dc.contributor.author |
Da Costa, José |
|
dc.date.accessioned |
2025-09-05T14:03:52Z |
|
dc.date.available |
2025-09-05T14:03:52Z |
|
dc.date.issued |
2024-06 |
|
dc.identifier.citation |
DA COSTA, José. A cena e a teoria entre o nós e o ele, o eu e o outro. Urdimento–Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 51, jul. 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
23586958 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14696 |
|
dc.description.sponsorship |
N/A |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
N/A |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A cena e a teoria entre o nós e o ele, o eu e o outro |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Área: Linguística, letras e artes. Subárea: Artes. Subárea: Teatro. |
pt_BR |
dc.subject.en |
Theater theory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Community |
pt_BR |
dc.subject.en |
Identity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Opacity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Subjectivation |
pt_BR |
dc.subject.es |
Teoría del teatro |
pt_BR |
dc.subject.es |
Comunidad |
pt_BR |
dc.subject.es |
Identidad |
pt_BR |
dc.subject.es |
Opacidad |
pt_BR |
dc.subject.es |
Subjetivación |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Through this article, the author intended to carry out a self-reflection of his theoretical praxis. He also aimed to insert this praxis within a set of critical and analytical efforts by some other researchers. The main purpose was related to the attempt to circumscribe problems that the author has faced regarding the relationships between theatrical creation and collective identities and subjectivities (class, race, gender and others). This scope, revisited in the article, was also what was present in the successive projects of the ongoing research program on the subjectivities and policies of the contemporary scene that the researcher has been developing since 2009. |
pt_BR |
dc.creator.affiliation |
UNRIO - Centro de Letras e Artes |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Por meio deste artigo, o autor pretendeu realizar uma autorreflexão de sua práxis teórica. Objetivou também dar conta de inserir essa práxis em meio a um conjunto de esforços críticos e analíticos de alguns outros pesquisadores. O proposito principal foi atinente à tentativa de circunscrever problemáticas que o autor tem enfrentado no que tange às relações da criação teatral com as identidades e subjetividades coletivas (de classe, raça, gênero e outras). Esse escopo, retomado no artigo, foi também o que se fez presente nos sucessivos projetos do programa de pesquisa continuado sobre as subjetividades e as políticas da cena contemporânea que o pesquisador desenvolve desde 2009. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teoria do teatro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Comunidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Identidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Opacidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Subjetivação |
pt_BR |