dc.contributor.advisor |
Kosovski, Lidia |
|
dc.contributor.author |
Souza, Fernanda Guimarães Mattos de |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-25T20:52:24Z |
|
dc.date.available |
2025-07-25T20:52:24Z |
|
dc.date.issued |
2025-05-05 |
|
dc.identifier.citation |
Souza, Fernanda Guimarães Mattos de. Poéticas da luz cênica no teatro infantil. (Doutorado em Artes Cênicas) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), 2025 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14676 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Poéticas da luz cênica no teatro infantil |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Dias, José da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Kosovski, Lidia |
|
dc.contributor.referee |
Dias, José da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Souza, Iara Regina da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Lopes, Jader Janer Moreira |
|
dc.contributor.referee |
Rollemberg, Doris |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Performing Arts |
pt_BR |
dc.subject.en |
Stage Lighting |
pt_BR |
dc.subject.en |
Children's Theater |
pt_BR |
dc.subject.en |
Historical-Cultural Theory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Bricoleur |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This thesis investigates the poetics involved in the creation of stage lighting for children's theater, exploring its function as a language and its relationship with the development of the psychic functions of young spectators. Based on the studies of theorists, especially the Historical-Cultural Theory of the Soviet psychologist Lev Vigotski (1896–1934), it is proposed that stage lighting, when conceived with sensitivity to children's perception and integrated with the ludic character of this audience, plays an active and fundamental role in their experience. Within this context, the lighting designer’s creation is seen as a poetic process constructed through bricolages, composed of references from their sensitive repertoire, which are integrated into the child's aesthetic collection through the theatrical scene. In his studies on child development, Vigotski proposes that higher psychological functions—such as imagination, attention, perception, and creativity—do not emerge in isolation or as innate traits, but rather through the social and cultural interactions experienced by children. According to the theorist, children do not merely perceive information and experiences around them; instead, they internalize these through an active process of reproduction and re-elaboration. Thus, as a bricoleur spectator, the child re-signifies the images presented, reinterpreting them based on personal emotions and individual factors. This process of symbolic appropriation and reconstruction, mediated by stage lighting, fosters the development of higher psychological functions, expanding the child’s relationship with art through imagination and other cognitive capacities, as observed. Therefore, lighting in children's theater is not limited to an aesthetic resource, but stands as an expressive agent that enhances the possibilities of interpreting the performance and developing the spectator, providing immersive and enriching experiences. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta tese investiga as poéticas na criação da luz cênica para teatro infantil, explorando sua função como linguagem e sua relação com o desenvolvimento de funções psíquicas das crianças espectadoras. Com base nos estudos de teóricos, especialmente na Teoria Histórico-Cultural do psicólogo soviético Lev Vigotski (1896-1934), propõe-se que a luz cênica, quando concebida com sensibilidade à percepção infantil e integrada à ludicidade característica desse espectador, desempenha um papel ativo e fundamental em sua experiência. Dentro desse contexto, a criação do iluminador é vista como um processo poético e construído por meio de bricolagens, compostas por referências de seu repertório sensível e que se integram ao acervo estético da criança por meio da cena teatral. Em seus estudos sobre o desenvolvimento infantil, Vigotski propõe que as funções psíquicas superiores, como a imaginação, a atenção, a percepção e a criatividade, não surgem de forma isolada ou inata, mas sim a partir das interações sociais e culturais vivenciadas pelas crianças. Segundo o teórico, elas não apenas percebem as informações e as experiências ao seu redor, mas o fazem internalizando por meio de um processo ativo de reprodução e reelaboração. Logo, enquanto espectadora bricoleur, a criança ressignifica as imagens que lhe são apresentadas, reinterpretando-as com base em suas emoções e fatores pessoais. Esse recurso de apropriação e reconstrução simbólica, mediado pela luz cênica, favorece o aprimoramento de suas funções psíquicas superiores, ampliando sua relação com a arte por meio da imaginação e de outras funções cognitivas, tal como observado. Portanto, a luz no teatro infantil não se limita a um recurso estético, mas se configura como um agente expressivo que expande as possibilidades de leitura do espetáculo e desenvolvimento desse espectador, proporcionando vivências imersivas e enriquecedoras. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Artes cênicas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Luz cênica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro infantil |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teoria Histórico-Cultural |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Bricoleur |
pt_BR |