dc.contributor.advisor |
Zenicola, Denise Mancebo |
|
dc.contributor.author |
Martins, José Dantas |
|
dc.date.accessioned |
2025-09-02T19:33:53Z |
|
dc.date.available |
2025-09-02T19:33:53Z |
|
dc.date.issued |
2024-02-05 |
|
dc.identifier.citation |
Martins, José Dantas. REMINISCÊNCIAS DE UM POVO: a performance oral de Gracinha Conrado. 2024, 108 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14690 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
REMINISCÊNCIAS DE UM POVO: a performance oral de Gracinha Conrado |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Zenicola, Denise Mancebo |
|
dc.contributor.referee |
Coelho, Raimundo Nonato Lima dos Santos |
|
dc.contributor.referee |
Santos, José Luiz Ligiéro Coelho Lima dos |
|
dc.contributor.referee |
Sousa, Ruidglan Barros de |
|
dc.contributor.referee |
Manhãs, Juliana Bittencourt |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Gracinha Conrado |
pt_BR |
dc.subject.en |
oral tradition |
pt_BR |
dc.subject.en |
narratives |
pt_BR |
dc.subject.en |
popular culture |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation focuses on oral tradition, expressed through the storyteller Gracinha Conrado, resident in the village of Buriti Grande, rural area of Dom Expedito Lopes, Piauí. Through storytelling, a tradition rooted in the community, the population still maintains the custom of meeting in front of their houses to chat and talk about their daily lives. Practice present in several municipalities in the State, which can be studied in different ways. Using anthropological theory, this work suggests an ethnography of storyteller Gracinha Conrado, which investigates how her narratives contribute to the preservation and transmission of local cultural identity. Through participant observation associated with the oral history method, which emphasizes the analysis and context of narratives, it is possible to perceive a permanent dialogue between the meanings related to orality and memory, reflected in Gracinha Conrado's expressive behavior. The body-centeredness of the storyteller, known for her significant contributions to oral tradition, examines her performative action as a living art form that connects the present with past traditions. The research employs an interdisciplinary perspective that integrates elements of Anthropology, Literature and Performance Studies to understand the richness and complexity of this form of artistic expression. Gracinha Conrado is perceived not only as a storyteller, but also as a Master of Popular Culture. The dissertation is structured into three chapters. The first, Reminiscences of a people, presents the researcher's relationship with the community, the context in which the storyteller is immersed and the analysis of the concepts of Performance, Orality and Memory. In the second, Trajectory of Gracinha Conrado, we analyze the particularities of Gracinha Conrado, whose trajectory led her to become the storyteller we now know. The third and last, Gracinha Conrado's oral performance, features Gracinha Conrado's effective participation, evidenced by the transcription of her carefully chosen narratives, in which she incorporates local elements, cultural nuances and deep emotions. This work also highlights the importance of valuing and preserving oral tradition as an integral part of local cultural heritage, recognizing the significant contribution of Gracinha Conrado in this context. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/ae |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente dissertação tematiza a tradição oral, expressa pela figura da contadora de histórias Gracinha Conrado, residente no povoado Buriti Grande, zona rural de Dom Expedito Lopes, Piauí. Por meio da Contação de histórias, tradição enraizada na comunidade, a população ainda mantém o costume de se reunir em frente às casas para prosear e conversar sobre o dia a dia. Prática presente em vários municípios do Estado, que pode ser estudada de diferentes maneiras. Utilizando-se da teoria antropológica, este trabalho sugere uma etnografia da contadora de histórias Gracinha Conrado, que investiga como suas narrativas contribuem para a preservação e transmissão da identidade cultural local. Pela observação participante associada ao método da história oral, que enfatiza a análise e contexto das narrativas, é possível perceber um permanente diálogo entre os significados relacionados à oralidade e à memória, refletido no comportamento expressivo de Gracinha Conrado. A centralidade no corpo da contadora de histórias, conhecida por suas contribuições significativas para a tradição oral, examina sua ação performática como uma forma de arte viva que conecta o presente com as tradições passadas. A pesquisa emprega uma perspectiva interdisciplinar que integra elementos da Antropologia, Literatura e Estudos da Performance para compreender a riqueza e complexidade dessa forma de expressão artística. Gracinha Conrado é percebida não apenas como uma contadora de histórias, mas também como uma Mestra da Cultura Popular. A dissertação está estruturada em três capítulos. O primeiro, Reminiscências de um povo, apresenta a relação do pesquisador com a comunidade, o contexto em que a contadora de histórias está imersa e a análise dos conceitos de Performance, Oralidade e Memória. No segundo, Trajetória de Gracinha Conrado, analisamos as particularidades de Gracinha Conrado, cuja trajetória a levou a se transformar na contadora de histórias que agora conhecemos. O terceiro e último, A performance oral de Gracinha Conrado, traz a participação efetiva de Gracinha Conrado, evidenciada pela transcrição de suas narrativas, criteriosamente escolhidas, nas quais ela incorpora elementos locais, nuances culturais e emoções profundas. Este trabalho ressalta ainda a importância da valorização e preservação da tradição oral como parte integrante do patrimônio cultural local, reconhecendo a contribuição significativa de Gracinha Conrado nesse contexto. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Gracinha Conrado |
pt_BR |
dc.subject.pt |
tradição oral |
pt_BR |
dc.subject.pt |
narrativas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
cultura popular |
pt_BR |