DSpace Repository

A preferida do Cariri: diálogos entre corpos festivos

Show simple item record

dc.contributor.advisor Manhães, Juliana Bittencourt
dc.contributor.author Marinho, Alberto Sales Silva
dc.date.accessioned 2025-09-16T20:04:08Z
dc.date.available 2025-09-16T20:04:08Z
dc.date.issued 2025-08-26
dc.identifier.citation Marinho, Alberto Sales Silva. A preferida do Cariri: diálogos entre corpos festivos. 2025. 180 p. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/14707
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A preferida do Cariri: diálogos entre corpos festivos pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Manhães, Juliana Bittencourt
dc.contributor.referee Oliveira, Victor Hugo Neves de
dc.contributor.referee Bento, Maria Enamar Ramos Neherer
dc.contributor.referee Almeida Neto, Arthur Marques de
dc.contributor.referee Keiserma, Nara Waldemar
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Northeastern Nation June Square Dance pt_BR
dc.subject.en corporeality pt_BR
dc.subject.en square dance dancer-body pt_BR
dc.subject.en square dance spectator-body pt_BR
dc.subject.en dance pt_BR
dc.description.abstracten This study focuses on the quadrilheiro’s body and the spectator’s body as its primary objects of analysis. The central research question guiding this work is: What relationship is established between the dance of the quadrilheiro and the body of the spectator during the June festival performances? A secondary question follows: What resonates within the spectator’s body upon witnessing the quadrilheiro’sperformance? The general objective, therefore, is to investigate the dialogue between the quadrilheiro’s body and that of the quadrilha spectator. These bodies — quadrilheiroand spectator — are examined through the lens of QuadrilhaNação Nordestina, based in Juazeiro do Norte, Ceará, Brazil. The spectator’s body is further subdivided into two distinct categories: (a) the supporter-spectator; and (b) the tourist-spectator. The theoretical framework supporting this investigation draws upon authors such as Ligiéro (2011), who explores the notions of “matrices” and “motrices,” discussing corporeality within both traditional (matuta) and stylized quadrilhas; Manhães (2009), who addresses the quadrilheiro’scorporeality through the lens of the “playful body” theory; Sodré (2021), who examines the notion of alegria (joy) as an essential element of quadrilha dance; Schechner (2011[1985]), whose work informs the study through the integration of performance stages with the processes of constructing and deconstructing a quadrilha presentation; and Chianca (1991, 2007a, 2007b, 2009, 2013) and Menezes Neto (2008, 2009, 2015), for their scholarly contributions to the field of June festival quadrilhas. Methodologically, the research immerses itself within the June festival universe through the perspective of a quadrilheiro-researcher, accompanying the entire cycle and observing the interplay between the dancing body (the quadrilheiro) and the watching body (the spectator) — and vice-versa — during rehearsals, prepremieres, and festivals. This study aims to contribute to the body of knowledge arising from Brazil’s June festival culture, specifically in Ceará, in the city of Juazeiro do Norte, by integrating popular knowledge and scientific inquiry as fundamental principles of dance. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Neste trabalho, tem-se como objeto de estudo o corpo quadrilheiro e o corpo do espectador. A questão principal é: Qual é a relação estabelecida entre a dança do quadrilheiro e o corpo do espectador durante as performances juninas? E a secundária é: O que reverbera no corpo do espectador ao presenciar a performance do quadrilheiro? O objetivo geral, portanto, é o de investigar o diálogo entre o corpo quadrilheiro e o do espectador da quadrilha. Esses corpos – quadrilheiro e espectador – são pesquisados a partir da Quadrilha Nação Nordestina, do estado do Ceará, da cidade de Juazeiro do Norte. Os corpos do espectador são subdivididos em dois grupos: a) espectador-torcida; b) espectador-turista. Com relação ao arcabouço teórico, fundamentam-se as discussões em autores, a exemplo de Ligiéro (2011), que explora as expressões “matrizes” e “motrizes”, discutindo a corporeidade tanto da quadrilha matuta ou tradicional quanto das quadrilhas estilizadas; de Manhães (2009), que aborda a questão da corporeidade do quadrilheiro, a partir da teoria do “corpo brincante”; de Sodré (2021), que explora a percepção da “alegria”, elemento imprescindível na dança das quadrilhas; de Schechner (2011[1985]), a partir da união das propostas de etapas de uma performance com as etapas de construção e desmonte de uma apresentação de quadrilha junina; de Chianca (1991, 2007a, 2007b, 2009, 2013) e Menezes Neto (2008, 2009, 2015), por suas contribuições acadêmicas direcionadas ao campo das quadrilhas juninas. Como procedimento metodológico, imerge-se no universo junino, acompanhando o processo do ciclo junino enquanto quadrilheiropesquisador, observando a relação do corpo de quem dança, o quadrilheiro, com o corpo de quem assiste, o espectador, e vice e versa, nos ensaios, pré-estreia e festivais. Este estudo busca contribuir com a produção de conhecimento oriundo da cultura junina do Brasil, especificamente no Ceará, na cidade de Juazeiro do Norte, associando o saber popular e o conhecimento científico como premissa da dança. pt_BR
dc.subject.pt Quadrilha Nação Nordestina pt_BR
dc.subject.pt corporeidade pt_BR
dc.subject.pt corpo-quadrilheiro pt_BR
dc.subject.pt corpoespectador pt_BR
dc.subject.pt dança pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|