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Uma civilização nos trópicos: a participação brasileira na Exposição Universal de Bruxelas de 1958

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dc.contributor.advisor Chuva, Márcia Regina Romeiro
dc.contributor.author Ottoline, Luana Xavier
dc.date.accessioned 2025-09-02T12:50:20Z
dc.date.available 2025-09-02T12:50:20Z
dc.date.issued 2024-06-03
dc.identifier.citation OTTOLINE, Luana Xavier. UMA CIVILIZAÇÃO NOS TRÓPICOS: a participação brasileira na Exposição Universal de Bruxelas de 1958. 2024. 206 f. Dissertação de Mestrado 3Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14688
dc.description.sponsorship FAPERJ pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Uma civilização nos trópicos: a participação brasileira na Exposição Universal de Bruxelas de 1958 pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Chuva, Márcia Regina Romeiro
dc.contributor.referee Aguiar, Leila Bianchi
dc.contributor.referee Christofoletti, Rodrigo
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em História pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq HISTÓRIA pt_BR
dc.subject.en não informado pt_BR
dc.description.abstracten At the 1958 Brussels Universal Exhibition, the first after the Second World War, Brazil appeared with the national pavilion designed by modernist architect Sérgio Bernardes. This present work addresses Brazilian participation in the Brussels Universal Exhibition, which adopted the theme <A Civilization in the Tropics=. This theme supported the relations between the DPHAN and the Cultural Division of Itamaraty (DCI), shared in a network of sociability between diplomats, intellectuals and agents of cultural heritage. Modernism, colonial art and popular art, recognized as national icons since the 1940s, are reproduced as an image of the nation by the organizers of the Brazilian pavilion, as well as in other cultural diplomacy actions in the 1950s, placing these elements as a showcase of a country that wanted to be known as modern. This experience was marked by the historical context of the JK period, Plano de Metas and the construction of Brasília. The ideas of sociologist Gilberto Freyre were worked on, in order to understand the updating of the theme A Civilization in the Tropics within the scope of the concept of lusotropicalism, synthesized by the sociologist. Analyzing the languages used in the Brazilian pavilion, the presences and absences of elements, as well as the organizing agents, through primary sources from the DPHAN and DCI agencies during the JK government, we seek to understand this narrative and the choices to represent Brazil in an international event. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Na Exposição Universal de Bruxelas, de 1958, a primeira após a Segunda Guerra Mundial, o Brasil comparece com o pavilhão nacional projetado pelo arquiteto modernista Sérgio Bernardes. Este presente trabalho aborda a participação brasileira na Exposição Universal de Bruxelas, que adotou o tema <Uma Civilização nos Trópicos=. Essa temática embasou as relações entre as agências DPHAN e Divisão Cultural do Itamaraty (DCI), compartilhada em uma rede de sociabilidade entre diplomatas, intelectuais e agentes do patrimônio cultural. O Modernismo, a arte colonial e a arte popular, consagrados como ícones nacionais desde os anos 1940, são reproduzidos como imagem da nação pelos organizadores do pavilhão brasileiro, bem como em demais ações de diplomacia cultural na década de 1950, colocando esses elementos como vitrine de um país que se queria conhecer como moderno. Essa experiência foi marcada pelo contexto histórico do período JK, Plano de Metas e a construção de Brasília. As ideias do sociólogo Gilberto Freyre foram trabalhadas no sentido de compreender a atualização da temática Uma Civilização nos Trópicos no escopo do conceito de lusotropicalismo sintetizado pelo sociólogo. Analisando as linguagens utilizadas no pavilhão brasileiro, as presenças e ausências de elementos, bem como os agentes organizadores, através de fontes primárias das agências DPHAN e DCI durante o governo JK, buscamos entender essa narrativa e as escolhas para representar o Brasil em um evento internacional. pt_BR
dc.subject.pt Não informado pt_BR


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