dc.contributor.advisor |
Streva, Christina Carneiro |
|
dc.contributor.author |
Carvalho, Celso Andre Gomes Monteiro |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-14T19:56:36Z |
|
dc.date.available |
2025-07-14T19:56:36Z |
|
dc.date.issued |
2024-06-20 |
|
dc.identifier.citation |
Carvalho, Celso Andre Gomes Monteiro de. Buraco Show: um cabaré contemporâneo na cena teatral carioca. 161f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14639 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Buraco Show: um cabaré contemporâneo na cena teatral carioca |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Streva, Christina Carneiro |
|
dc.contributor.referee |
Bond, Fernanda Coutinho |
|
dc.contributor.referee |
Trotta, Rosyane |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Artistic cabaret |
pt_BR |
dc.subject.en |
marginal art |
pt_BR |
dc.subject.en |
artistic collectives |
pt_BR |
dc.subject.en |
dissident bodies |
pt_BR |
dc.subject.en |
LGBT+ culture |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Artistic cabarets flourished in Rio de Janeiro's cultural scene during the transition from the 19th to the 20th century. Located in the heart of the city, the bohemian neighborhood of Lapa hosted several of these marginal stages, which have resisted various socio-political and behavioral transformations over the years. Between 2012 and 2020, the theatrical collective Buraco Show performed continuously on Friday nights at the well-known LGBT+ nightclub Buraco da Lacraia. This study proposes an analysis of the trajectory and performance production of the Buraco Show collective in this emblematic night space, aiming to understand and properly integrate it into the panorama of the Rio theater scene as an authentic artistic cabaret. To achieve this objective, the research carries out an analysis of the characteristic elements and techniques of the cabaret language present in the collective's shows, highlighting their actions in the construction of a contemporary, playful atmosphere that refers to the cabaret universe, aligning itself with other cabarets throughout the history. For this purpose, a brief overview of the idiosyncrasies that permeate artistic cabaret is presented, exploring the contributions of scholars on the topic and their relationships with the light genres referenced in the collective's shows. By theoretically anchoring itself in Mikhail Bakhtin's concepts of carnivalization and Michel Foucault's heterotopia, the reflection on the collective scene and its deconstruction of hegemonic narratives, as well as the production of subjectivities that challenge the status quo, corroborates the understanding that cabaret is a space of resistance for dissident bodies and transgressive speeches. This argument is supported by pioneering approaches to gender and sexuality studies in the global South context, highlighting the work of Larissa Pelúcio and Leandro Colling. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Os cabarés artísticos floresceram no cenário cultural do Rio de Janeiro durante a transição do século XIX para o século XX. Localizado no coração da cidade, o boêmio bairro da Lapa foi o epicentro de diversos desses palcos marginais, que resistiram às variadas transformações sociopolíticas e comportamentais ao longo dos anos. No período entre 2012 e 2020, o coletivo teatral Buraco Show se apresentou initerruptamente nas noites de sexta-feira na conhecida boate LGBT+ Buraco da Lacraia. Este estudo propõe uma análise da trajetória e da produção performática desse coletivo nesse emblemático espaço noturno, com o objetivo de compreendê- lo e integrá-lo devidamente ao panorama da cena teatral carioca como um autêntico cabaré artístico. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa realiza uma análise dos elementos e técnicas teatrais característicos da linguagem de cabaré presentes nos espetáculos do coletivo, destacando suas ações na construção de uma atmosfera lúdica contemporânea que remete ao universo cabareta, alinhando-se a outros cabarés ao longo da história. Com esse propósito, é apresentado um breve panorama sobre as idiossincrasias que permeiam o cabaré artístico, explorando as contribuições de estudiosos do tema e suas relações com os gêneros ligeiros referenciados nos espetáculos do coletivo. Ao ancorar-se teoricamente nos conceitos de carnavalização de Mikhail Bakhtin e de heterotopia de Michel Foucault, a reflexão sobre a cena do coletivo e sua desconstrução de narrativas hegemônicas, assim como a produção de subjetividades que desafiam o status quo, corrobora a compreensão do cabaré como um espaço de resistência para corpos dissidentes e discursos transgressores. Esse argumento é respaldado por abordagens pioneiras nos estudos de gênero e sexualidade no contexto sul global, destacando os trabalhos pioneiros dos pesquisadores Larissa Pelúcio e Leandro Colling. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cabaret artístico |
pt_BR |
dc.subject.pt |
arte marginal |
pt_BR |
dc.subject.pt |
coletivos artísticos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
corpos dissidentes |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cultura LGBT+ |
pt_BR |