DSpace Repository

Poéticas da luz cênica no teatro infantil

Show simple item record

dc.contributor.advisor Kosovski, Lidia
dc.contributor.author Souza, Fernanda Guimarães Mattos de
dc.date.accessioned 2025-07-25T20:52:24Z
dc.date.available 2025-07-25T20:52:24Z
dc.date.issued 2025-05-05
dc.identifier.citation Souza, Fernanda Guimarães Mattos de. Poéticas da luz cênica no teatro infantil. (Doutorado em Artes Cênicas) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), 2025 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14676
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Poéticas da luz cênica no teatro infantil pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Dias, José da Silva
dc.contributor.referee Kosovski, Lidia
dc.contributor.referee Dias, José da Silva
dc.contributor.referee Souza, Iara Regina da Silva
dc.contributor.referee Lopes, Jader Janer Moreira
dc.contributor.referee Rollemberg, Doris
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Performing Arts pt_BR
dc.subject.en Stage Lighting pt_BR
dc.subject.en Children's Theater pt_BR
dc.subject.en Historical-Cultural Theory pt_BR
dc.subject.en Bricoleur pt_BR
dc.description.abstracten This thesis investigates the poetics involved in the creation of stage lighting for children's theater, exploring its function as a language and its relationship with the development of the psychic functions of young spectators. Based on the studies of theorists, especially the Historical-Cultural Theory of the Soviet psychologist Lev Vigotski (1896–1934), it is proposed that stage lighting, when conceived with sensitivity to children's perception and integrated with the ludic character of this audience, plays an active and fundamental role in their experience. Within this context, the lighting designer’s creation is seen as a poetic process constructed through bricolages, composed of references from their sensitive repertoire, which are integrated into the child's aesthetic collection through the theatrical scene. In his studies on child development, Vigotski proposes that higher psychological functions—such as imagination, attention, perception, and creativity—do not emerge in isolation or as innate traits, but rather through the social and cultural interactions experienced by children. According to the theorist, children do not merely perceive information and experiences around them; instead, they internalize these through an active process of reproduction and re-elaboration. Thus, as a bricoleur spectator, the child re-signifies the images presented, reinterpreting them based on personal emotions and individual factors. This process of symbolic appropriation and reconstruction, mediated by stage lighting, fosters the development of higher psychological functions, expanding the child’s relationship with art through imagination and other cognitive capacities, as observed. Therefore, lighting in children's theater is not limited to an aesthetic resource, but stands as an expressive agent that enhances the possibilities of interpreting the performance and developing the spectator, providing immersive and enriching experiences. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta tese investiga as poéticas na criação da luz cênica para teatro infantil, explorando sua função como linguagem e sua relação com o desenvolvimento de funções psíquicas das crianças espectadoras. Com base nos estudos de teóricos, especialmente na Teoria Histórico-Cultural do psicólogo soviético Lev Vigotski (1896-1934), propõe-se que a luz cênica, quando concebida com sensibilidade à percepção infantil e integrada à ludicidade característica desse espectador, desempenha um papel ativo e fundamental em sua experiência. Dentro desse contexto, a criação do iluminador é vista como um processo poético e construído por meio de bricolagens, compostas por referências de seu repertório sensível e que se integram ao acervo estético da criança por meio da cena teatral. Em seus estudos sobre o desenvolvimento infantil, Vigotski propõe que as funções psíquicas superiores, como a imaginação, a atenção, a percepção e a criatividade, não surgem de forma isolada ou inata, mas sim a partir das interações sociais e culturais vivenciadas pelas crianças. Segundo o teórico, elas não apenas percebem as informações e as experiências ao seu redor, mas o fazem internalizando por meio de um processo ativo de reprodução e reelaboração. Logo, enquanto espectadora bricoleur, a criança ressignifica as imagens que lhe são apresentadas, reinterpretando-as com base em suas emoções e fatores pessoais. Esse recurso de apropriação e reconstrução simbólica, mediado pela luz cênica, favorece o aprimoramento de suas funções psíquicas superiores, ampliando sua relação com a arte por meio da imaginação e de outras funções cognitivas, tal como observado. Portanto, a luz no teatro infantil não se limita a um recurso estético, mas se configura como um agente expressivo que expande as possibilidades de leitura do espetáculo e desenvolvimento desse espectador, proporcionando vivências imersivas e enriquecedoras. pt_BR
dc.subject.pt Artes cênicas pt_BR
dc.subject.pt Luz cênica pt_BR
dc.subject.pt Teatro infantil pt_BR
dc.subject.pt Teoria Histórico-Cultural pt_BR
dc.subject.pt Bricoleur pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|