DSpace Repository

Prática Performativa e Saúde Diálogos e cuidados para potencialização da vida

Show simple item record

dc.contributor.advisor Keiserman, Nara
dc.contributor.author Mousinho, Raisa De Oliveira
dc.date.accessioned 2025-07-18T19:33:30Z
dc.date.available 2025-07-18T19:33:30Z
dc.date.issued 2025-04-17
dc.identifier.citation Mousinho, Raisa. Prática performativa e saúde- diálogos e cuidados para potencialização da vida. 185f . Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2025. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14667
dc.description.sponsorship N/A pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Prática Performativa e Saúde Diálogos e cuidados para potencialização da vida pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Keiserman, Nara
dc.contributor.referee Monteiro, Ana Claudia Lima
dc.contributor.referee Negrão, Diana
dc.contributor.referee Pisetta, Maria Angélica
dc.contributor.referee Alice, Tania
dc.contributor.referee Magalhães, Marina
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en performing neurodivergent pt_BR
dc.subject.en health pt_BR
dc.description.abstracten This research arises from the urgent need to understand and express the transformations of everyday life and of the self, particularly in light of the impact of the Covid-19 pandemic. The focus is on performative practice as a means of promoting well-being, understanding health not merely as the absence of illness, but as a state of complete physical, mental, and social balance. The thesis is grounded in experience within health and educational settings, including therapeutic environments with neurodivergent individuals and at the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO), offering an analysis of pedagogical practices that involve performativity. The study proposes a reflection on how performative pedagogical practices can contribute to individual well-being, fostering dialogue between art, education, and health. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber N/A pt_BR
dc.description.abstractpt A pesquisa apresentada surge da urgência de compreender e expressar as transformações do cotidiano e do ser, especialmente diante do impacto da pandemia de Covid-19. O foco recai sobre a prática performativa como um meio de promover o bem-estar, considerando saúde não apenas como ausência de doença, mas como um estado pleno de equilíbrio físico, mental e social. A tese é construída a partir da experiência em espaços de saúde e educação, no ambiente terapêutico com pessoas neurodivergentes e na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), oferecendo uma análise das práticas pedagógicas que envolvem a performatividade. O estudo propõe uma reflexão sobre como práticas pedagógicas performativas podem contribuir para o bem-estar dos sujeitos, criando diálogos entre arte, educação e saúde. pt_BR
dc.subject.pt artes cênicas pt_BR
dc.subject.pt prática performativa pt_BR
dc.subject.pt prática pedagógica pt_BR
dc.subject.pt neurodivergente pt_BR
dc.subject.pt saúde pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|