dc.contributor.advisor |
Chuva, Márcia Regina Romeiro |
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dc.contributor.author |
Ottoline, Luana Xavier |
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dc.date.accessioned |
2025-09-02T12:50:20Z |
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dc.date.available |
2025-09-02T12:50:20Z |
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dc.date.issued |
2024-06-03 |
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dc.identifier.citation |
OTTOLINE, Luana Xavier. UMA CIVILIZAÇÃO NOS TRÓPICOS: a participação brasileira na Exposição Universal de Bruxelas de 1958. 2024. 206 f. Dissertação de Mestrado 3Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14688 |
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dc.description.sponsorship |
FAPERJ |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Uma civilização nos trópicos: a participação brasileira na Exposição Universal de Bruxelas de 1958 |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Chuva, Márcia Regina Romeiro |
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dc.contributor.referee |
Aguiar, Leila Bianchi |
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dc.contributor.referee |
Christofoletti, Rodrigo |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
não informado |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
At the 1958 Brussels Universal Exhibition, the first after the Second World War, Brazil
appeared with the national pavilion designed by modernist architect Sérgio Bernardes. This present work addresses Brazilian participation in the Brussels Universal Exhibition, which adopted the theme <A Civilization in the Tropics=. This theme supported the relations between the DPHAN and the Cultural Division of Itamaraty (DCI), shared in a network of sociability between diplomats, intellectuals and agents of cultural heritage. Modernism, colonial art and popular art, recognized as national icons since the 1940s, are reproduced as an image of the nation by the organizers of the Brazilian pavilion, as well as in other cultural diplomacy actions in the 1950s, placing these elements as a showcase of a country that wanted to be known as modern. This experience was marked by the historical context of the JK period, Plano de Metas and the construction of Brasília. The ideas of sociologist Gilberto Freyre were worked on, in order to understand the updating of the theme A Civilization in the Tropics within the scope of the concept of lusotropicalism, synthesized by the sociologist. Analyzing the languages used in the Brazilian pavilion, the presences and absences of elements, as well as the organizing agents, through primary sources from the DPHAN and DCI agencies during the JK government,
we seek to understand this narrative and the choices to represent Brazil in an international event. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Na Exposição Universal de Bruxelas, de 1958, a primeira após a Segunda Guerra Mundial, o Brasil comparece com o pavilhão nacional projetado pelo arquiteto modernista Sérgio Bernardes. Este presente trabalho aborda a participação brasileira na Exposição Universal de Bruxelas, que adotou o tema <Uma Civilização nos Trópicos=. Essa temática embasou as relações entre as agências DPHAN e Divisão Cultural do Itamaraty (DCI), compartilhada em uma rede de sociabilidade entre diplomatas, intelectuais e agentes do patrimônio cultural. O Modernismo, a arte colonial e a arte popular, consagrados como ícones nacionais desde os anos 1940, são reproduzidos como imagem da nação pelos organizadores do pavilhão brasileiro, bem como em demais ações de diplomacia cultural na década de 1950, colocando esses elementos como vitrine de um país que se queria conhecer como moderno. Essa experiência foi marcada pelo contexto histórico do período JK, Plano de Metas e a construção de Brasília. As ideias do sociólogo Gilberto Freyre foram trabalhadas no sentido de compreender a atualização da temática Uma Civilização nos Trópicos no escopo do conceito de lusotropicalismo sintetizado pelo sociólogo. Analisando as linguagens utilizadas no pavilhão brasileiro, as presenças e ausências de elementos, bem como os agentes organizadores, através de fontes primárias das agências DPHAN e DCI durante o governo JK, buscamos entender essa narrativa
e as escolhas para representar o Brasil em um evento internacional. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Não informado |
pt_BR |