dc.contributor.advisor |
Salgado, José Alberto |
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dc.contributor.author |
Navarro, Leon dos Santos |
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dc.date.accessioned |
2025-09-09T19:11:17Z |
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dc.date.available |
2025-09-09T19:11:17Z |
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dc.date.issued |
2025-06-26 |
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dc.identifier.citation |
Navarro, Leon dos Santos. Isso é melhor que trabalhar! : Uma Investigação das Práticas Profissionais do Conjunto Filhas de Bamba . 2025. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14702 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Isso é melhor que trabalhar! : Uma Investigação das Práticas Profissionais do Conjunto Filhas de Bamba |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Salgado, José Alberto |
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dc.contributor.referee |
França, Gabriel Muniz Improta |
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dc.contributor.referee |
Araujo Junior, Samuel Mello |
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dc.contributor.referee |
Requião, Luciana Pires de Sá |
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dc.contributor.referee |
Lana, Joana Soares |
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dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research aims to investigate the practices of the samba group Filhas de Bamba, with particular attention to the elements that sustain their musical activities. The study is justified by the growing relevance of the group and their main venue, Cantinho do Papagaio, not only in the city of Nova Friburgo but throughout the <Região Serrana= of the state of Rio de Janeiro. In addressing the notion of sustainability, we identify not only economic aspects4linked to the spheres of exchange and commodification4but also symbolic productions and identity constructions. The musicians9 engagement is deeply connected to affective bonds, religious experience, the pursuit of social recognition, and the nurturing of community ties. The investigation relies primarily on ethnographic fieldwork, drawing methodological inspiration from James Clifford, José Alberto Salgado, and Tim Ingold. Theoretical discussions on the diverse ways of relating to musical practice4both within and beyond the logic of exchange4are informed by the contributions of Thomas Turino, Samuel Araújo, and Jacques Attali. Recognizing the intersection between the ideology of entrepreneurship4largely centered on individual agency4and the need to implement a project grounded, to some extent, in collectivity, we seek to understand how the agents involved in the research navigate and negotiate these contrasting logics. Results suggest that Filhas de Bamba develop a range of strategies to sustain their musical endeavors, balancing the demands of professionalization and public visibility with the preservation of connections to spirituality, samba tradition, and collective values. This study contributes to the understanding of music not merely as a market commodity, but as a complex social practice shaped by multiple meanings and systems of value. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa tem como objetivo investigar as práticas do conjunto de samba Filhas de Bamba, atentando em específico para os elementos que constituem a sustentação de suas atividades. Essa investigação se justifica pela relevância que o conjunto, e seu principal local de atuação, o Cantinho do Papagaio, têm adquirido nos últimos anos não só na cidade de Nova Friburgo, mas na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. Ao debatermos sobre sustentação, acabamos por perceber não somente aspectos econômicos, ligados à esfera da troca e da mercadoria, mas também produções simbólicas e construções de identidade, pois a motivação dos músicos para estarem envolvidos com suas práticas envolve o estabelecimento de vínculos afetivos, contato com a religiosidade, aquisição de prestígio social e fomento de laços comunitários. Para realizar esta investigação, recorremos principalmente ao trabalho de campo etnográfico, cuja metodologia procurou articular as concepções de James Clifford, José Alberto Salgado e Tim Ingold. As discussões acerca das diferentes formas de se relacionar com a prática musical - dentro e fora da dinâmica das trocas - foram embasadas pelas contribuições de Thomas Turino, Samuel Araújo e Jacques Attali. A partir da percepção da existência de um contato entre a ideologia do empreendedorismo, altamente focada na individualidade, e a necessidade de concretizar um projeto em alguma medida calcado na coletividade, procuramos compreender como os agentes envolvidos na pesquisa operam essas diferentes lógicas. Os resultados indicam que as Filhas de Bamba constroem estratégias diversas de manutenção de seu fazer musical, que envolvem tanto a adaptação a exigências de profissionalização e visibilidade pública, quanto a preservação de vínculos com a espiritualidade, a tradição do samba e os valores coletivos. A pesquisa, assim, contribui para pensar a música não apenas como produto de mercado, mas como prática social complexa, atravessada por diferentes lógicas e significados. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Samba Filhas de Bamba |
pt_BR |
dc.subject.pt |
música |
pt_BR |
dc.subject.pt |
tradição do samba |
pt_BR |
dc.subject.pt |
valores coletivos |
pt_BR |