DSpace Repository

MULTILETRAMENTOS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: Uma abordagem diferencial no ensino da leitura e escrita.

Show simple item record

dc.contributor.advisor Coelho, Ana Carolina
dc.contributor.author Tavares, Manuela Sendim
dc.date.accessioned 2025-07-03T19:59:06Z
dc.date.available 2025-07-03T19:59:06Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation Tavares, Manuela Sendim. MULTILETRAMENTOS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: Uma abordagem diferencial no ensino da leitura e escrita. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14634
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights embargoedAccess pt_BR
dc.title MULTILETRAMENTOS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: Uma abordagem diferencial no ensino da leitura e escrita. pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR
dc.contributor.referee Coelho, Ana Carolina
dc.contributor.referee Leal, Giselle Maria Sarti
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Multiletramentos pt_BR
dc.subject.en Education pt_BR
dc.subject.en Inclusion pt_BR
dc.subject.en ASD pt_BR
dc.description.abstracten The present work consists of an investigation about the pedagogical practices focused on the action of the multi-instruments, from the use of digital applications and their influence on the reading, writing and oral communication process from the perspective of inclusive education with students of Autistic Spectrum Disorder (ASD). ). With the support of participatory observation methodology, the research was carried out in the Multifunctional Resource Room mediated by the Specialized Educational Assistance (AEE) teacher, with the objective of investigating the application and development of learning methodologies that contribute to the teaching process. learning of children with ASD within the school context. pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho consiste numa investigação acerca de práticas pedagógicas voltadas à ação dos multiletramentos, a partir do uso de aplicativos digitais e sua influência no processo de leitura, escrita e comunicação oral dentro da perspectiva da educação inclusiva com estudantes do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com o suporte da metodologia de observação participativa, a investigação foi realizada na Sala de Recursos Multifuncional mediada pela professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), com o objetivo de investigar a aplicação e desenvolvimento de metodologias de aprendizagem que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem de crianças com TEA dentro do contexto escolar. pt_BR
dc.subject.pt Multiletramentos pt_BR
dc.subject.pt Educação pt_BR
dc.subject.pt Inclusão pt_BR
dc.subject.pt TEA pt_BR
dc.degree.course Bacharelado em Letras pt_BR
dc.degree.college Escola de Letras pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|