dc.contributor.advisor |
Antunes, Gladson Octaviano |
|
dc.contributor.author |
Pitanga, Gláucio Assad |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-26T12:58:33Z |
|
dc.date.available |
2025-06-26T12:58:33Z |
|
dc.date.issued |
2025-04-09 |
|
dc.identifier.citation |
Pitanga, Gláucio Assad. O Conjunto dos Números Irracionais em uma abordagem investigativa e colaborativa para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14622 |
|
dc.description.sponsorship |
N/A |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O Conjunto dos Números Irracionais em uma abordagem investigativa e colaborativa para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The Set of Irrational Numbers in an Investigative and Collaborative Approach for Upper Elementary School Students |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Antunes, Gladson Octaviano |
|
dc.contributor.referee |
Busse, Ronaldo da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Barbosa, Augusto César de Castro |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Irrational Numbers |
pt_BR |
dc.subject.en |
Investigative Methodology |
pt_BR |
dc.subject.en |
Collaborative Learning |
pt_BR |
dc.subject.en |
Middle School |
pt_BR |
dc.subject.en |
BNCC |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mathematics Education |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation focuses on teaching the set of irrational numbers in final-year classes of
lower secondary education, using an investigative and collaborative approach. The study proposes
a methodology that encourages active student participation and fosters collective knowledge
construction, overcoming the limitations of the traditional expository approach. Additionally,
it discusses the guidelines of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and how irrational
numbers are presented in national textbooks. To assess the effectiveness of these methodologies,
practical classroom experiments were conducted, and the results showed increased student
engagement and a deeper understanding of mathematical concepts. As a development of this
study, an Educational Product was created, titled "Ruler Game: An Investigative and Collaborative
Approach to Introducing Irrational Numbers."This material provides practical resources
for implementing the proposed methodology, including instructional activities and a report on
the experience of its application in the classroom. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/A |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação tem como foco o ensino do conjunto dos números irracionais em turmas
dos anos finais do Ensino Fundamental II, utilizando uma abordagem investigativa e colaborativa.
O estudo propõe uma metodologia que estimula a participação ativa dos alunos e favorece
a construção coletiva do conhecimento, superando as limitações da abordagem expositiva tradicional.
Além disso, são discutidas as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
e a forma como os números irracionais são apresentados em livros didáticos nacionais. Para
avaliar a efetividade dessas metodologias, foram conduzidos experimentos práticos em sala de
aula, cujos resultados demonstraram um aumento no engajamento dos alunos e uma assimilação
mais profunda dos conceitos matemáticos. Como desdobramento deste estudo, foi elaborado
um Produto Educacional, intitulado "Jogo das Réguas: uma Abordagem Investigativa e Colaborativa
para a Apresentação dos Números Irracionais". Esse material fornece recursos práticos
para a aplicação da metodologia proposta, incluindo atividades didáticas e um relato da experiência
de sua implementação em sala de aula. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Números Irracionais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Metodologia Investigativa |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Aprendizagem Colaborativa |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino Fundamental II |
pt_BR |
dc.subject.pt |
BNCC |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Matemática |
pt_BR |