DSpace Repository

Como Aprender Música Brasileira Multiétnica: o viés seminal ancestral de Letieres Leite

Show simple item record

dc.contributor.advisor Ramalho, Celso Garcia de Araújo
dc.contributor.author Barros, Elaine Guedes de
dc.date.accessioned 2025-09-09T19:46:18Z
dc.date.available 2025-09-09T19:46:18Z
dc.date.issued 2025-04-03
dc.identifier.citation Barros, Elaine Guedes de. Como Aprender Música Brasileira Multiétnica: o viés seminal ancestral de Letieres Leite. 2025. Dissertação (Mestrado em Música) Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14703
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Como Aprender Música Brasileira Multiétnica: o viés seminal ancestral de Letieres Leite pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Ramalho, Celso Garcia de Araújo
dc.contributor.referee Batalha, Rodrigo Serapião
dc.contributor.referee Bittencourt, Andre
dc.contributor.referee Nogueira, Marcos
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Letieres Leite pt_BR
dc.subject.en Body in Music pt_BR
dc.subject.en System of time-line patterns pt_BR
dc.subject.en Brazilian music in school pt_BR
dc.subject.en Universo Percussivo Baiano UPB pt_BR
dc.description.abstracten This research investigates Brazilian music and how the various ethnicities and cultures have settled in these creations, among power relations. Having as its dorsal spine the Universo Percussivo Baiano (UPB) method in music learning, we view brazilian music as a syncretic development of ethnicities, whose visible parts identify it as African descendant. Created by Maestro Letieres Leite, UPB reveals the methodologies deriving from those cultural practices that generate the African descendant Brazilian music, for music education. These are based on collective learning as an aggregator; rhythmic keys, circularity, orality and their transformation processes between the rites and genres of popular music; the historicity of musical cultures. We question the methodology based on writing and its inadequacy as a starting point for learning these repertoires, based on orality, because musical signs are based on abstraction, on what Heidegger calls "calculative thinking", while the ostinato of the claves is based on corporality. We analyze current Brazilian legislation to understand political and social processes among our diverse ethnicities, multiple cultures and syncretisms, referencing Munanga, Glissant, Abbagnano and the songs of Brazilian artists. Here we consider epistemological bases that are connected to anthropological and social nature, which treat music as the fruit of practices and behaviors, replacing a scientific and objective vision. The development of rhythmic structures is analyzed in greater depth in the study on binarization superimposed on ternary rhythms and in the study on samba. The methodological procedures include active participation in video classes on the method and in listening to phonograms. As a result, a dissertation with a didactic and reflective purpose on practices, methodologies, aesthetics and languages rooted in the formation of Brazilian music, from this multiethnic place, is expected. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa investiga a música brasileira e como as diversas etnias e culturas se estabeleceram nessas criações, em meio às relações de poder. Tendo como espinha dorsal a aplicação do método Universo Percussivo Baiano (UPB) na aprendizagem em música, reconhecemos a música brasileira como formação sincrética das etnias, cujas parcelas visíveis a identificam como cultura afro-descendente. Criado pelo Maestro Letieres Leite, o UPB evidencia as metodologias oriundas daquelas práticas culturais que geram a música brasileira afro-originada, para a educação musical. Essas têm como fundamentos a aprendizagem coletiva como agregadora; as claves rítmicas, circularidade, oralidade e seus processos de transformação entre os ritos e os gêneros da música popular; a historicidade das culturas musicais. Questionamos a metodologia iniciada pela escrita e sua inadequação como ponto inicial na aprendizagem desses repertórios, fundados na oralidade, porque os signos musicais se fundam na abstração, naquilo que Heidegger denomina de "pensamento calculante", enquanto o ostinato das claves está fundamentado na corporalidade. Analisamos a atual legislação brasileira para compreendermos processos políticos e sociais entre nossas diversas etnias, múltiplas culturas e os sincretismos, nos referenciando em Munanga, Glissant, Abbagnano e nas canções de artistas brasileiros. Consideramos aqui bases epistemológicas que estejam conectadas à natureza antropológica e social, que tratam música como fruto de práticas e comportamentos, substituindo uma visão cientificizada e objetiva. O desenvolvimento das estruturas rítmicas são analisados com maior profundidade no estudo sobre a binarização sobreposta a ritmos ternários e no estudo sobre o samba. Os procedimentos metodológicos incluem a participação ativa em vídeo-aulas sobre o método e na escuta de fonogramas. Como resultado, espera-se uma dissertação com propósito didático e reflexivo sobre práticas, metodologias, estéticas e linguagens enraizadas na formação da música brasileira, a partir deste lugar multiétnico. pt_BR
dc.subject.pt Letieres Leite pt_BR
dc.subject.pt corpo na música pt_BR
dc.subject.pt sistema de claves pt_BR
dc.subject.pt música brasileira na escola pt_BR
dc.subject.pt Universo Percussivo Baiano UPB pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|