dc.contributor.advisor |
Ramalho, Celso Garcia de Araújo |
|
dc.contributor.author |
Barros, Elaine Guedes de |
|
dc.date.accessioned |
2025-09-09T19:46:18Z |
|
dc.date.available |
2025-09-09T19:46:18Z |
|
dc.date.issued |
2025-04-03 |
|
dc.identifier.citation |
Barros, Elaine Guedes de. Como Aprender Música Brasileira Multiétnica: o viés seminal ancestral de Letieres Leite. 2025. Dissertação (Mestrado em Música) Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/14703 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Como Aprender Música Brasileira Multiétnica: o viés seminal ancestral de Letieres Leite |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Ramalho, Celso Garcia de Araújo |
|
dc.contributor.referee |
Batalha, Rodrigo Serapião |
|
dc.contributor.referee |
Bittencourt, Andre |
|
dc.contributor.referee |
Nogueira, Marcos |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Letieres Leite |
pt_BR |
dc.subject.en |
Body in Music |
pt_BR |
dc.subject.en |
System of time-line patterns |
pt_BR |
dc.subject.en |
Brazilian music in school |
pt_BR |
dc.subject.en |
Universo Percussivo Baiano UPB |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research investigates Brazilian music and how the various ethnicities and cultures have settled in these creations, among power relations. Having as its dorsal spine the Universo Percussivo Baiano (UPB) method in music learning, we view brazilian music as a syncretic development of ethnicities, whose visible parts identify it as African descendant. Created by Maestro Letieres Leite, UPB reveals the methodologies deriving from those cultural practices that generate the African descendant Brazilian music, for music education. These are based on collective learning as an aggregator; rhythmic keys, circularity, orality and their transformation processes between the rites and genres of popular music; the historicity of musical cultures. We question the methodology based on writing and its inadequacy as a starting point for learning these repertoires, based on orality, because musical signs are based on abstraction, on what Heidegger calls "calculative thinking", while the ostinato of the claves is based on corporality. We analyze current Brazilian legislation to understand political and social processes among our diverse ethnicities, multiple cultures and syncretisms, referencing Munanga, Glissant, Abbagnano and the songs of Brazilian artists. Here we consider epistemological bases that are connected to anthropological and social nature, which treat music as the fruit of practices and behaviors, replacing a scientific and objective vision. The development of rhythmic structures is analyzed in greater depth in the study on binarization superimposed on ternary rhythms and in the study on samba. The methodological procedures include active participation in video classes on the method and in listening to phonograms. As a result, a dissertation with a didactic and reflective purpose on practices, methodologies, aesthetics and languages rooted in the formation of Brazilian music, from this multiethnic place, is expected. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa investiga a música brasileira e como as diversas etnias e culturas se estabeleceram nessas criações, em meio às relações de poder. Tendo como espinha dorsal a aplicação do método Universo Percussivo Baiano (UPB) na aprendizagem em música, reconhecemos a música brasileira como formação sincrética das etnias, cujas parcelas visíveis a identificam como cultura afro-descendente. Criado pelo Maestro Letieres Leite, o UPB evidencia as metodologias oriundas daquelas práticas culturais que geram a música brasileira afro-originada, para a educação musical. Essas têm como fundamentos a aprendizagem coletiva como agregadora; as claves rítmicas, circularidade, oralidade e seus processos de transformação entre os ritos e os gêneros da música popular; a historicidade das culturas musicais. Questionamos a metodologia iniciada pela escrita e sua inadequação como ponto inicial na aprendizagem desses repertórios, fundados na oralidade, porque os signos musicais se fundam na abstração, naquilo que Heidegger denomina de "pensamento calculante", enquanto o ostinato das claves está fundamentado na corporalidade. Analisamos a atual legislação brasileira para compreendermos processos políticos e sociais entre nossas diversas etnias, múltiplas culturas e os sincretismos, nos referenciando em Munanga, Glissant, Abbagnano e nas canções de artistas brasileiros. Consideramos aqui bases epistemológicas que estejam conectadas à natureza antropológica e social, que tratam música como fruto de práticas e comportamentos, substituindo uma visão cientificizada e objetiva. O desenvolvimento das estruturas rítmicas são analisados com maior profundidade no estudo sobre a binarização sobreposta a ritmos ternários e no estudo sobre o samba. Os procedimentos metodológicos incluem a participação ativa em vídeo-aulas sobre o método e na escuta de fonogramas. Como resultado, espera-se uma dissertação com propósito didático e reflexivo sobre práticas, metodologias, estéticas e linguagens enraizadas na formação da música brasileira, a partir deste lugar multiétnico. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Letieres Leite |
pt_BR |
dc.subject.pt |
corpo na música |
pt_BR |
dc.subject.pt |
sistema de claves |
pt_BR |
dc.subject.pt |
música brasileira na escola |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Universo Percussivo Baiano UPB |
pt_BR |