dc.contributor.advisor |
Coelho, Ana Carolina |
|
dc.contributor.author |
Tavares, Manuela Sendim |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-03T19:59:06Z |
|
dc.date.available |
2025-07-03T19:59:06Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.citation |
Tavares, Manuela Sendim. MULTILETRAMENTOS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: Uma abordagem diferencial no ensino da leitura e escrita. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14634 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
embargoedAccess |
pt_BR |
dc.title |
MULTILETRAMENTOS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: Uma abordagem diferencial no ensino da leitura e escrita. |
pt_BR |
dc.type |
bachelorThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Coelho, Ana Carolina |
|
dc.contributor.referee |
Leal, Giselle Maria Sarti |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Multiletramentos |
pt_BR |
dc.subject.en |
Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Inclusion |
pt_BR |
dc.subject.en |
ASD |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present work consists of an investigation about the pedagogical practices focused on the action of the multi-instruments, from the use of digital applications and their influence on the reading, writing and oral communication process from the perspective of inclusive education with students of Autistic Spectrum Disorder (ASD). ). With the support of participatory observation methodology, the research was carried out in the Multifunctional Resource Room mediated by the Specialized Educational Assistance (AEE) teacher, with the objective of investigating the application and development of learning methodologies that contribute to the teaching process. learning of children with ASD within the school context. |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho consiste numa investigação acerca de práticas pedagógicas voltadas à ação dos multiletramentos, a partir do uso de aplicativos digitais e sua influência no processo de leitura, escrita e comunicação oral dentro da perspectiva da educação inclusiva com estudantes do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com o suporte da metodologia de observação participativa, a investigação foi realizada na Sala de Recursos Multifuncional mediada pela professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), com o objetivo de investigar a aplicação e desenvolvimento de metodologias de aprendizagem que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem de crianças com TEA dentro do contexto escolar. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Multiletramentos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject.pt |
TEA |
pt_BR |
dc.degree.course |
Bacharelado em Letras |
pt_BR |
dc.degree.college |
Escola de Letras |
pt_BR |