conceitos matemáticos. Como desdobramento deste estudo, foi elaborado um Produto Educacional, intitulado "Jogo das Réguas: uma Abordagem Investigativa e Colaborativa para a Apresentação dos Números Irracionais". Esse material fornece recursos práticos para a aplicação da metodologia proposta, incluindo atividades didáticas e um relato da experiência de sua implementação em sala de aula. pt_BR
dc.subject.pt Números Irracionais pt_BR
dc.subject.pt Metodologia Investigativa pt_BR
dc.subject.pt Aprendizagem Colaborativa pt_BR
dc.subject.pt Ensino Fundamental II pt_BR
dc.subject.pt BNCC pt_BR
dc.subject.pt Educação Matemática pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|