dc.contributor.advisor |
Keiserman, Nara |
|
dc.contributor.author |
Mousinho, Raisa De Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-18T19:33:30Z |
|
dc.date.available |
2025-07-18T19:33:30Z |
|
dc.date.issued |
2025-04-17 |
|
dc.identifier.citation |
Mousinho, Raisa. Prática performativa e saúde- diálogos e cuidados para potencialização da vida. 185f . Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2025. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14667 |
|
dc.description.sponsorship |
N/A |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Prática Performativa e Saúde Diálogos e cuidados para potencialização da vida |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Keiserman, Nara |
|
dc.contributor.referee |
Monteiro, Ana Claudia Lima |
|
dc.contributor.referee |
Negrão, Diana |
|
dc.contributor.referee |
Pisetta, Maria Angélica |
|
dc.contributor.referee |
Alice, Tania |
|
dc.contributor.referee |
Magalhães, Marina |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
performing neurodivergent |
pt_BR |
dc.subject.en |
health |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research arises from the urgent need to understand and express the transformations of everyday life and of the self, particularly in light of the impact of the Covid-19 pandemic. The focus is on performative practice as a means of promoting well-being, understanding health not merely as the absence of illness, but as a state of complete physical, mental, and social balance. The thesis is grounded in experience within health and educational settings, including therapeutic environments with neurodivergent individuals and at the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO), offering an analysis of pedagogical practices that involve performativity. The study proposes a reflection on how performative pedagogical practices can contribute to individual well-being, fostering dialogue between art, education, and health. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/A |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A pesquisa apresentada surge da urgência de compreender e expressar as transformações do cotidiano e do ser, especialmente diante do impacto da pandemia de Covid-19. O foco recai sobre a prática performativa como um meio de promover o bem-estar, considerando saúde não apenas como ausência de doença, mas como um estado pleno de equilíbrio físico, mental e social. A tese é construída a partir da experiência em espaços de saúde e educação, no ambiente terapêutico com pessoas neurodivergentes e na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), oferecendo uma análise das práticas pedagógicas que envolvem a performatividade. O estudo propõe uma reflexão sobre como práticas pedagógicas performativas podem contribuir para o bem-estar dos sujeitos, criando diálogos entre arte, educação e saúde. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
artes cênicas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
prática performativa |
pt_BR |
dc.subject.pt |
prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
neurodivergente |
pt_BR |
dc.subject.pt |
saúde |
pt_BR |