dc.contributor.advisor |
Silva, Alexandre Sousa da |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Fábio Gonçalves de |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-26T12:58:55Z |
|
dc.date.available |
2025-06-26T12:58:55Z |
|
dc.date.issued |
2025-03-18 |
|
dc.identifier.citation |
Oliveira, Fábio Gonçalves de. Agrupamento inteligente de estudantes para intervenções pedagógicas: reutilizando dados administrativos na gestão da aprendizagem matemática. 63f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14623 |
|
dc.description.sponsorship |
N/A |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Agrupamento inteligente de estudantes para intervenções pedagógicas: reutilizando dados administrativos na gestão da aprendizagem matemática |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Intelligent Grouping of Students for Pedagogical Interventions: Reusing Administrative Data to Manage Mathematics Learning |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Silva, Alexandre Sousa da |
|
dc.contributor.referee |
Pinto Júnior, Jony Arrais |
|
dc.contributor.referee |
Paula, Michel Cambrainha de |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Administrative data |
pt_BR |
dc.subject.en |
Data-driven school management |
pt_BR |
dc.subject.en |
Student grouping |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mathematics achievement |
pt_BR |
dc.subject.en |
Digital pedagogical tools |
pt_BR |
dc.subject.en |
Evidence-based decision-making |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The use of administrative data is widely acknowledged as a key element in
informing evidence-based public policies. Nonetheless, within the daily routines of
schools, such data are frequently underutilized, limiting their potential to generate
actionable insights for improving educational management and instructional quality.
This study explores how standardized assessments and other administrative records
can be more effectively leveraged to identify learning gaps, strategically group
students, and tailor pedagogical practices with the goal of optimizing educational
resource allocation. The literature suggests that student grouping strategies can
benefit both low- and high-achieving learners, promoting more equitable and efficient
instruction. However, these practices are often informal and lack systematic
implementation, which constrains their transformative impact. The present work
introduces a system—developed using Cursor AI in conjunction with ChatGPT-4o—
that processes raw data from large-scale assessments to enable student grouping, the
generation of seating charts, individualized learning plans, and innovative data
visualizations. Additionally, it offers performance reports through both cross-sectional
and longitudinal analyses at individual and collective levels. The system aims to
support data-informed decision-making and streamline educational initiatives requiring
differentiated groupings, ultimately contributing to enhanced equity and quality in
education. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/A |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O uso de dados administrativos é amplamente reconhecido como fundamental
para embasar políticas públicas orientadas por evidências. Entretanto, no cotidiano
escolar esses dados costumam ser subaproveitados, dificultando sua conversão em
informações úteis para aprimorar a gestão e a qualidade do ensino. Este estudo
examina como avaliações padronizadas e outros registros administrativos podem ser
empregados de modo mais efetivo na identificação de lacunas de aprendizagem, no
agrupamento estratégico de estudantes e na adequação de práticas pedagógicas,
visando otimizar o uso dos recursos educacionais. A literatura indica que estratégias
de agrupamento podem beneficiar tanto alunos com dificuldades quanto aqueles com
desempenho superior, promovendo um ensino mais equitativo e eficiente. Contudo,
as práticas de agrupamento são geralmente informais e raramente sistematizadas, o
que limita seu potencial transformador. O resultado aqui apresentado consiste em um
sistema — desenvolvido com Cursor AI em interação com o ChatGPT-4o — que,
utilizando dados brutos de avaliações censitárias, possibilita o agrupamento de
estudantes, a criação de mapas de assentos, planos de estudo individualizados e
novas visualizações de dados. Além disso, oferece relatórios de desempenho em
análises transversais e longitudinais, tanto em nível coletivo quanto individual. Esperase,
assim, auxiliar na tomada de decisões e agilizar iniciativas que exijam diferentes
formas de agrupamento, contribuindo para a qualidade e a equidade educacional. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Dados administrativos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Gestão escolar por dados |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Agrupamento de estudantes |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Desempenho Matemático |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ferramentas pedagógicas digitais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Decisão por evidências |
pt_BR |