dc.contributor.advisor |
Rónai, Laura Tausz |
|
dc.contributor.author |
Mello, Luiz Henrique Mueller |
|
dc.date.accessioned |
2025-09-09T18:54:53Z |
|
dc.date.available |
2025-09-09T18:54:53Z |
|
dc.date.issued |
2025-02-02 |
|
dc.identifier.citation |
Mello, Luiz Henrique Mueller. Teorba Como Instrumento Acompanhador - Uma Análise Comparativa de Três Livros Para Baixo Contínuo do Barroco Francês (16691718). 2025. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14701 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Teorba Como Instrumento Acompanhador - Uma Análise Comparativa de Três Livros Para Baixo Contínuo do Barroco Francês (16691718) |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Rónai, Laura Tausz |
|
dc.contributor.referee |
Seixas, Guilherme Bernstein |
|
dc.contributor.referee |
Augustin, Kristina Neves |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Theorbo |
pt_BR |
dc.subject.en |
harpsichoTeorba |
pt_BR |
dc.subject.en |
cravo |
pt_BR |
dc.subject.en |
baixo contínuo |
pt_BR |
dc.subject.en |
barroco francês |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present research proposes a comparative analysis of three treatises about basso continuo published in France between 1660 and 1720. The treatises were written by Angelo Michele Bartolotti for theorbo (Table pour Apprendre Facilement a Toucher le Theorbe sur la Basse Continuë, 1669), Jean-François Dandrieu for harpsichord (Principes de l'Accompagnement du Clavecin, 1718), and Denis Delair for both instruments (Traité d’Accompagnement pour le Theorbe et le Clavecin, 1690). This comparison aims to obtain a deeper understanding of the role of the theorbo as an accompaniment instrument in the French repertoire from this period. The analysis of methods and early theory books is a fundamental aspect of the historically informed performance of this repertoire. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente pesquisa propõe uma análise comparativa de três tratados sobre baixo contínuo, editados na França entre 1660 e 1720. São estes os tratados de Angelo Michele Bartolotti, para teorba (Table pour Apprendre Facilement a Toucher le Theorbe sur la Basse Continuë, 1669); de Jean-François Dandrieu, para cravo (Principes de l'Accompagnement du Clavecin, 1718), e de Denis Delair, para ambos os instrumentos (Traité d’Accompagnement pour le Theorbe et le Clavecin, 1690). Esta comparação visa obter um entendimento mais profundo do papel da teorba, enquanto instrumento acompanhador, no repertório francês compreendido dentro deste período. A análise de métodos e livros teóricos antigos é um aspecto fundamental da interpretação historicamente informada deste repertório. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teorba |
pt_BR |
dc.subject.pt |
cravo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
baixo contínuo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
barroco francês |
pt_BR |
dc.subject.decs |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |